Bendita expulsão

Incrivelmente, o Grêmio melhorou e definiu sua tranquila vitória sobre o Avaí justamente no momento em que o jogo se desenhava como dramático. Quando Fábio Rochemback foi expulso, o tricolor vencia por apenas 1 a 0, gol de pênalti de Tcheco, e o que tinha de melhor era justamente esse gol. Nos primeiros minutos, teve inúmeros problemas para conter um Avaí mais confiante e repleto de meio-campistas. Agora, com um homem a mais, o time de Silas tinha tudo para buscar o resultado.

Mas não foi assim. O Grêmio terminou o primeiro tempo melhor, mas sofreu com a postura mais agressiva do Avaí na volta do intervalo. Disposto a desfazer a vantagem gaúcha, os catarinenses ocuparam o campo tricolor na busca do empate, tendo em Marquinhos o condutor das ações. Autuori, então, sacou Perea e apostou em Douglas Costa. Acertou em cheio. Em vez de retrancar seu time, colocou mais um meia para dar consistência ao setor, retirando um atacante inoperante e já sem função tática para apostar num jovem com gás e velocidade. Pela primeira vez no Campeonato Brasileiro de 2009, o Grêmio de Paulo Autuori apostava no contra-ataque.

E como deu certo. Primeiro, Adílson recebeu lançamento após o time retomar a bola, fez o arranque e a bola sobrou para Maxi López ampliar. Com um a menos. Depois, Douglas Costa ganhou na velocidade e deixou Souza livre. Ele driblou Eduardo Martini e fez um golaço. Com um a menos. Em dois contra-golpes, algo que o time não teve em momento algum do Brasileirão, a goleada. Com um a menos. O desconto catarinense foi mero detalhe, pois o jogo já estava morto.

Paulo Autuori baseia na posse de bola sua ideia de futebol, mas mostrou que sabe armar bem um time para contra-golpear. Se o Grêmio tivesse jogado assim em alguns poucos jogos fora do Olímpico, talvez pudesse estar brigando de fato por algo maior neste campeonato. Rever alguns conceitos, de vez em quando, faz bem. Ajustar-se à situação de um jogo, de um elenco, saber fazer esta leitura. São todos méritos de um treinador também, e não apenas a afirmação do seu ideal a respeito do futebol.

Sobre o andamento do jogo, primeiro tempo cheio de erros e ansiedade do Grêmio. Após o gol, veio certa tranquilidade. Decepcionou-me o Avaí. Esperava mais do time catarinense - que, diga-se, não teve seus dois atacantes titulares hoje. Mas é complicado ser quase goleado diante de um adversário com um homem a menos por quase uma hora de jogo. No tricolor, destaques para Mário Fernandes, Adílson e Maxi López, principalmente. Victor, Réver, Tcheco e Douglas Costa também tiveram boas atuações.

Em tempo:
- Noite das mais agradáveis no Olímpico, temperatura espetacular, brisa suave. Jogos com estádio vazio nunca representam algo de fato importante, mas facilitam deveras a logística.

Campeonato Brasileiro 2009 - 32ª rodada
28/outubro/2009
GRÊMIO 3 x AVAÍ 1
Local: Olímpico Monumental, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Péricles Cortez (RJ)
Público: 9.391
Renda: R$ 118.733,00
Gols: Tcheco (pênalti) 30 do 1º; Maxi López 15, Souza 17 e Emerson 32 do 2º
Cartão amarelo: Adílson, Souza, Perea, Maxi López, Eduardo Martini, Augusto e Eltinho
Expulsão: Fábio Rochemback 32 do 1º
GRÊMIO: Victor (6,5), Mário Fernandes (6,5) (Saimon, 13 do 2º - 5), Thiego (6), Réver (6,5) e Lúcio (4,5); Adílson (6,5), Fábio Rochemback (3), Tcheco (6,5) e Souza (6,5) (Maylson, 47 do 2º - sem nota); Perea (5) (Douglas Costa, 1o do 2º - 6,5) e Maxi López (7). Técnico: Paulo Autuori (6,5)
AVAÍ: Eduardo Martini (5), Augusto (4) (Fabinho Capixaba, intervalo - 5), Rogélio (4) e Emerson (5); Luís Ricardo (5) (Jandson, 22 do 2º - 5), Ferdinando (4,5), Léo Gago (5), Marquinhos (5), Caio (5,5) e Eltinho (5); Leonardo (4) (Cristian, intervalo - 4,5). Técnico: Silas (4)

Comentários

Anônimo disse…
o primeiro tempo foi uma merda, o segundo foi um dos jogos mais hilariantes.

jogadas estabanadas, juiz bizarro (deu um vermelho pra uma falta que não merecia nem amarelo - depois se corrigiu), victor fez cada jogada sinistra, tava completamente estriquinado.

foi divertido, estádio vaziozão, 11 horas eu já tava chegando em casa.
Anônimo disse…
e aquele gol ridículo do avaí (bola rolada rasteira pelo meio da área) só saiu por que tava todo mundo comemorando o gol do são paulo.
Vicente Fonseca disse…
hashasdasd

Certo que sim, cara!
natusch disse…
Jogo estabanado, hmmm? Se JONAS ETERNO estivesse em campo, teria sido uns 12 a 1 Grêmio então...

Sem mais.
vine disse…
E como facilita quando vai pouca gente. Nenhuma linha de ônibus atrasou...

E até antes do gol se desenhava aquilo que tu previa naquele post modelo Nostradamus: Uma peleia desgraçada que terminaria num salvador 2 a 2.
Mas o gol que tomamos foi uma coisa ridícula.. uma bola rasteira de escanteio cruzar toda área!!!

E agora, com rochemback fora temos chance de fazer algo mais interessante nos demais jogos!!!
Prestes disse…
Grêmio na Libertadores, eu acredito!!!

É sério, se o Grêmio for pra Libertadores, pela tabela, o Inter, no mínimo, vai junto!
Vicente Fonseca disse…
Vine, cheguei a temer pela derrota nos primeiros minutos.

Prestes acredita mais no Grêmio que eu. Sensacional o futebol.
Vicente Fonseca disse…
Aliás, com o gol, Tcheco passa a ser o maior artilheiro gremista da década, com 43 gols em jogos oficiais. Superou Zinho, que entre 2000 e 2002 fez 42 gols.
Lourenço disse…
O gol do Souza lembra muito o gol do Taison contra o Flamengo na Copa do Brasil.
chico disse…
Esse é o GRÊMIO que queremos. Jogando com raça e força.