Melhores ataques?

Há tempos não víamos um Gre-Nal tão pobre tecnicamente. E se houve tensão e nervosismo, foi pelo simples fato de estarem, de um lado o Internacional e de outro o Grêmio. Porque houve poucos momentos empolgantes. Houve precariedade ofensiva de parte a parte, ao nível de as equipes raramente finalizarem a gol.

Curiosamente, foi Victor quem desequilibrou, mas errando. O gol de D'Alessandro, praticamente sua única contribuição ofensiva (em que pese a dedicação ao time), desmanchou tudo o que Autuori havia planejado, pelo que a escalação indicava: segurar o Inter a partir de forte marcação no meio com seus três volantes e sair para os ataques rápidos com Douglas Costa e Souza, e até eventualmente Lúcio, encostando em Perea.

O primeiro tempo transcorreu sem jogadas de gol. Foi uma pobreza ofensiva assustadora, nada a ver com a estatística de que os dois ataques mais positivos da competição ali estavam. O Grêmio tentava tomar a iniciativa mas não tinha ataque, pois Perea sumia isolado entre os zagueiros e a bola nunca chegava. Douglas Costa até teve boa movimentação, mas faltaram Tcheco e Maxi López, mais do que nunca. Pelo lado do Inter, o contra-ataque era raro. Mário Sérgio surpreendeu com um 4-4-2 que deveria tornar seu time mais forte na criação, mas isso nunca chegou a acontecer. Giuliano até tinha iniciativa, mas D'Alessandro esteve bem marcado e Taison foi nulo. Justiça seja feita, o sistema defensivo de ambos os times foram muito bem, e temos de salientar este aspecto positivo do Gre-Nal.

Autuori surpreendeu ao tirar Douglas Costa e pôr Herrera. Um segundo atacante era preciso, mas retirar Rochemback teria sido melhor ideia, afinal, errou quase todos os passes que tentou, além de perder divididas. De todo modo, o Grêmio começou melhor o segundo tempo e até criou duas boas chances, mas ao tirar Taison e D'Alessandro para os ingressos de Marquinhos e Andrezinho, Mário Sérgio devolveu ao seu time um confronto equilibrado com o meio-campo do Grêmio, que estava levando vantagem, além de dar uma opção de contra-ataque que com Taison e D'Ale era completamente anulada pelo tricolor. A melhor chance até foi do Inter no segundo tempo, quando Victor se redimiu salvando lance cara-a-cara com Alecsandro.

Destaques individuais, apenas defensivos. Sandro deu sua melhor contribuição fazendo o que sabe fazer: o combate como primeiro volante a saída qualificada de bola, nada de atuar avançado. Kleber teve bom desempenho, especialmente atrás, protagonizando duelo interessante com Mário Fernandes, outro que foi bem. No Grêmio, além de mais uma exuberante participação de Réver, Túlio foi bem no combate e Adílson teve de jogar por ele e Rochemback, até arriscando subidas ao ataque. Lúcio foi muito mal e Herrera, após começar com iniciativa, empilhou lances ridículos consecutivamente.

Num Gre-Nal onde os dois andam em fase problemática, era esperado um jogo fraco mesmo. O Inter anda bagunçado e com problemas atrás, o Grêmio vinha desfalcado e com péssima campanha fora. Deu colorado, pela quarta vez no ano, que segue com chances de perseguir a liderança. A rodada, à exceção do Palmeiras, foi cheia de resultados paralelos ruins, o que aumenta a importância dos 3 pontos. O Grêmio, que havia começado o clássico já sem grandes pretensões, não consegue nem ao menos atrapalhar os planos do rival. Um fim de ano bem diferente daquilo que os gremistas imaginavam lá em janeiro, quando sonhavam alto, e com razões.

Em tempo:
- Expulsão justa de Rafael Marques. E houve, aparentemente, um pênalti a favor do Grêmio que Seneme ignorou, em puxão de Bolívar sobre Réver após escanteio.

- Kleber esteve em perfeitas condições físicas e aguentou os 90 minutos. Miguezinhos pré-clássico nunca deixarão de existir.

Campeonato Brasileiro 2009 - 31ª rodada
25/outubro/2009
INTERNACIONAL 1 x GRÊMIO 0
Local: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP)
Público: 40.027
Renda: R$ 639.950,00
Gol: D'Alessandro 2 do 1º
Cartão amarelo: Giuliano, Guiñazu, Souza, Túlio e Adílson
Expulsão: Rafael Marques 45 do 2º
INTERNACIONAL: Lauro (5,5), Daniel (5), Índio (5,5), Bolívar (5,5) e Kleber (6); Sandro (6,5), Guiñazu (5,5), Giuliano (6) e D'Alessandro (6) (Andrezinho, 13 do 2º - 5,5); Taison (4,5) (Marquinhos, 13 do 2º - 5,5) e Alecsandro (4,5). Técnico: Mário Sérgio (5,5)
GRÊMIO: Victor (4,5), Mário Fernandes (6), Léo (5,5) (Rafael Marques, 37 do 1º - 4,5), Réver (6,5) e Lúcio (4); Túlio (6) (Renato Cajá, 35 do 2º - sem nota), Adílson (6), Fábio Rochemback (3,5), Souza (5) e Douglas Costa (5,5) (Herrera, intervalo - 4); Perea (4,5). Técnico: Paulo Autuori (4,5)

Foto: D'Alessandro comemora o gol da vitória colorada (Gazeta Press).

Comentários

Victor frangueiro, nunca levei fé nesse cara mesmo, sempre teve muita sorte, os atacantes chutando a bola em cima dele e essa imprensa burra dizendo que ele fazia milagre. Minha bisavô defendia as bolas chutadas contra a meta dele nos jogos contra Flamengo e Coritiba! Vendam esse cara logo!
Tá, agora falando sério...

Não entendi a retirada do Douglas, parece pegação no pé do guri, sério. Não fez naad de brilhante, mas o pouco que o Grêmio conseguiu no primeiro tempo saiu dele.

Próximo jogo rochenback merece conhecer o banco. Chegou e entrou no time de cara, como se faz qdo chega um jogador da qualidade dele, mas em quase 7, 8 jogos não acrescentou nada ao time. Adilson e Túlio vinham desempenhando a função no limite deles, q é superior ao baixo futebol que o Rochembak vem apresentando. Agora, como faz falta o Magrão. Nossos volantes não penetram na área adversária, pouco chutam e qdo chutam é um recuo de bola ao goleiro adversário.

Mas q o Inter se dê conta de que fez uma partida mto ruim tb, e ganhou por uma falha individual. Para buscar o título precisa jogar mais, até pq tem dois confrontos diretos que serão decisivos, contra o SP e, principalmente, contra o Sr. Celso roth, que hj é meu favorito nesse torneio.
Vicente Fonseca disse…
Pois é, também não entendi a alteração. E Willian Magrão faz falta, com certeza. Ele chega de surpresa, dá uma rapidez na saída de bola que foi o que faltou ao time o ano inteiro.

E concordo quanto ao Galo do Roth.
Felipe disse…
D´Ale, D´Ale, D´Alessandro! Homem Gre-Nal! Carrasco dos gremistas!
Já era esperado um Gre-Nal assim. Só me emputece o jeito que tomamos o gol.

No mais, discordo de vocês. Substituir Perea ou Douglas Costa pelo Herrera daria na mesma. O primeiro todo mundo sabe que não rende centralizado. E o segundo é um enganador, mas tem o trunfo de ser o xodozinho preferido da imprensa pedófila bovina.

No primeiro tempo, tive a nítida impressão de o time estar sendo comandado pelo Roth. Melhorou no segundo, mas a pressão foi praticamente nula.

Autuori vai ter que gastar muita saliva e noites em claro para justificar um novembro com o Grêmio sem estar disputando, nem que seja, uma vaga pra Libertadores. Desde 2005 isso não acontece. E eu achando que ia aproveitar bem esse horário de verão...
Beth Fonseca disse…
D'Alessandro rocks!
Vicente Fonseca disse…
Olha Fred, eu também critico essa badalação em torno do Douglas Costa, mas acho que ele vinha jogando razoavelmente. Houve momentos em que só a partir dele parecia poder surgir algo hoje. E a minha crítica não vai a ele não ter tirado o Perea, mas sim não ter tirado o Rochemback. O Grêmio precisava de dois atacantes em campo, e não de uma troca seis por meia dúzia.
Vicente Fonseca disse…
Como gremista, até me reconforta um pouco o fato de o gol ter sido do D'Alessandro. Não há o que o tire do time agora na reta final.
Paulo Finatto disse…
Eu só percebi que o Lúcio estava em campo aos cinco minutos do segundo tempo com a primeira jogada dele.

E a defesa do Inter, nesse jogo, não chegou a comprometer. Teve falhas na bola área e em outras jogadas de linha de fundo, mas não cometeu tantas faltas perto da área colorada. O que, no fim das contas, já é uma grande coisa.
natusch disse…
Também achei que o Rochemback deveria ter saído no intervalo, mas entre Perea e Douglas Costa, eu tirava o guri. Sinceramente, para mim ele não fez absolutamente nada de mais - algumas arrancadas aqui e ali, e só. Aliás, a falta que Tcheco e Máxi fizeram para o Grêmio hoje foi impressionante...

No mais, um jogo bem ruinzinho. E OK, entendo a justa festa colorada, mas espero que consigam ver que não é RLICALKE meu (valeu, VdeP) quando digo que o Inter não jogou rigorosamente NADA hoje, do meio para a frente. Aliás, a análise do Vicente é perfeita: as duas defesas estiveram bem, enquanto a criação e o ataque foram desertos de ambos os lados. Só podia sair gol do jeito que saiu, mesmo - um chute de longe, contando com o morrinho artilheiro. O GRE-nal foi muito fraco, e refletiu bem o momento dos dois times, essa é a verdade. E eu não achei que o Victor tenha falhado tão clamorosamente assim no gol - ele já tinha ido para interceptar a bola, e a mudança de trajetória no meio do lance mata o cara, não dá para voltar atrás no meio do salto, convenhamos.
Mas aí não seria a questão de tirar o Rochemback pra colocar o Herrera. Se isso acontecesse, o time ia ficar com um buraco no meio, que nem ficou contra o Vitória.

Concordo que o Rochemback foi o pior jogador do time hoje (tenebroso é pouco pra classificar a atuação dele hoje). Mas se tirasse ele, obrigatoriamente teria que entrar ou o Maylson ou o Cajá, pra preservar o meio.

Outra coisa que me tira do sério é esse nervosismo do time antes de um clássico. O Victor estava visivelmente nervoso no primeiro tempo. O Souza no segundo tempo chegou a um ponto de querer driblar meio time para resolver sozinho a situação. O Herrera nem vou falar nada.

Alguém sabe se o Rivotril é substância proibida no doping? Senão, apliquem no time inteiro pro próximo clássico.
Paulo Finatto disse…
O Douglas Costa é uma aposta que, na minha opinião, o Autori deve fazer mesmo em praticamente todas as partidas.

Os colorados vão lembrar que o Giuliano, por exemplo, demorou bastante tempo até engrenar no time do Inter. E que hoje faz uma diferença imensa, como o Douglas Costa deverá fazer em breve no time do Grêmio também.
Paulo Finatto disse…
Para comprovar que os ataques foram horríveis hoje é só lembrar que as duas melhores chances de gol - incrivelmente perdidas - foram a do Herrera (que errou a bola) e a do Alecsandro (que se atrapalhou com a bola cara a cara com o Victor).
Vicente Fonseca disse…
Muito do problema daquele jogo com o Vitória foi questão de posicionamento. O Douglas não fez meia nem ataque naquele jogo, ficou num canto parado. Também não acho nada demais um meio-campo com Túlio, Adílson, Souza e Douglas Costa, mas era preciso botar um segundo atacante de verdade, já que o Douglas não era. Entretanto, era o único que conseguia algo em eventuais vitórias pessoais. Mas claro que não foi pela troca que passou a derrota do Grêmio. O time até melhorou com ela no segundo tempo.

Bom, eu deveria ganhar no Palpitazo, Natusch. Era pra ser 0 a 0, disse sempre desde o início. Como eu iria adivinhar que o Victor, justo ele, ia falhar?

E achei falha, não frango. A bola era difícil, enganou na trajetória, mas se ele não cai antes podia ter pego.
natusch disse…
Estou com o Finatto: o Douglas Costa tem mais é que jogar SEMPRE daqui para a frente. Como a essa altura o Grêmio apenas aguarda o fim de 2009, o negócio é ir encaminhando o plantel do ano que vem - e isso passa por ver, de uma vez por todas, se dá para contar com o moleque ou não. Eu continuo temendo que não, mas vai saber, posso estar enganado...
Vicente Fonseca disse…
Bom, isso é. Como garantimos hoje vaga na Copa do Brasil, o negócio é ir testando alternativas. De repente pode-se insistir nele como segundo atacante, como hoje. No meio não dá. O negócio é deixá-lo livre para se movimentar, porque ele não parece saber guardar posição.
natusch disse…
Outros comentários rápidos:

1) Foi pênalti no Réver. E o juiz estava perto, devia ter visto. Seneme, aliás, que foi mal na minha opinião - embora, claro, não seja culpa dele o baixo nível técnico do jogo.
2) Atuação HORRENDA do Lúcio. Para mim, conseguiu ser ainda pior que o Rochemback, que também foi de chorar.
3) Melhores gremistas: Réver e Mário Fernandes. Melhores colorados: Kleber e Sandro. E Taison, de novo, patético.
3) E começo a ler os "volta Roth" aqui e ali. Alguém me SESGURE antes que eu cometa um desatino!
Pra mim, Douglas Costa tá mais pra Leandro Lima do que pra Giuliano.

Sobre Adílson, Túlio, Souza e Douglas: num 4-2-2-2, duvido que dê certo. É o mesmo caso de Émerson, Zé Roberto, Kaká e Ronaldinho Gaúcho no meio-campo da Seleção de 2006. Com duas linhas de quatro, com Souza na direita e Douglas Costa na esquerda, talvez dê certo.

No mais, era esperado que nosso ataque não rendesse hoje. Perdemos o goleador lesionado e o centroavante suspenso. Só não esperava mesmo a falha do Victor...
Mais ainda, na linha "pensemos 2010", que eu inclusive já tinha falado no carta de duas semanas atrás. Mario Fernandes é zagueiro, coloquem Saimon na lateral, deixemos o Lúcio adquirir ritmo e coloquem o Douglas pra ganhar confiança.

E é um fim de ano constrangedor pro Grêmio esse hein!!!
André Kruse disse…
impressionante como o Grêmio vende barato a derrota.

Até o Paulo Brito viu o penalti no Réver.

achei exagerada a expulsão do Rafael Marques. Compreensivel, mas exagerada.

concordo com tua analise sobre a substituiçao do Douglas Costa e sobre o D'alessandro.
natusch disse…
Saiu um duplo 3) ali, perdão.

E quanto ao Douglas Costa, temo que seja justamente isso que vai inviabilizando ele aos poucos: a incapacidade de ser plenamente eficiente seja como meia, seja como atacante. Ele não tem o cacoete da conclusão, o ímpeto de ir a gol - é um jogador mais técnico, que carrega a bola, não serve direito como atacante. E não é capaz de guardar posição, o que complica a vida dele como meia! Além de me parecer, perdoem a expressão, meio "burro" para ler o jogo, digamos assim. Me lembra um pouco o caso do Bruno Soneca, até... Mas enfim, tem mais alguns jogos para o guri se encontrar, vamos ver.
Mas para esse caso de fim de brasileirão, eu concordo com os amigos. Visto que não vamos fazer mais nada daqui por diante no torneio, coloquem o guri pra ganhar consistência no time titular e vamos ver o que ele faz no Gauchão.

Se continuar não rendendo, mandem pro 14 de Julho pra ganhar culhões na Segundona Gaúcha.
Vicente Fonseca disse…
A curto prazo não vai dar certo. Mas hoje talvez devesse dar algum resultado, pela atuação razoável (nada mais que isso) do Douglas.

André, o Chico Garcia não viu pênalti no Réver. Me lembrei de ti na hora.

E também acho que o Mário Fernandes poderia jogar de zagueiro, desde que houvesse uma opção razoável para ocupar a lateral-direita. Será o titular da zaga em 2010 ao lado do Réver, em princípio. Joga muito. Pela Bola de Prata já é um dos melhores laterais direitos do campeonato, mesmo tendo 19 anos e sendo zagueiro de origem.
Paulo Finatto disse…
O replay da jogada do pênalti, em câmera lenta, mostra que o Seleme está prestando atenção na trajetória da bola e que, consequentemente, rviu a falta do Bolívar no lance.

Ficou com medo de marcar?
Vicente Fonseca disse…
Pois é. Ou houve algum puxão do Réver antes, única justificativa cabível. Se não houve, e nenhuma câmera mostra, foi pênalti claro.
Pior de tudo é ouvir o Chico Garcia falando que o Réver estava projetando o corpo pra frente na hora que o Bolívar puxou sua camisa.

É óbvio que estava, pra que direção estava indo a droga da bola, tchê?
Vicente Fonseca disse…
hdshsasad

O incrível é que na 32ª rodada o 5º colocado de hoje poderá assumir a liderança.
abraço para o vitor e para o rochemback, os piores do jogo. menção honrosa para o lúcio e para o herrera tb!
no mais, poucas vezes alguém ganhou gre-nal jogando alguma coisa. e um gol a dois minutos de jogo também condiciona o time a se fechar.
enfim, é sempre bom ganhar um gre-nalzinho, mesmo que saiba que o time terminará o campeonato em 5º.
Vicente Fonseca disse…
O Inter não se fechou, Giu. Aliás, só ficou um pouco acuado no começo do segundo tempo. De resto, foi só dividida no meio-campo o tempo inteiro, bem estereótipo de Gre-Nal mesmo.
luís felipe disse…
V
I
C
T
O
R
!
!
!

D'Alessandro = Jorge Veras
luís felipe disse…
não vi absolutamente nada do jogo pois estava no aniversário do meu sobrinho.

só ouvi.

ouvi que os ataques foram pouco produtivos, mas o Alecsandro perdeu um gol feito na frente do Victor, não?
Vicente Fonseca disse…
Sim. Foi a maior situação de gol do jogo. Mas até que o gol, que nem situação foi.
André Kruse disse…
Acabei de ler o blog do chico garcia. Até entao achava que era brincadeira de vocês.

Nao canso de me supreender. Há de se reconhecer que o rapaz é bastante criativo, se supera a cada dia.
Felipe disse…
Pena que aquela jogada em que o Vitor errou em bola e ela saiu pra fora não aconteceu em frente ao gol. Seria lindo!
Vicente Fonseca disse…
Eu sempre evito ao máximo tachar um cara de "gremista" ou "colorado" por força de suas opiniões, mas o Chico Garcia ultrapassa os limites. Briga com a imagem, briga com o fato. Vi o Gre-Nal pelo PFC e ouvi na Rural, que é Gaúcha com delay da NET. Precisou passar umas 15 vezes o replay pra ele se pronunciar sobre o lance, parecia que estava pensando numa desculpa pra dizer que não foi pênalti, pensei, maldosamente. Pois mais uma vez, como naquele lance do Soares na Arena da Baixada, ele briga com os fatos. Me entreguei.
Quem nasceu para Victor nunca será Clemer.

Como diriam as ninfetas debutantes: fikdik.
Lourenço disse…
O Victor continua sendo o melhor goleiro do mundo, mas que foi frango, foi. Imagina se fosse o Marcelo Grohe ou o Clemer que tomasse esse gol.

No mais, não vi o jogo, o que garantirá comentários qualificados no Carta amanhã.
luís felipe disse…
Victor disputou vários grenais e só ganhou 1 até agora. Já levou frango e goleada com gol no meio das pernas. Novo Taffarel.
Vicente Fonseca disse…
Pegará o pênalti do Pirlo na final da Copa.
luís felipe disse…
Grêmio | 25/10/2009 | 19h40min

Victor culpa gramado irregular pelo gol

piada pronta!
Fichinha.
Isto aqui é pior:

25/10/2009 - 19:53:43
"Duda Kroeff: 'Não existe a palavra impossível para o Grêmio'"

Haja...
Vicente Fonseca disse…
Que máscara esse Prestes. No Troca de Passes!
Juliano Tatsch disse…
4,5 pro Victor Fonseca? Foste extremamente bondoso com ele. A única bola que foi ao gol ele tomou. E ainda deixou ridiculamente uma bola ir para escanteio no primeiro tempo. É o melhor goleiro do Brasil tem muito, mas muito crédito mesmo, mas hoje foi malíssimo. Ah, sei que ele tirou aquela do Alecssandro, mas o centroavante vermelho se atrapalhou sozinho no lance. abç.
Vicente Fonseca disse…
Ganhou meio ponto pelo lance com o Alecsandro, sim. O centroavante colorado se enrolou sozinho, mas ele fecha bem o ângulo e diminui as chances de a jogada dar certo pela boa saída.
luís felipe disse…
O Fred falou do Clemer. Frangueiraço, sim, mas...quando o Clemer falhou em grenal? Confesso que não lembro.
Luís, máximo dos máximos aquele gol do Soares, na partida da Sula passada no Olímpico, onde o Clemer praticamente deu um tapa na bola de um jeito que ela entrou no gol. Não é uma falha como a do Victor hoje , e claro que isso foi aos 43 min do segundo tempo, onde a vaga tava praticamente definida pro Inter. Mas ele poderia ter evitado aquele gol.
luís felipe disse…
ah é. O Soares cabeceou em cima dele, mas eu achei que foi falha. E teve aquele grenal de 2007, onde na real a falha foi dele no primeiro momento (o passe errado para o Lucio) mas depois a zaga rateou.

mas é curioso, isso. Falhou contra metade dos times do Brasil, mas em grenal, geralmente ia bem.
Prestes disse…
Alguém tinha q dar alguma opinião sensata naquele tal de Tabelinha, ihsahshushuas
Vicente Fonseca disse…
hsdhdsha

Pena que tu não tava quando o Telmo Zanini falou mal do Guiñazu, que "será um reforço contra o São Paulo a sua ausência".

Acho que o Fred se referia mais àquela bola recuada pelo Bolívar em São Januário que o Clemer furou e foi gol do Vasco, não?

Outra coisa: foi a primeira falha do Victor em Gre-Nais. Claro que o Clemer foi um vencedor no clássico, mas o Victor tá longe de ser o culpado pelas derrotas gremistas deste ano contra o Inter.

Porém, infelizmente já vejo lembranças de que ele voltou mal da seleção, que a seleção fez mal a ele, etc. Tudo uma semana depois de ele fazer uns 385 milagres contra o Coritiba, fora aquele jogo contra o Flamengo, depois da Copa das Confederações.
natusch disse…
D'Alessandro tem estrela em Gre-nais.

FDP.