Finalista e inteiro
A melhor notícia para o Estudiantes não é apenas estar garantido na final do Mundial Interclubes, mas sim chegar nela sem lesionados. Para quem se acostumou a ver o futebol asiático como ingênuo, o Pohang Steelers é uma quebra de paradigmas. Teve três jogadores expulsos no jogo de ontem porque o árbitro italiano Roberto Rosetti ficou certamente constrangido em encerrar a partida por força de um dos times ter menos de sete homens em campo.
O placar engana. A vitória argentina foi tranquila em Abu Dhabi. O que não significa que não tenha havido problemas. Os platenses tiveram um péssimo final de primeiro tempo, após uma pressão inicial com direito a bola na trave e pixotadas do péssimo arqueiro Yong, que mudou o meu conceito de goleiro voador após ter cometido a falta que lhe expulsou de campo, aos 32 minutos do segundo tempo. O gol de falta de Benítez, último lance da etapa inicial, no qual Boselli participou da jogada mesmo sem ter tocado na bola - e em posição extremamente duvidosa - foi um presente a quem já via o jogo ficar embaraçosamente equilibrado.
Entretanto, mesmo que o time de Alejandro Sabella não dominasse mais os coreanos, nunca chegou a sofrer com real perigo de gol dos adversários. Faltou no primeiro tempo maior movimentação a Perez e Benítez, maior desprendimento a Clemente Rodríguez. No segundo, além de tudo isto ter melhorado, Verón passou a reger o meio-campo sem tanta cerimônia. Além da mudança de cenário, o segundo gol de Benítez, aos 9, e a expulsão de Won, aos 11, facilitaram demais o andamento da partida para os argentinos. Portanto, apesar do placar apertado (regra dos times sul-americanos em semifinais de Mundial contra adversários inexpressivos) e do sofrimento de Sabella à beira do campo, o jogo só foi complicado de fato para o Estudiantes na segunda metade do primeiro tempo.
Após domínio completo, o campeão sul-americano tirou o pé, viu mais uma expulsão coreana, sofreu um gol do brasileiro Denílson completamente impedido (e constrangido ao comemorar, provavelmente não acreditando que a arbitragem o validaria), viu a expulsão do goleiro, a ida de Denílson para a função de arqueiro e, então, tocou a bola contra os oito asiáticos, claramente poupando esforços para o duelo de sábado, contra Barcelona ou Atlante. Como todo vencedor de Libertadores, o Estudiantes jogou para o gasto e chegou à final. Ainda levaremos alguns anos para que estas fases preliminares realmente sejam desafios para europeus e sul-americanos, especialmente quando o adversário não vem do México.
Sem Messi
O Barcelona não terá Messi (no sábado ele deve atuar), como em 2006, mas mesmo assim é favorito para chegar à final do Mundial. O Atlante fez apenas a 9ª melhor campanha no último semestre mexicano. Entretanto, promete ser um bom teste para os catalães, especialmente se estes não caírem em deslumbramento com uma eventual goleada.
30 jogos
A punição ao Coritiba é pesadíssima e inédita. De fato, teria de ser, pois há muito não víamos algo tão agressivo e absurdo num campo de futebol. Entretanto, duvido que o Coxa tenha de cumprir toda a pena. Certamente conseguirá diminuí-la em segunda instância. Pegando 10 jogos que seja, já será muito prejudicado dentro de campo, e se constituirá em algo inédito em termos de Brasil. A punição vale para Copa do Brasil e Série B. Com isso, o Grêmio, se pegar o Coritiba nas oitavas, não será no Couto Pereira.
Negociações
Léo e Maurício mais ou menos se equivalem tecnicamente. Trocar um por outro, em troca de um abatimento da dívida com o Palmeiras é um bom negócio para o Grêmio, mesmo que Léo valha mais hoje. E Ferdinando, do Avaí, parece que virá mesmo. O tricolor ganhará um bom reserva e cobrador de faltas de batida forte.
Hexa
O Brasil é o campeão da Copa de Enquetes do Carta na Manga, vencendo a Itália na final com 93% dos votos. Título indiscutível, que mostra a impressionante confiança de nossos leitores no time de Dunga. Na decisão do 3º lugar, a Inglaterra ganhou da Argentina, com 57% das apostas.
Foto: Verón comemora gol na vitória que leva o Estudiantes à final do Mundial Interclubes (Bernat Armangue/AP).
Comentários
Impressão minha ou a Fifa fez questão de nao esclarecer a posição do Boselli
Domingo dizem que a final será 15 horas no horário local. Que horas seria isso aqui?
Se tu clicar ali em "Agenda", na barra horizontal superior do blog, tu acha os horários que as emissoras informam em seus sites, Vine. Quase sempre estão corretos. O jogo do Estudiantes ontem foi às 14h, e o do Barça será neste horário hoje. A final, pelo que sei, é nessa mesma hora do sábado, mas informarei ali assim que Sportv e ESPN divulgarem a transmissão da partida.
Lembro bem de um penalti que o Lugano fez contra al-itihad
Ferdinando tem 29 anos, é o seu primeiro ano de destaque, nunca jogou em uma equipe grande e aquele gol contra o Grêmio, inevitavelmente lembrado como referência, foi o seu único no Brasileirão. Só o que posso dizer é: tomara que me desminta.
Sobre a punição ao Coritiba: enquanto a punição a esses atos não for dirigida diretamente ao time, dentro de campo, como uma punição com perda de pontos ou quem sabe até um rebaixamento (no caso do Coxa, outro!) essas punições serão só simbólicas!
Aliás, esse lance do Douglas ae tá mto estranho. 7 milhões de euros é o que se cogitou por ele no meio de 2008, isso qdo ele não tinha nem entrado em campo pelos profissionais (se é, é claro, que houve esssa proposta mesmo!). E de repente, agora vira um valor interessante para a direção. Não entendo!!