Brasileiros vencem na Libertadores

Não se enganem com o resultado. O Cruzeiro goleou o Colo Colo por 4 a 1, mas a atuação não foi a oitava maravilha do mundo. Nenhuma das duas expulsões e dos dois pênaltis em favor do mineiros foi injusto ou mal marcado, mas dão bem a dimensão de que não foi um placar construído naturalmente.

O time de Adílson Batista mostrou fragilidade defensiva. Como Jonathan e Diego Renan subiam ao mesmo tempo, os chilenos conseguiam sempre levar perigo ao gol de Fábio. O Cacique mostrou bom time, mas se descontrolou completamente no segundo tempo, no qual o Cruzeiro voltou melhor, mais acertado na marcação e pressionando o adversário.

Foi, acima de tudo, um grande resultado. Quando o placar marcava 1 a 1, o time de Adílson tinha 1 ponto, contra 4 do Colo Colo e 6 do Vélez. A vitória, e de goleada, já deixa o time na vice-liderança – e com saldo positivo de gols.

Vitórias nas largadas
O Corinthians não foi brilhante, mas mostrou força. O Racing uruguaio marcou logo de cara, um susto enorme, mas aí a experiência do Timão falou mais alto – pela primeira vez, o alvinegro paulista já a utiliza em seu favor. Empatou cedo – Tcheco fez passe de gênio para o ótimo Elias empatar e teve paciência até virar, no segundo tempo, com o mesmo Elias. Duas belas jogadas trabalhadas, e só assim seria furada a retranca charrua, a esta altura num jogo de 10 contra 11.

Quem jogou com 10 também, a exemplo do Racing, foi o Flamengo. Willians foi infantilmente expulso logo a 2 minutos, transformando o que era para ser uma estreia tranqüila num dramalhão. Menos mal que o Fla tem Léo Moura. Ele fez belo gol de falta e excepcional jogada para o tento de Adriano, que fechou o 2 a 0 (já com 10 contra 10 neste momento). O primeiro tempo, entretanto, foi quase todo chileno. Mesmo frágil (é 10º no campeonato nacional), a Universidad Católica aproveitou a vantagem numérica e botou o Flamengo na roda nos 45 iniciais.

Dos três brasileiros que entraram em campo ontem, todos obtiveram bom resultado. Mas o que mais convenceu foi o Corinthians, não por um suposto brilhantismo, mas por ter se imposto perante as adversidades que o jogo apresentou.

Copa do Brasil
Decepcionantes as estréias de Fluminense e Santos. O tricolor foi a Aracaju e só empatou com o Confiança, em jogo que deveria ter perdido. Vovô (isso mesmo!) infernizou a zaga do Flu com boas jogadas pela ponta direita o jogo todo. Não fosse Diogo (isso mesmo!), a derrota teria vindo. Verdade que o Flu teve um pênalti no segundo tempo, mas Fred rebolou tanto na paradinha que jogou para fora. Ridículo.

Já o Peixe contou com o apoio da TV Bandeirantes, que pediu aos telespectadores para torcerem por Robinho. Mas o Naviraiense quase segurou um empate histórico, sofrendo um único gol no fim do jogo. Conhecerá a Vila Belmiro, um prêmio de consolação dos melhores e muito comemorado. Mas nenhum dos dois, nem Fluminense, nem Santos, tiveram atuações que passassem perto do conceito bom. O Grêmio, sem ser brilhante, foi bem melhor que ambos.

Destaque para as goleadas de Galo e Lusa, ambas por 7 a 0 sobre Juventus acreano e Roraima, respectivamente. Os gaúchos foram todos eliminados: o Juventude foi vergonhosamente derrotado em casa pelo Corinthians-PR (outro 1 a 0), o Ypiranga levou 3 a 0 em casa do Avaí e o Cerâmica até saiu ganhando, mas levou 6 a 1 do Paraná Clube. Só sobrou o Grêmio para contar história.

Classificaram-se ontem também Ceará, Ponte Preta, Paysandu, Atlético-PR, Fortaleza e Votoraty, este último o adversário gremista. De confrontos já definidos da segunda fase temos, além deste, Ceará x Corinthians-PR, Bahia x Atlético-GO, Portuguesa x Ponte Preta e Sport x Paraná.

Liga dos Campeões
Não pude ver Inter 2 x 1 Chelsea, mas quem viu que se sinta à vontade para comentar. Acredito na classificação dos ingleses na volta.

Comentários

André Kruse disse…
Realmente o placar do jogo do Cruzeiro não diz o que foi o jogo.

Eu não gostei Corinthians. Ainda não mostrou aquele encaixe que teve na Copa do Brasil no ano passado.

Não foi só a Band, a ESPN Brasil (que só mostra jogo dos times de RJ/SP) era só oba-oba em relação ao Santos. "expectativa de goleada" e etc.
Vicente Fonseca disse…
Encaixe como o de 2009 realmente o Corinthians não teve, mas teve atitude. É isso que valorizei. Mas ainda precisa melhorar, claro. Aliás, todos precisam. O Santos tomou um belo banho de realidade ontem.

Tenho curiosidade em assistir Corinthians x Santos domingo, os dois paulistas que vêm jogando melhor neste começo de ano. Mas o Gre-Noia frustrará meus planos.
natusch disse…
E o Anderson, hein? Se quebrou no jogo contra o West Ham e talvez não jogue mais em 2010... Justo agora que estava para sair do Manchester e ter uma chance de jogar na sua posição, sem a forçação de barra do Ferguson. Lamentável e muito triste.

O Corinthians sofreu um bocado, mas acho que para estreia ficou de bom tamanho. Chato era ter que ouvir o Casagrande insistindo 93589285409854 vezes que o Corinthians precisava "ditar o ritmo do jogo", como se o Racing não estivesse fazendo um ferrolho de dar inveja ao Ta-Guá de Getúlio Vargas...

E o bafafá em cima do Robinho é revoltante. Antes de vir para o Santos, era criticadíssimo, tinha que sair da seleção, talvez dar lugar pro Ronaldinho e etc; agora que tá no peixe, voltou a ser craque, é badalado e presença certa na lista... Dunga tem toda a razão de ironizar essa palhaçada. Vai mudar de opinião rápido assim no quinto dos infernos.
Vicente Fonseca disse…
Verdadíssima, Natusch. Ainda bem que tu não deixou passar batido. Essa declaração do Dunga foi absolutamente genial. Põe o dedo na ferida mesmo.
DUNGA foi MESTRE em sua última entrevista. ZANGADO com os repórteres DENGOSOS, foi FELIZ em ironizá-los, citando que os jogadores SONECAS que tanto diziam que não mereciam a Seleção fizeram ATCHIM! e viraram craques que precisam ir pra COPA. Só faltou mandar chupar a BRANCA DE NEVE dele. Aí eu pendurava um pôster seu levantando o tetra no quarto até a final da BAFANA-BAFANA 2010.

Só acredito no favoritismo do Grêmio aos 47 do segundo tempo da final no Olímpico, quando estivermos vencendo o Santos por dois tentos, depois de um empate na Vila, com o Rocambole expulso depois de ter dado uma voadora no triatleta, incapacitando-o de jogar futebol por dois anos. Mas foi o único time dos grandes, até agora, que convenceu logo de cara. Espero que siga assim, calando minha boca.

No mais, lamentável ver o Biscayzacú jogando na segunda divisão brasileira. Merecia melhor sorte o cara. Tanto no nome quanto na CARRÉRRA (abraço, Pet!)

Fui!
Tcheco deu passe de craque, genial mesmo o lance para o gol do Elias, que é ao lado do Jorge Henrique o principal jogador do Corinthians. Sim, Ronaldo e RC são a grife, mas os dois citados antes são os motores do time. E até pela péssima atuação de Jorge Henrique o timão teve dificuldades. O que me decepcionou nesse jogo foi a atuação do capitão William. Jogou mto mal e vazou por cima tb.

Juventude perdeu o unico que jogava alguma coisa nesse time que era o Ivo, q se foi para o Palestra Itália.

Boa resposta do Dunga ontem, e péssima atuação do Robinho. Se ele quiser levar um pedalador pra copa, hj o Neymar faz melhor que o outro...

Sobre o jogo da Liga, vi alguma coisa aqui no serviço, entre uma tentativa de suicídio e um incêndio (isso é jornalismo, senhores!)... Falha do Julio Cesar no gol do Chelsea. Não aposto em ninguém, sinceramente, mto equilibrado o confronto.

E por fim, sigo insistindo que o Grêmio é favoritaço nessa CB.
Prestes disse…
Realmente Elias e JH são os que mais jogam nesse time.

Se o Corinthians foi melhor ontem então o Flamengo deve ter ido mto mal. Assisti o 2t do Coringão e vi um time nervoso, alçando bolas loucamente e se expondo na defesa. Parecido com o Inter contra o Emelec.
Prestes disse…
Inter e Chelsea foi jogão!

Sensacional, como o comentário do Fred sobre o Dunga, huduhdshudhudhudfhufs
natusch disse…
Morri e ressuscitei umas 17 vezes com o comentário do Fred.

William, de fato, estava praticamente irreconhecível. Jorge Henrique idem. Dos badalados, achei Roberto Carlos bem razoável, e o gordo é aquela coisa: tem horas que vai dar uma arrancada e quase tropeça na língua de tão esbaforido, mas com a bola no pé continua um demônio. O problema, no caso dele, é que é um investimento muito caro para jogar duas partidas e ficar umas quatro ou cinco sendo poupado...

Vi até agora jogos na Liber do Inter, Corinthians e Cruzeiro. Nenhum dos três fez uma atuação convincente. Flamengo não vi, então não comento, e hoje vou ver se consigo assistir o SP...
Chico disse…
O Cúzeiro só goleou porque o Cacique teve dois expulsos.

O Cúrinthia também. Duvido que com a equipe uruguaya completa o timinho fosse buscar a virada.

Flamerda e U. Católica fizeram um jogo bem disputado.

Acho que a Internazionale passa.