Belodedici: o herói de duas nações

Como alguns de vocês devem saber, durante algum tempo fui um dos responsáveis pelo blog Bola Romena, orgulhosamente intitulado como "único portal em português sobre futebol romeno na Internet". Foi uma experiência muito divertida, que me trouxe considerável conhecimento sobre o 'fotbal al romaniei' e que infelizmente tive que interromper por questões de falta de tempo e de inspiração. Seja como for, de vez em quando bate saudade, e estou vivendo um desses momentos agora mesmo. Não me sinto capaz de ressucitar meu antigo blog, pelo menos não agora e não em sua forma original; não tenho, digamos, a estabilidade pessoal necessária para isso. Porém, minha cabeça fervilha com ideias... Enfim, peço licença aos leitores do Carta na Manga para publicar aqui um artigo que cairia como uma luva no Bola Romena - uma luva estilo Helmuth Duckadam, para já irmos entrando no espírito guerreiro tão caro ao antigo portal. Quem sabe, não acaba sendo o pontapé inicial de algo maior?...O leste europeu sempre foi caracterizado por um futebol vibrante e viril - mas, sejamos honestos, não é muito bem sucedido no que se refere a competições internacionais. Ultimamente, temos visto os clubes da região servindo de saco de pancadas na Liga dos Campeões, raros sendo os times do antigo bloco comunista que chegam à oitavas. Esse ano até está sendo de exceção, com Unirea Urziceni (Romênia) próximo da vaga e os russos do CSKA e do Rubin Kazan ainda vivos na briga. A Copa da UEFA é mais generosa, com o Shakhtar Donetsk da Ucrânia sendo o atual campeão e CSKA e Zenit também tendo erguido a taça recentemente. Porém, na maior competição do continente, apenas dois clubes do leste europeu já triunfaram - o Steaua Bucureşti da Romênia (1985-1986) e o Estrela Vermelha de Belgrado, Sérvia (1990-1991). Unindo esses dois times, além da disposição guerreira e a vocação para fazer história, um único e talentoso jogador. Miodrag Belodedici, "Belo" para os íntimos, "O Alce" para os adversários. O líbero que foi herói de dois times, e entrou sem pedir licença para a história do futebol de dois países - e, por tabela, de todo o mundo.

Nascido na Romênia, mas oriundo de uma família de origem sérvia, Miodrag sempre teve uma ligação profunda com os dois países, que se manifestou visivelmente em sua carreira profissional. Na época, a Romênia vivia em pleno regime comunista, sob o jugo sangrento de Nicolae Ceauşescu - que, interessado em estatizar ao máximo o futebol do país, montou uma equipe chamada Luceafărul Bucureşti, para reunir as promessas do futebol local em um único time. Belodedici, na época, jogava no semi-amador Minerul Moldova Nouă, mas seu futebol chamou a atenção dos olheiros e aos 17 anos acabou convocado para o Luceafărul. No ano seguinte, mais precisamente em 1982, seria integrado ao grupo principal do Steaua Bucureşti, onde assumiria a posição de líbero.

Belodedici defenderia a camiseta do Steaua por seis temporadas, e foi nessa época que recebeu o apelido Belo, como diminutivo de seu sobrenome - e também a alcunho de "Cerb" (O Alce), que aviso aos mais maliciosos nada ter a ver com os cornos galhados do bicho: na verdade, é uma referência à elegância com que Miodrag desarmava os adversários. Coisa exótica num país tão afeito à botinada e aos supercílios abertos, mas enfim. Pelos militarii, Belodedici levantou sete taças em competições nacionais, com direito a um tetracampeonato nacional entre 1985 e 1988 - mas é claro que o que mais marcou sua passagem pelo Steaua foi a Liga dos Campeões de 1985-1986, até hoje a maior conquista do futebol romeno em todos os tempos. Foi um dos Heróis de Sevilha, tendo atuação destacada no jogo decisivo contra o poderoso Barcelona, segurando o 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação. Nos pênaltis, o arqueiro Duckadam teve atuação sobrenatural, pegando todos os quatro pênaltis cobrados pelos espanhóis e garantindo a conquista que assombrou o mundo - e lançou a Romênia em uma festa que, se bobear, continua rolando até hoje...

Mas, mesmo com todas essas glórias, algo faltava no coração do atleta. Carregava ele o sonho de jogar pelo Fudbalski klub Crvena zvezda, ou Estrela Vermelha - clube da Iugoslávia do qual seus pais, mesmo morando na Romênia, eram torcedores fanáticos. Era um desejo de Belo dar aos seus humildes pais a alegria de vê-lo jogar pelos Crveno-beli (alvi-rubros), mas o governo de Ceauşescu proibia transferências de jogadores romenos para outros países, o que dificultava muito as coisas. Por fim, O Alce resolveu ser livre: em 1989, fugiu para Belgrado e ofereceu-se aos dirigentes do Estrela Vermelha. De início - pasmem! - os cartolas recusaram-se a crer que aquele fosse mesmo o Belodedici campeão da Europa anos antes, e o arqui-rival Partizan chegou a oferecer um vantajoso contrato ao defensor. Mas, ciente de que vestir as cores de outro clube iugoslavo feriria os sentimentos de seus progenitores, Belo recusou a proposta; e, depois de certa insistência, conseguiu acertar-se com o Estrela Vermelha. Porém, durante um ano ele pôde disputar apenas amistosos, já que foi suspenso pela UEFA por irregularidades no registro feito pelo governo romeno. E voltar para Bucareste, com Ceauşescu querendo devorar-lhe os rins cozidos na manteiga, não era grande ideia...
Apenas em 1990 Belodedici seria oficialmente inscrito como jogador do Estrela Vermelha, e logo participaria dos momentos máximos do clube (que detém até hoje quase metade dos torcedores de toda a Sérvia) e de todo o futebol da região. Depois de uma campanha notável, que merece um post só para ela devido aos seus incidentes - entre eles, garantir a vaga na final, enfrentando o poderoso Bayern de Munique em plena Alemanha, com um gol nos descontos do segundo tempo - os Crveno-beli garantiriam o título da Liga Européia de 1990-1991 em um confronto tenso contra o Olympique de Marselha (FRA). A partida foi disputada no dia 29 de maio de 1991 em Bari (ITA), e foi um jogo muito semelhante ao que Belo viveu pelo Steaua, anos antes: retranca o tempo todo, segurando um suado 0 a 0 e definindo tudo nas cobranças de pênalti. O time sérvio venceu por 5-3 as penalidades, e Belodedici converteu uma das cobranças, para gravar de vez seu nome na história. Não satisfeito, ainda seria importante na decisão do Mundial Interclubes, disputada em dezembro daquele ano contra o Colo Colo do Chile, quando o Estrela aplicou categóricos 3 a 0 em "Los Albos". Até hoje, o maior título de um time do leste europeu em todos os tempos - com a marca do grande Belodedici, o herói de duas nações, que certamente deve ter deixado seus pais muito felizes...
A trajetória do homem, dali para a frente, seguiria vitoriosa - entre outros, Belodedici defenderia ainda Valencia e Real Valladolid (ESP) e Atlanta (MEX) antes de retornar ao Steaua, já no final dos anos 90, para o encerramento de sua carreira. Além disso, foi nome destacado na seleção romena de 1994, uma das sensações da Copa dos Estados Unidos que quem acompanhou lembra muito bem. Mas o mais importante Belo já tinha feito - afinal, o que pode ser mais significativo do que apresentar o caminho das conquistas internacionais para dois países diferentes, sendo figura decisiva em ambos os casos? Não muita coisa, certamente. Hoje em dia, Miodrag Belodedici trabalha na Federação Romena de Futebol, encarregado de administrar as categorias de base do país. Tenho certeza de que, a seu modo, Belo segue levando o futebol do leste europeu para a frente, e preparando jovens para as conquistas do futuro a partir do seu próprio exemplo. Nada mal, convenhamos.
Fotos: Belodedici furando as redes pelo Steaua (Stelisti.ro) e levantando a taça em Tóquio pelo Crvena zvezda (blog Minuto 90's).

Comentários

Vicente Fonseca disse…
O destaque do texto são os caracteres romenos que só o Igor sabe como implantar.

Não, brincadeira. Grande pesquisa, grande personagem. Um homem que participa ativamente das duas maiores campanhas de times do leste da Europa na história é um HERÓI, sério. Estrela x Colo Colo foi a primeira final de Mundial que vi na vida.

Além do que, BELODEDICI é um nome belíssimo.
Samir disse…
Grande texto Igor, uma bela aula de história para aqueles que desconheciam toda a grandeza desses fatos.

E eu lembro qdo o Estrela venceu a Liga. Meu irmão não acreditava no que acontecia, e eu não entendia o que acontecia, mas é um dos momentos mais marcantes da história do futebol.
Marcelo disse…
Do caralho. Não conhecia essa história.
natusch disse…
Muito obrigado pelos elogios, amigos.

Falando em romenos, o Unirea Urziceni conseguiu hoje uma sensacional vitória sobre o Sevilla, 1-0 no Ghencea, estádio do Steaua (o Stadionul Unirea não tem as dimensões mínimas para jogos internacionais). O gol da vitória foi de Dragutinovic, contra. Agora, o Unirea vai para o confronto direto com o Stuttgard na última rodada, na Alemanha, jogando pelo empate para conquistar a inédita vaga para as oitavas, na primeira participação do clube numa Champions League. E podem ter certeza, isso vai render post daqui a duas semanas - a partida decisiva é dia 09 de dezembro ;D

Ah, e não adianta, Vicente. O segredo do meu ctrl+c e ctrl+v para usar os caracteres romenos JAMAIS será revelado! =P
Lourenço disse…
O texto é sensacional, mas uma possível correção.
Pelo que eu pesquisei agora, a classificação no último minuto contra o Bayern foi em Belgrado. Com um gol contra, inclusive.
Lourenço disse…
Mas o legal é que o Red Star ganhou o primeiro jogo, em Munique, por 2 a 1. E o segundo jogo foi 2 a 2, com o gol no último minuto.
Lourenço disse…
Primeiro jogo
http://www.youtube.com/watch?v=EsLW7iJXGsI&feature=related

Segundo jogo
http://www.youtube.com/watch?v=mi5QfffJNGQ&feature=related
Lourenço disse…
Bah, cara, os dois gols do Red Star em Munique são belíssimos contra-ataques.
Vicente Fonseca disse…
Bah, o Lourenço é o MAGO do Youtube. Assistirei com calma.
Lourenço disse…
Só coloquei "Red Star Bayern"
Mas me serviu o chapéu de mago.
Vicente Fonseca disse…
Já é mais original que "abracadabra".
natusch disse…
É verdade, Lourenço. Me empolguei e coloquei errado ali. Obrigado pela correção, e pelos belos vídeos!