Problemas ofensivos

Pode ser uma visão simplificada, mas a impressão que temos quando olhamos a escalação do Internacional para o jogo contra o Botafogo é que Mário Sérgio diagnosticou nos problemas de finalização o mau resultado do Morumbi. Para isso, escalará Alecsandro e Alan Kardec juntos. Dois centroavantes, que é para não ser por falta de um especialista que o time deixe de marcar gols neste domingo.

Esta é uma mudança que pode parecer simplória, trocar um atacante (Taison) por outro (Kardec), mas faz toda a diferença no modo de o time jogar. Ganham importância os laterais, e por isso imagino que dois de ofício estarão em campo, Kleber e Daniel, afinal, é importante qualidade no cruzamento. Diminui a criação de jogadas, aumenta a bola aérea. Não teremos um segundo atacante que busque jogo, que tabele com os meias. O time dependerá exclusivamente do abastecimento de seus centroavantes para marcar gols com bola andando. E sabemos que é mais fácil encontrar este caminho pelos lados do campo que pelo meio.

No Grêmio, o problema é muito maior. O time iniciou o ano com cinco bons atacantes, mas chega ao ABC Paulista sem nenhum deles. Alex Mineiro saiu em julho, foi um fracasso; Jonas está fora por lesão até o fim do ano; Herrera foi a contratação de pior resultado no ano, e nem relacionado tem sido; Perea levou terceiro cartão na quarta-feira; e Maxi López deve ficar fora após sofrer entrada de Saimon no treino de ontem. Com isso, teremos dois guris: Douglas Costa, que mal é atacante, e Roberson, que tem potencial, mas nunca começou um jogo no profissional.

Os dois jogos são difíceis. E não apesar de serem contra adversários que lutam para não cair, mas justamente por isso. O Botafogo vem a Porto Alegre podendo empatar, pois tem vantagem na pontuação sobre os demais concorrentes. Deve jogar no erro do Inter, e não devem ser poucos, dado o estado de pressão que o time entrará, ainda mais jogando em casa - deve começar o jogo fora do G-4, em 5º lugar, caso o Flamengo confirme a vitória sobre o Santos hoje à tardinha no Maracanã. Victor Simões e Reinaldo são rápidos, Lúcio Flávio é bom lançador. É jogo de paciência e traiçoeiro. Já o Santo André precisa da vitória e vai vir para cima. Boa chance de o Grêmio fazer o mesmo que o Fogão no Beira-Rio: esperar o erro dos donos da casa (e também devem ser muitos, já que o time é fraco) e contra-golpear do mesmo modo como matou o Avaí quarta-feira. Quem sabe, com dois guris rápidos, pode conseguir a segunda vitória fora de casa. Mas que o finalizador fará falta, não há dúvidas. Pode também ser a diferença do jogo.

Sábado, 18:30
São Paulo (2º, 55) x Barueri (11º, 44): não se espera que o Barueri consiga bater o segundo adversário de G-4 em sequência. A briga pela ponta anda ótima: mais uma vez, o São Paulo dormirá líder se vencer, jogando para o lado do Palmeiras a responsabilidade de bater o outro grande paulista, o Corinthians, no domingo. Esta disputa atualmente é a favorita para polarizar a liderança daqui até o final do campeonato.

Flamengo (6º, 51) x Santos (13º, 42): uma das melhores chances para o Flamengo pontuar e voltar à briga quente. O Santos não tem mais nada a fazer, e nunca empolgou ninguém. Mas o Barueri também era um descompromissado. Todo o cuidado pouco, mas o favoritismo é rubro-negro. Vencendo, tira o Inter do G-4 por uma noite, pelo menos.

Avaí (12º, 44) x Atlético-PR (14º, 40): dois times que disputam vaga na Sul-Americana. Jogo fundamental para o Furacão vencer e se aproximar de um concorrente direto. Aos catarinenses, até mesmo o empate em casa é bom resultado.

Domingo, 16:00
Palmeiras (1º, 57) x Corinthians (9º, 45): Ronaldo volta ao cenário onde marcou seu primeiro gol pelo Corinthians, justamente num clássico contra o Palmeiras. E Obina retorna ao estádio onde fez 3 gols no último clássico entre os dois, 3 a 0, justamente. É o jogaço da rodada. Vencendo, o Palmeiras assume o favoritismo para o título. É a vitória que dará fôlego para a arrancada final rumo à taça.

Goiás (8º, 47) x Atlético-MG (3º, 53): o Goiás é o time mais irregular do campeonato. Já quase sem chances de buscar o G-4 após a goleada sofrida para o Palmeiras, é um adversário bom para o time de Celso Roth vencer fora de casa, pois jogará com clima pesado. Atuando no erro do time de Hélio dos Anjos, os mineiros podem vencer e se manter na disputa pela liderança.

Coritiba (15º, 38) x Vitória (10º, 44): jogo de poucos interesses. O Coxa ainda luta por uma vaga na Sul-Americana, mas não descuida o olho do rebaixamento. Ambas as possibilidades são, porém, remotas. O Vitória dificilmente não termina o Brasileirão no grupo que disputará a segunda copa continental.

Domingo, 18:30
Cruzeiro (5º, 51) x Fluminense (20º, 30): este é jogo quente. O Cruzeiro vem de vitória dramática sobre o Santo André, que mobiliza e empolga a todos, ao mesmo tempo que acende o alerta contra times da parte de baixo, caso do Flu. Os cariocas venceram o Galo e vêm pontuando sempre na luta inglória contra a Série B. Ainda é muito difícil escapar, mas seguem respirando. Uma heroica vitória contra a equipe de Adílson Batista daria o gás necessário para evitar a degola.

Náutico (18º, 32) x Sport (19º, 30): clássico que definirá o primeiro rebaixado para a Série B, ainda que não matematicamente. Mas ambos dão pinta que irão cair, e perder um clássico como este seria o fim da linha. Mais uma Batalha dos Aflitos.

Série B: hoje é dia de o Vasco subir. O Guarani também pode confirmar seu retorno à Série A cinco anos depois. Ontem o Ceará ficou perto da subida e o Atlético-GO levou 5 a 1 do Duque de Caxias, o que esquentou a briga pela última vaga: Figueirense e Portuguesa seguem vivos.

Comentários

Lourenço disse…
Imagino que o Inter vá no 3-5-2, já que não tem Giuliano e Andrezinho não é titular com Mário Sérgio. Daí, dependerá muito de Kleber, mesmo, até porque D'Alessandro não costuma jogar bem quando está sozinho na armação. O fato de não ter um atacante para buscar jogo tende a aumentar a improdutividade do argentino.
natusch disse…
O resultado em Santo André vai depender de como o Grêmio vai lidar com os espaços de contra-ataque. Contra o Avaí, dois dos três gols surgiram assim, no erro do adversário - se, mesmo com os desfalques, o Grêmio obtiver uma eficiência semelhante, acredito na posseltbilidade da segunda vitória fora de casa no Brasileirão.
Prestes disse…
Os dois clássicos regionais serão os melhores jogos. Dava um braço para estar lá nos Aflitos assistindo essa partida. Que jogo!

E a torcida Dragão RS não vai se pronunciar?? Que pasó, Fred?