Pinta o grande Grêmio

É verdade que o Fluminense estava desfalcado de seus dois principais jogadores. Mas o Grêmio, além de não ter um importante zagueiro (Mário Fernandes, sem falar em Ferdinando e Fábio Santos, titulares contestados), atuou fora de casa, e jogou com um homem a menos durante todo o segundo tempo. Mesmo diante destes problemas, venceu pela segunda vez consecutiva. Mais que isso: convenceu pela segunda vez consecutiva, e entra com ampla vantagem nos dois mata-matas que terá dentro do Olímpico.

Hoje o Grêmio mostrou ter mais qualidade individual e, principalmente, muito mais qualidade coletiva que o Fluminense. Jonas, Douglas e Borges fizeram partida magistral, todos eles: o primeiro ao marcar o segundo gol e fazer jogada sensacional para o primeiro; o camisa 10 pelos dois gols (o do 3 a 1 um golaço), por prender a bola com qualidade, por servir aos atacantes; o centroavante por ganhar quase todas no corpo dos zagueiros, mesmo tendo menor porte. Através dele, o Grêmio teve sempre o contra-ataque no segundo tempo, quando muito precisou de sua contribuição. Borges foi o pulmão do tricolor gaúcho: com ele, o time tinha tempo de respirar.

Atrás, uma defesa sólida. Ozeia foi sério e espanou como pôde, sem comprometer. Neuton tinha pela frente Mariano, lateral em ótima fase, e foi bem. Edilson não exibiu tantos problemas defensivos como em outros jogos, apesar de ser muito falho no apoio. Adilson e Willian Magrão foram seguros na proteção, e Fábio Rochemback cumpriu seu papel quando entrou. Hugo, no segundo tempo, foi um assessor de Neuton na marcação pela esquerda e ainda se soltava quando o time partia para o ataque. Importantíssimo taticamente.

O Grêmio, afinal, é um time entrosado e com padrão de jogo. Mostrou mais uma vez qualidade individual e sentido coletivo sólido. Parece ter aprendido com a derrota e péssima atuação em Florianópolis. Ganhou o Gre-Nal com um ótimo segundo tempo e, ontem, foi ainda melhor. Mesmo com dez, só deixou de acossar o Fluminense nos cinco minutos finais, quando a pressão foi forte. Marcou em cima, impôs seu estilo de jogo, mesmo longe do Olímpico.

Qualidade, raça, maturidade e até sorte, tudo em grande quantidade. O Grêmio candidato ao título da Copa do Brasil, enfim, está aparecendo. 

Fluminense
Saiu Fred, com apendicite, entrou André Lima. Prova de que o elenco não é ruim. Mas é um time jovem e apressado, ainda desorganizado. Não conseguiu manter a vantagem obtida no comecinho por mais que sete minutos. Sentiu as vaias e a pressão dos torcedores e se perdeu. A zaga apresenta problemas, mas Mariano é um bom apoiador, que precisa de cobertura, entretanto. Precisa melhorar para fazer mais do que apenas figuração no Campeonato Brasileiro. Muricy tem tempo para transformar o Flu num time confiável – e apesar de algumas ótimas peças, precisa de reforços.

A ausência de Fred no jogo do Olímpico, confirmada após a partida, amenizará as ausências de Willian Magrão, Rodrigo e Edilson. Fica ainda mais complicado para o Fluminense abrir 2 a 0 em Porto Alegre. O Grêmio, aliás, não perde por este placar em casa desde agosto de 2007.

Tabu quebrado
O Grêmio não vencia no Maracanã desde 26 de setembro de 2002. A última vitória havia sido no Brasileirão daquele ano sobre o Flamengo, por 3 a 2. Eis a lista de jogos, quebrada com a vitória de ontem. Eram 15 jogos de jejum:

Flamengo 2 x 1 Grêmio – 12/10/2003 – Campeonato Brasileiro
Fluminense 2 x 2 Grêmio – 14/04/2004 – Copa do Brasil
Flamengo 0 x 0 Grêmio – 19/05/2004 – Copa do Brasil
Fluminense 2 x 0 Grêmio – 03/07/2004 – Campeonato Brasileiro
Flamengo 3 x 0 Grêmio – 14/08/2004 – Campeonato Brasileiro
Fluminense 3 x 0 Grêmio – 20/04/2005 – Copa do Brasil
Botafogo 2 x 2 Grêmio – 13/05/2006 – Campeonato Brasileiro
Flamengo 1 x 0 Grêmio – 19/08/2006 – Campeonato Brasileiro
Botafogo 3 x 0 Grêmio – 02/06/2007 – Campeonato Brasileiro
Fluminense 1 x 1 Grêmio – 25/08/2007 – Campeonato Brasileiro
Flamengo 2 x 0 Grêmio – 21/10/2007 – Campeonato Brasileiro
Flamengo 2 x 1 Grêmio – 21/08/2008 – Campeonato Brasileiro
Fluminense 0 x 0 Grêmio – 06/09/2008 – Campeonato Brasileiro
Fluminense 0 x 0 Grêmio – 14/06/2009 – Campeonato Brasileiro
Flamengo 2 x 1 Grêmio – 06/12/2009 – Campeonato Brasileiro

Foto: Willian Magrão, Douglas e Neuton comemoram a importante vitória no Maracanã. Grêmio não vencia no “maior do mundo” há oito anos (Globo Esporte).

Comentários

Gustavo disse…
Os caras da TV disseram que o Grêmio não ganhava do Fluminense no Maracanã desde 1993. Baita tabu quebrado.
Vicente Fonseca disse…
De fato, 17 anos atrás. Lembro de ter ouvido esse jogo no rádio. Gol do Charles, aquele campeão pelo Bahia, mas reserva do Gílson, o cabeção.
Marcelo disse…
Baita resultado.

E que alegria que é ver o Grêmio jogando novamente com dignidade. Esse time vai longe.
augusto g. disse…
se fossati não aprendeu com mourinho, silas mostrou que prestou atenção. quando perdeu um zagueiro recompôs o time com uma linha de 4 (e não 3 zagueiros como disseram) e fechou a frente da área com adilson, jonas e hugo. douglas atuou mais próximo de borges, assim o grêmio conseguia prender um pouco a bola no ataque, de forma muito inteligente, e dessa forma fez mais um golo.

até então via no silas um treinador comum, mas de alguns jogos pra cá a coisa melhorou muito. impressionante como a cada rodada o time apresenta pequenas evoluções. detalhe: é o terceiro jogo consecutivo que o silas mexe muito bem no intervalo, seja com troca de peças ou novas orientações.

srs, temos jóquei.
Vicente Fonseca disse…
Concordo inteiramente com a tua leitura, Augusto. Tanto a leitura tática do segundo tempo, quanto sobre o Silas.
Prestes disse…
Ainda é cedo pra tanto. O mesmo Grêmio tinha ganho umas 15 partidas seguidas e depois perdeu pro Pelotas e pro Avaí.

Mas a coisa parece, sim, que está se acertando na Azenha. E parece que a insistência do Silas no mesmo modo de jogar tem dado resultado, no tão sonhado feijão-com-arroz que alguns prof. Pardais relutam em usar!
Prestes disse…
Ah, Jonas anda iluminado!
Ah, Jonas anda iluminado! (2)

O cara tá destruindo. Impressionante.
Sobre o jogo assino embaixo do que disseste: fosmo mto bem, não fomos acossados. Tomamos o 2º gol em nova falha de Victor pelo alto, e foi só.

Hugo entrou com um tesão no jogo, me parece mto claro q o Silas encostou no rapaz e teve uma conversa bastante séria.

Acho q o jogo tá definido, estamos classificados.
E aqui nesse link, http://migre.me/AP40 , os uniformtes das seleções da Copa. Nenhum q se destaque pela blz...
Chico disse…
O Imortal conquistou uma vitória épica!

Jonas, Douglas e Borges = trio de ferro.

Queria saber a opinião de vocês sobre o juizinho de merda de ontem. Foi a pior arbitragem que eu vi no ano e mesmo assim o Imortal mostrou como se ganha.
Chico disse…
Superclássico GREnal!

Não acredito nessa história de que nossos inimigos virão com time reserva. Vai ser um jogo MUITO DIFÍCIL.
Vicente Fonseca disse…
Péssimo, Chico. Típico juiz fraco: enche o jogo de amarelos para tentar demonstrar uma autoridade inexistente. Achei a expulsão do Rodrigo um exagero, até porque houve entrada parecida de um zagueiro do Flu no segundo tempo que nem amarelo recebeu.
Prestes disse…
Os árbitros brasileiro têm preguiça de conversar com o jogador, aí qualquer entrada dura, mesmo que sem deslealdade, já aplicam o amarelo.

É a pior coisa, porque para manterem a coerência ficam amarelando todo mundo e se perdem no jogo.
Vicente Fonseca disse…
Ontem foram 14 AMARELOS e 1 vermelho. Um absurdo!

Aí por causa de um descritério desses um cara importante fica fora de um jogo decisivo ali adiante. No Grêmio, os três da frente estão pendurados.
Chico disse…
Calamos aquela torcida de merda do flumerdense em pleno Maracanã.
Chico disse…
Víctor:"O espírito GRÊMIO".
Faraon disse…
Como no Carta na Mesa de segunda só comentaremos sobre a épica conquista colorada do domingo, gostaria de registrar já agora meu repúdio às entradas JUVENIS do Rodrigo.

Tomou dois amarelos por faltas no MEIO DE CAMPO. Não interessa o quão ruim o juiz é. Coisa de juvenil.
Vicente Fonseca disse…
Victor foi meio DANRLEITICO: errou na saída do gol mas fez defesas decisivas.
Vicente Fonseca disse…
Sobre os uniformes da Copa:

Como sempre, Adidas mata a pau. O da Argentina tá um espetáculo.
Vicente Fonseca disse…
Eslovênia = Charlie Brown.