Figurante decisivo

O Grêmio está participando ativamente da disputa pelo título brasileiro desta temporada. Não da forma que seus torcedores queriam e imaginavam, porém. É um coadjuvante que já se colocou recentemente no caminho de São Paulo e Cruzeiro, e que ainda vai se interpor no futuro de Palmeiras e Flamengo. Quem souber marcar pontos contra o tricolor gaúcho pode sair em vantagem. Os dois primeiros perderam dois pontos cada para a equipe da Azenha.

O jogo de hoje é absolutamente decisivo. Para o Palmeiras, lógico. Marcos falou em "tudo ou nada". O verdão chega a esta situação porque marcou apenas 1 ponto nos quatro jogos que realizou recentemente contra os times que hoje ocupam a zona de rebaixamento. Além disso, empatou com o Avaí e perdeu do Flamengo, ambas em casa. Nenhum líder que se preze pode perder tanto. O time do Palestra é 8º no returno, tem 46% de aproveitamento. O Grêmio de 2008, tomado (exageradamente) como exemplo de queda vertiginosa, foi 4º, 54%.

O Brasil inteiro voltará seus olhos para o time que, ontem à noite, teve seu presidente suspenso por nove meses, devido às ofensas proferidas contra Carlos Simon. Obina e Vagner Love podem formar o ataque, enquanto o meio pode ganhar Deyvid Sacconi no lugar de Souza, visando dar maior ofensividade. Marcelo Rospide não sabe se opta por Maylson ou Herrera. Com a primeira opção, ganha opulência no meio, passando Douglas Costa para o ataque. Com a segunda, Douglas daria leveza ao meio, e a dupla de ataque seria argentina. Confio mais na primeira opção: enfrentaria melhor o adversário e daria a tão importante sequência aos guris que vêm jogando bem. Um meio com Douglas e Souza já deu errado no empate com o Vitória, no início do último setembro.

Optando pelo primeiro time, com Maylson, Rospide fará do Grêmio favorito a ganhar o jogo das 21:50. Favoritismo não significa vitória certa, deixemos isso claro. Mas o Grêmio é o melhor mandante do campeonato, irá a campo mais leve. A torcida não será das maiores, talvez 15 mil, mas empurrará o time a vencer. Autuori, motivo de desgaste recente, saiu. Rospide é mais bem aceito. O Palmeiras é um antigo rival de grandes disputas, Diego Souza foi pivô de um conflito grande de 2007 para 2008. Motivado e leve de espírito, o tricolor não estará desmobilizado - a possibilidade de ajudar o Inter não inibirá a tentativa de ganhar o jogo. O Palmeiras, por sua vez, vem em péssimo momento técnico, entra pressionado e com pouca confiança de que pode conseguir resultado - por seu histórico e pelo histórico de mandante do Grêmio.

Por isso tudo, o favoritismo tricolor. Tivesse de apostar meus tostões, os colocaria no lado azul. Mas não me surpreenderei, óbvio, se o resultado for o inverso. O Campeonato Brasileiro derruba muitas das previsões apressadas e tidas como certeiras.

Copa 2010
Quarta-feira riquíssima, que definirá os outros seis classificados ao Mundial da África do Sul. Aposto em sucessos de Uruguai, Rússia, França, Portugal, Grécia e Egito. O jornal espanhol Marca sondou uma possível distribuição dos potes para o sorteio dos grupos da Copa, a ser realizado dia 4 de dezembro. Um grupo com Brasil, Holanda, Nigéria e México seria o mais temível. Se Pelé estiver presente, porém, esta combinação certamente cairá no colo da Argentina. Restaria à seleção enfrentar Eslováquia, Argélia e Honduras.

Comentários

Little Potato disse…
Meu grupo do Brasil na Copa:
Brasil, Portugal, Costa do Marfim e México. Três escolas diferentes pra testar a força da Seleção logo de cara. Holanda e Nigéria eu deixo pras oitavas e quartas...

Grupo provável: Brasil - Bósnia - Egito - Coréia do Norte.

Sobre o Brasileiro, nada a declarar. Não estou processando bem essa idéia de ter de torcer (ugh!)pro Grêmio...
André Kruse disse…
Faz mais sentido entrar com uma escalação mais precavida, com Maylson no meio.

Durante o jogo, é muito mais facil fazer uma mudança que "abra" o time do que tirar um atacante para por um meia
Chico disse…
Fuerza Celeste!