Cobrem depois

Para não dizer que ficamos em cima do muro, a equipe do Carta na Manga faz agora suas infalíveis previsões a respeito de quem ganhará o que em 2010. É preciso levar em conta que os europeus já estão em andamento, o que nos facilita a tarefa. E não apostamos no Argentino porque há dois campeões.


COPA DO MUNDO
Vicente Fonseca: difícil não apostar no Brasil. Ao contrário de 2006, o favoritismo desta vez não é artificial e regado a pedaladas infrutíferas e barrigas salientes.


Igor Natusch: acho que teremos uma Copa excelente, de muito bom nível técnico. Espanha deve fazer o de sempre: oferecer alguns bons jogos e morrer na praia. Acho que a Holanda vai incomodar, Costa do Marfim tem potencial, Sérvia pode ser uma bela zebra e eu jamais desprezo medalhões tipo Alemanha e Argentina. Mas em 2010 o Brasil deve quebrar a escrita, e ganhar a Copa mesmo sendo favorito de todo mundo. Inclusive meu.


Felipe Prestes: é um campeonato que dura um mês. Ali é momento mesmo, e não o momento anterior. Não basta estar bem antes da Copa. Num mata-mata entre grandes seleções tudo pode acontecer. Mas pra não ser cobarde aposto no Brasil.


LIBERTADORES
Fonseca: Mano Menezes tem tudo para levar o Corinthians ao título inédito. A única coisa que pode atrapalhar é o excesso de medalhões e de idade do time. Mas ninguém melhor do que ele saberá equilibrar esta conta.


Natusch: os brasileiros são os principais favoritos. O Corinthians montou um time muito experiente, tem uma base sólida e chega com força. Porém, acho que a pressão por resultados será muito grande, e isso pode causar dificuldades ao time. Acho que estão menosprezando o Cruzeiro, que manteve o mesmo time vice-campeão ano passado. E algo me diz que o São Paulo vai chegar forte... Acho que fica entre esses três aí, com Estudiantes e Velez correndo por fora.


Prestes: os brasileiros pintam como favoritos. Gosto muito do time do Estudiantes, mas temos que ver se agüentam mais uma temporada no topo. Por enquanto, por Ronaldo, Roberto Carlos e Iarley cravo no Corinthians, equipe que parece ter o elenco mais vencedor. Mas também pode ser mandinga minha.


LIGA DOS CAMPEÕES
Fonseca: será o ano do Chelsea. Tá martelando há horas, e numa dessas ganha. Tem um elenco fortíssimo e Carlo Ancelotti, técnico bicampeão europeu pelo Milan. Não brilha, mas tem eficiência.


Natusch: Barça é favorito, uma vez mais. É, sem dúvida, o melhor time europeu da atualidade. Chelsea e Sevilla são os concorrentes mais fortes, a meu ver. Agora, se o CSKA faz a façanha e mata o Sevilla, podem parar a Liga, que já teremos campeão!


Prestes: desta vez os ingleses não parecem tão fortes. Os italianos também não parecem que vão longe. Cravo no Barça. E não duvido de um surpresa como Porto ou Sevilha.


SUL-AMERICANA
Fonseca: o Grêmio não costuma dar atenção. Entre os brasileiros, sobra o Palmeiras, principalmente. Mas Boca Juniors e San Lorenzo são fortes candidatos também.


Natusch: para mim, a LDU é boa candidata ao bi, especialmente depois de ter ficado fora da Libertadores. O Boca, que deve entrar, também é forte. Dos brasileiros, acho que o Grêmio fará mal se desprezar a competição, pois poderá perfeitamente vencê-la. Palmeiras e Atlético MG, se o Luxa não afundar o clube antes disso, entrarão embalados pela Copa do Brasil e pelos estaduais, com chances de papar a Sulamiranda.


Prestes: Belluzo acena com interesse do Palmeiras pela competição. Tai um bom favorito. A competição é sempre boa para equipes médias no cenário sul-americano como o Cerro Porteño e a própria LDU. Se o Boca jogar pode botar aí como favorito.


LIGA EUROPA
Fonseca: o Liverpool anda mal das pernas, mas é superior à grande maioria dos concorrentes e tem tradição em mata-mata europeu. 


Natusch: algo me diz: Rubin Kazan. Foi muito bem na Liga, eliminado no detalhe, acho mesmo que pode conquistar a antiga Copa da UEFA. O Fenerbahçe não leva, mas acho que vai assustar um pouco. Benfica e Shakhtar Donetsk também são nomes de respeito nesse caso.


Prestes: dois times me chamaram atenção nesta temporada: Benfica e Rubin Kazan. Vai dar um deles.


BRASILEIRO
Fonseca: prevejo que ficará entre Inter e Cruzeiro, pois não aposto em título de nenhum dos dois na Libertadores. Pela teoria dos bivices brasileiros do colorado do Prestes, fico com os mineiros.


Natusch: como sempre, é difícil prever. Os times, no fundo, só se constituem mesmo no decorrer da competição. Quem joga a Libertadores geralmente se estoura no meio do caminho, então os dois times que me ocorrem (fora o eterno chato-favorito São Paulo) são: Palmeiras e Fluminense. Não jogam Liber, não vão ganhar a Copa do Brasil e terão tempo de aprimorar seus plantéis. São meus palpites de momento.


Prestes: como já avisei antes, o Inter vai ser vice. Os times da Libertadores precisam ser eliminados logo para brigarem pelo Brasileiro. Mas não vejo em nenhuma equipe fora destas cinco elenco para conquistar o título. Chuto no Corinthians também.


COPA DO BRASIL
Fonseca: o Grêmio chega com bom elenco, tradição no torneio e é minha aposta. Desde que não caia para o Araguaína logo de cara, afinal, depois de Paulista, Criciúma, Juventude e Santo André, qualquer um pode ganhar essa copa maluca.


Natusch: Grêmio é franco favorito. Palmeiras precisa de tempo para se arrumar, Luxa não é homem de mata-mata e isso tira Atlético-MG da jogada, Santos tá esfacelado. Fluminense, imagino eu, é o maior inimigo – mas se o Grêmio confirmar a impressão da pré-temporada e mantiver o forte desempenho em casa, leva.


Prestes: esse negócio de o Grêmio contratar o Paixão preocupa o secador. O home é fera em tiro curto. O desembarque de jogadores cheios de taças no currículo também é mau sinal (para mim). O Palmeiras, por seu poderio econômico, é o outro principal favorito.


SÉRIE B
Fonseca: esse ano o Bahia sobe. Mas o título fica com o revigorado Sport Recife.


Natusch: para mim, Sport Recife é de fato o favorito. Coritiba, na base da superação, vai chegar forte também. A Portuguesa tem uma base boa, e acho que em 2010 vai conseguir subir. Quanto à quarta vaga, o Bahia pode levar, embora times interioranos tipo Guaratinguetá e Bragantino devam encher bastante o saco também.


Prestes: o Sport Recife vai ser campeão. Coritiba, Bahia e um paulista chato (ou Lusa ou Ponte que são legais) também sobem.


ALEMÃO
Fonseca: o Schalke 04 não ganha há mais de 50 anos. Será vice de novo, atrás do sempre atropelante Bayern München.


Natusch: Bayern München tá chegando forte, acho que ainda dá tempo para ele. Schalke 04 e Bayern Leverkusen estão fortes também, mas vou dar meu palpite: Hamburger SV. Estão com um belo time, talvez o melhor deles desde 1983 (hehehe), e levam o meu chute.


Prestes: O Bayern vem se recuperando tanto na Bundesliga quanto na Liga dos Campeões. Mas vou de Schalke 04.


ESPANHOL
Fonseca: o Barcelona ganha, mas o Real Madrid ainda vai incomodar muito.


Natusch: ninguém quer vencer o espanhol, pelo visto. Essa do Real vacilar diante do Osasuña foi constrangedora. Barcelona, sem pensar muito.


Prestes: Quando o Barça fez festinha e tropeçou o Real foi incapaz de vencer o Osasuña. Os merengues não querem ser campeões. Vai dar Barcelona.


ITALIANO
Fonseca: ano que vem, o Milan disputa o título. Para 2010 acordou tarde, e dará Inter. A Juventus é só decepção.


Natusch: a distância, de tabela e técnica, é muito grande. Milan e Juventus não chegam nem a pau. Vai dar Internazionale.


Prestes: Internazionale como sempre.


FRANCÊS
Fonseca: talvez o super Lyon dos anos 2000 tirasse o título do Bordeaux. Como ele agora é parte do passado...


Natusch: idem acima. Ninguém é páreo para o Bordeaux – talvez o Lyon pudesse se recuperar, mas já estão treze pontos atrás. É Bordeaux sem dúvida alguma – e fico pensando, diante dessa lista de resultados quase óbvios, como que algumas pessoas podem dizer que o nível técnico dessas competições é maior do que o do Brasileirão...


Prestes: o Bordeaux tem nove pontos de vantagem e o melhor time disparado. Vai ser bicampeão.


PORTUGUÊS
Fonseca: tá na hora de dar Benfica. E o Porto chega à frente do Braga.


Natusch: Benfica leva. Sporting Braga é corajoso, mas não segura. O Porto talvez pudesse chegar, mas cravo Benfica nessa.


Prestes: vai dar o Benfica do Milton Ribeiro.


INGLÊS
Fonseca: desde o início do campeonato venho dizendo que vai dar Chelsea. Não será agora, 20 rodadas depois e ainda líder que mudarei de opinião.


Natusch: para mim, está entre Chelsea e Arsenal. O Manchester United está aos poucos perdendo o rebolado, e embora o Chelsea esteja na frente e seja mais time, a campanha do Arsenal está num nível bem interessante. É um desses, mas eu chuto Arsenal, em nome da emoção.


Prestes: o Chelsea tá na frente e tem o time mais consistente.


PAULISTA
Fonseca: com Corinthians e São Paulo envolvidos na Libertadores e um Santos ruim de doer, o favorito óbvio é o Palmeiras. Mesmo assim cravo no São Paulo, que não ganha há cinco anos o título e se aproveitará da instabilidade que marcará o começo de ano no Palestra Itália.


Natusch: Palmeiras é favorito. Os outros estão ou focados na Libertadores ou desmantelados, como o Santos. É um ano propício a times do interior, de qualquer modo. Guaratinguetá, talvez? E esse ano a Lusa vai para as semifinais, sem dúvida alguma. Podem me cobrar!


Prestes: com Corinthians e São Paulo na Libertadores e o Santos apostando em Giovanni vai dar Palmeiras ou a Juventus da Mooca.


CARIOCA
Fonseca: time grande que sobe da Série B ganha o Estadual no ano seguinte. Foi assim com Grêmio, Corinthians, Coritiba e Atlético-MG. E será assim com o Vasco.


Natusch: como o Flamengo deve patinar na Libertadores, a tendência é que vença o Carioca. Prevejo alguns Fla-Flu de pura emoção nas finais. Botafogo tem tudo para ser o fiasco da vez, perdendo nas semifinais da Guanabara para algum time sem sentido tipo Duque de Caxias.


Prestes: mesmo na Libertadores, o Flamengo vai ser campeão. Ou o América de Romário e Bebeto.


GAÚCHO
Fonseca: com o Inter na Libertadores e com time reserva no começo do ano, o Grêmio só não ganha por acidente de percurso.


Natusch: Grêmio leva, com triste facilidade. Promete ser um campeonato muito fácil, e por consequência muito chato e melancólico também. Pena. Dos times do interior, recomendo atenção no Inter de Santa Maria e no Novo Hamburgo, que estão contratando bem.


Prestes: deve dar Grêmio. Mas cuidado com a máquina que o Novo Hamburgo está montando.


MINEIRO
Fonseca: Luxemburgo tem se tornado papa-estaduais. Com o Cruzeiro na Libertadores, o Atlético-MG reconquista Minas Gerais.


Natusch: não é desta vez que o Galo leva. Vai dar Cruzeiro, de novo. Mas sem goleadas, eu acho.


Prestes: Luxemburgo vai seguir sua sina recente de só ganhar estaduais. Dá Galo.


CATARINENSE
Fonseca: com o Avaí tendo que se remontar, o Figueirense aproveitará a brecha.


Natusch: Avaí é a minha aposta fácil da vez.


Prestes: o Avaí tá cheio de moral. Mas o Brusque contratou o Viola. Ou seja, vai dar Avaí mesmo.


PARANAENSE
Fonseca: com o Coxa se preparando para a Série B, minha aposta recai sobre o ultimamente medíocre Atlético-PR.


Natusch: Atlético PR leva. Coritiba ainda estará muito fragilizado, e o Paraná não fará frente a Tartá, Bruno Mineiro e Cia.


Prestes: aposto no Atlético-PR.


BAIANO
Fonseca: será o ano do Bahia. Subirá e ganhará o título estadual.


Natusch: vai dar Bahia, com direito a gol de barriga do Renato Gaúcho, digo, do Rodrigo Gral.


Prestes: a química entre a Bahia e Renato Baia... digo, Gaúcho será perfeita. Além de subir pra Série A o Baea vai ser campeão da Boa Terra.


GOIANO
Fonseca: Goiás.


Natusch: por mim, podiam perder todos. Mas vou apostar no Anapolina, baseado no infalível critério de ser o primeiro time em ordem alfabética.


Prestes: depois da contratação da fera Geraldo, melhor jogador da Série B no ano passado, o Itumbiara pinta como favorito absoluto.


CEARENSE
Fonseca: com o Fortaleza na penúria completa, o Ceará só não ganha se der fiasco.


Natusch: com a má fase do Fortaleza, fica entre Ceará e Icasa. Aposto no Ceará.


Prestes: mais uma vez o fator Geraldo: a pipa do Vovô subiu, mas o Ceará perdeu o craque. O Fortaleza caiu para a série C. Vai dar Icasa que subiu para a série B e conta com Padim Ciço na defesa.


Ob.: o Icasa caiu para a segunda divisão cearense ano passado. Ou seja, não joga o Cearense 2010, o que não impediu nossos redatores de citá-lo - talvez porque o Maranhense 2009 tenha subido times no mesmo ano que caíram. Vai saber... 


ROMENÃO
Fonseca: Gloria Bistrita SEMPRE. Não interessa que esteja agora na zona de rebaixamento.


Natusch: com certeza, o Romenão é o campeonato mais disputado da Europa. Há dois anos seguidos o campeão é definido na última rodada, e nessa temporada não deve ser diferente. Algo me diz que esse ano vai dar Steaua, que está brigando forte pela liderança e não tem mais competições internacionais em seu caminho. Mas o CFR Cluj, para mim, é o melhor plantel romeno do momento, ao lado do Unirea atrapalhado pela Liga Europa, e pode assustar muito. Sem contar o Poli Timisoara, uma das mais fanáticas torcidas do país e que está há anos batendo na porta. Mas enfim, aposto no Steaua.


Prestes: cravo no time do Conde Drácula pela tradição milenar. O Glória Bistrita ainda joga a primeira divisão?

Comentários

Milton Ribeiro disse…
PRESTES, OBRIGADO.

Claro que vai dar Benfica. Tá na hora, né?
Prestes disse…
Bah, o Vicente se MICHOU para deixar o Icasa como pegadinha do MALANDRO para os leitores, asuhdsuhdaasuhdasuhdasuhduhasduh
Lamentável o esquecimento de estaduais nobres como o PARAENSE, O AMAPAENSE E O ACREENSE.. OPS, ACREANO! Ah, sei lá...

Só dou 2 votos..
Copa do Brasil: Grêmio..
Liga dos Campeões: Chelsea
Vicente Fonseca disse…
Ah Prestes, jamais deixaria passar a chance de fazer essa piadinha. hehe

Samir concordando comigo. No mais, não botamos os campeonatos contra-canônicos porque não localizamos Fred Posselt Martins.
natusch disse…
A indicação do Icasa era para ser um marketing viral para o post dos próximos dias, sobre a barrigada da "morte" de César. Pena que o Professor, invertendo a lógica do Rolando Lero, não captou minha mensagem...
Prestes disse…
uhasuhuhasuh tá certo, Vicente.

Percebam: o salto alto gremista tá grande hein??