O que cada um pode fazer

Faltando três rodadas para o fim, o Campeonato Brasileiro tem apenas uma possibilidade matematicamente já definida: o Sport está rebaixado à Série B. De resto, as brigas pela tabela seguem abertas, ainda que, na prática, alguns times já tenham suas situações muito bem definidas. A três rodadas do fim, o Carta na Manga analisa agora mais detalhadamente as chances de cada equipe, tendo em vista a tabela, o desempenho e a pontuação atual. Por mais que seja tarefa ingrata fazer qualquer tipo de projeção num certame desses, mesmo a esta altura.

São Paulo (1º, 62): terá Botafogo (F), Goiás (F) e Sport (C). Sua desvantagem para o Flamengo é justamente esta: tem duas fora e apenas uma em casa. Já está praticamente garantido na Libertadores, com uma vitória garante a vaga na matemática. Chegando na última rodada na liderança, confirmará o título, pois pega o lanterna, já rebaixado, em casa. Seu futuro se define nos jogos fora de casa. O próximo, contra o desesperado Fogão, é o mais decisivo deles. Com vitória, será difícil perder a quarta taça seguida.

Flamengo (2º, 60): pega Goiás (C), Corinthians (F) e Grêmio (C), três times de médios para bons, mas já sem objetivos na tabela. Precisa ultrapassar o São Paulo antes da última rodada se quiser chegar com chances de título. Para isso, torcer pelo rival Botafogo será fundamental. A Libertadores está praticamente assegurada. Com 1 ou 2 pontos, virtualmente garante a vaga.

Palmeiras (3º, 59): enfrenta Grêmio (F), Atlético-MG (C) e Botafogo (F), tabela complicadíssima. As chances de título são muito pequenas, pois é improvável que com compromissos tão complexos consiga ultrapassar São Paulo e Flamengo. Seu objetivo deve ser assegurar a vaga na Libertadores. Para isso, precisa trazer pontos do Olímpico e vencer o duelo direto com o Galo dia 29, para chegar ao Engenhão tranquilo e encaminhado.

Internacional (4º, 56): seus três jogos são contra Atlético-MG (F), Sport (F) e Santo André (C). Os pernambucanos estão rebaixados, os paulistas deverão estar também na última rodada. Portanto, o jogo contra o Atlético-MG é a grande decisão. Vencendo, o colorado encaminha a vaga. Empate só será bom se o Cruzeiro não vencer o Atlético-PR no sábado. Com derrota, a situação praticamente se inviabiliza.

Atlético-MG (5º, 56): tem a tabela mais difícil: Internacional (C), Palmeiras (F) e Corinthians (C). Entretanto, o Galo tem mais chances de recuperação que os rivais. Perdendo do Inter, ainda pode recuperar posição diante do Palmeiras. Entretanto, a decisão é contra o colorado mesmo. O ideal é conseguir quatro pontos nos próximos dois jogos. Com uma vitória (de preferência contra o Inter) e uma derrota, precisará vencer o Corinthians e secar os rivais.

Cruzeiro (6º, 55): tem pela frente Atlético-PR (F), Coritiba (C) e Santos (F). Perdeu pontos valiosos diante do Grêmio, em casa. Agora, precisa vencer de qualquer jeito um Furacão ainda ameaçado no Paraná, tarefa difícil. Se não, a aposta é marcar 6 ou 7 pontos nos 3 jogos finais e esperar que o entredevoramento entre Galo, Palmeiras e Inter ajude. Vencendo as três, passa sem depender de ninguém.

Avaí (7º, 53): tem chances de Libertadores, ainda que minúsculas. Para isso, tem de vencer Santo André (F), Santos (C) e Náutico (F), três compromissos relativamente tranquilos, e torcer para que os quatro times logo acima percam pontos nos jogos que vão além dos confrontos diretos.

Goiás (8º, 50): mais uma vez, será elemento decisivo na disputa pelo título. Enfrenta Flamengo (F) e São Paulo (C), os dois concorrentes, mais o Vitória (F). Praticamente assegurado na Sul-Americana, não tem chances de Libertadores.

Grêmio (9º, 49): está há algumas rodadas tendo importância na disputa pela parte alta, tirando pontos de Cruzeiro e São Paulo. Terá o Palmeiras e o Barueri no Olímpico, onde costuma vencer, e o Flamengo no Maracanã na última rodada. Como o Goiás, pegará Sul-Americana em 2010.

Corinthians (10º, 49): a Fiel se dividirá na penúltima rodada, quando o time pega o Flamengo no Pacaembu. Perdendo, dificulta a vida do rival São Paulo na briga pelo título. Também receberá o quase rebaixado Náutico e visitará o Atlético-MG na última rodada, jogo que pode decidir vaga na Libertadores.

Barueri (11º, 48): o Time da Mala Branca está livre da queda e precisa de uma vitória para se garantir na Sul-Americana. Vencendo ou Vitória na Bahia ou Grêmio em Porto Alegre, concorrentes diretos, deve se garantir. Na rodada fatal, recebe o Atlético-PR, que também pode ser briga direta se o time de Luiz Carlos Goiano não conseguir pontos nos jogos anteriores fora de casa.

Santos (12º, 45): o Santos não cairá, mas ainda precisa de pontos para disputar a Sul-Americana. Vencendo o Coritiba na próxima rodada, disputa direta, deve garantir este direito. E é bom que consiga: depois visita o Avaí e na última recebe um Cruzeiro que disputa Liber. A hora de pontuar é domingo que vem mesmo, pois nem rebaixamento está descartado, ainda que seja improvável.

Vitória (13º, 44): com uma vitória, escapa da queda. Com duas, pega a Sul-Americana. Tendo em vista que receberá Barueri e Goiás e visitará o Fluminense, a tendência é conseguir os pontos necessários para voltar à segunda competição continental nos jogos do Barradão.

Coritiba (14º, 44): é difícil que o Coxa caia, mas é igualmente relevante a possibilidade de o time chegar à última rodada ameaçado. Isto porque visita Santos e Cruzeiro em sequência. Pontuando pouco nestes dois jogos, poderia ter um duelo direto complicadíssimo com o Fluminense na rodada final, ainda que no Couto Pereira. Situação não é tranquila e merece o sinal de alerta ainda aceso.

Atlético-PR (15º, 43): o crescimento do Fluminense põe todos em pânico. No caso do Furacão, os dois próximos jogos são na Arena: Cruzeiro e Botafogo. Vencendo o primeiro, deixa de dar tom dramático ao segundo. Não vencendo o primeiro, faz do segundo uma guerra. Não vencendo nenhum deles, chega a Barueri na última partida como um real candidato à Série B. Precisa, portanto, pensar antes em não cair do que em jogar a Sula, mesmo que dois dos três jogos sejam em Curitiba.

Botafogo (16º, 41): situação extremamente delicada. Primeiro, porque o Flu já está ao alcance (2 pontinhos de distância). Segundo, porque o time é muito irregular, não vem em arrancada. Terceiro, por sua tabela difícil: São Paulo (C), Atlético-PR (F) e Palmeiras (C). Para o Fogão, é preciso fazer 6 pontos nos três jogos, pelo menos. Especialmente, 3 dos 6 pontos devem ser conquistados na Arena. Perdendo o jogo de Curitiba, a Série B pode ser realidade.

Fluminense (17º, 39): a arrancada dá confiança. O Flu vem jogando como time que disputa o título. Precisa vencer o rebaixado Sport em Recife e o Vitória no Rio, ambas bem possíveis. Assim, pode chegar na última rodada até à frente do Botafogo. Enfrentará o Coxa num possível duelo direto. Pela tabela e rendimento, parece ter melhores chances de permanecer na elite que o próprio Botafogo, mesmo que a pontuação seja menor agora.

Santo André (18º, 35): mesmo vencendo Avaí (C) e Náutico (C), deve chegar à última rodada, no Beira-Rio, já rebaixado.

Náutico (19º, 35): situação idêntica à do Santo André. Pega Corinthians e Santo André fora, recebe o Avaí já provavelmente rebaixado, em Recife.

Sport (20º, 31): já pensa na Série B. Tem pela frente times interessados em disputas cruciais: Fluminense (C), Inter (C) e São Paulo (F).

Comentários

Unknown disse…
VAI FLAMENGSON

não deixa ESESS bambis ganharem de novo.
Vicente Fonseca disse…
Acho que a maioria torcerá pelo Flamengo mesmo. Também acho que seria o melhor para o campeonato. Abrirei enquete sobre isso aqui.

Mas já aviso: se depender de ganhar do Grêmio na última rodada, sinto muito. Não participarei da corrente.
Unknown disse…
aheuaehuaheuae...

esse é o perigo. um campeonato que pode acabar num MARACANAZZO não é de se jogar fora...
Vicente Fonseca disse…
Só Carlos Miguel pode tirar o título do Flamengo.

Aberta a enquete!
Unknown disse…
aheruahuehauheuaheuahuehqudhskadjf

FORA ROSPIDE!

VIVA EVARISTO!
Prestes disse…
Faz três dias que estou direto de camisa do Flamengo (porco).

Agora, se o Inter ganha do Galo e Fla e SP tropeçam, aí secarei loucamente todos, shuasduhasdhu

Ass: Felipe "Homem de muita fé" Prestes
Unknown disse…
e tu ainda te PRESTES a isso??
Vicente Fonseca disse…
Vai tomar banho, Prestes (literalmente).

hdshfsdfds
Unknown disse…
flamengo ou porco?
Prestes disse…
Tomei banho neste meio tempo. Umas duas vezes até.

Apenas recoloquei o MANTO.
Lourenço disse…
Eu não considero que o Inter está quase sem chances se perder.
O Galo tem 2 jogos difíceis, possivelmente tropeçará em um deles. O Cruzeiro também não deve fazer 9 pontos. O Inter fazendo 6 pontos tem muitas chances de estar dentro.
Lourenço disse…
Alguém tem alguma dúvida que o caneco vai ser decidido por um gol feio do Jonas?
natusch disse…
Concordo plenamente com o Inter. Na moral, seis pontos devem bastar para o Inter, infelizmente.

E se na última rodada o Flamengo tiver que vencer o Grêmio, SIFU. Já adianto: Grêmio VENCERÁ o último jogo em pleno Maracanã, dando uma SUORRA no Flamengo com direito a gol de Jonas, para choque (e se for o caso, ódio) de todo o país... =P
natusch disse…
Onde se lê o primeiro "inter", leia-se "Lourenço".

Mil perdões, Lourenço. Acredite, apesar de tu ter defendido o Pico, não é nada pessoal =P
Vicente Fonseca disse…
Entendo perfeitamente o raciocínio de vocês.

Mas não esqueçam que o Cruzeiro tem três jogos vencíveis. E que o Atlético-MG, vencendo o colorado, abriria 3 pontos faltando duas rodadas. Se o Galo vence o Inter e empata com o Palmeiras, deixa o colorado com a corda no pescoço.
Lourenço disse…
Pior ofensa que já recebi!
Lourenço disse…
Pico > Júnior