No calor do vice-líder

O Grêmio não passou pelo Serra Dourada. Visivelmente esgotado no segundo tempo em função do forte calor, o tricolor praticamente abdicou de atacar e tentou resistir à pressão dos donos da casa, algo muito complicado de se fazer por tanto tempo. No fim, a bola rebotada, o gol de Felipe e uma derrota que complica as pretensões do time no Brasileirão.

Os 34 graus secos forçaram os times a fazer um primeiro tempo cadenciado, por vezes de caminhadas em campo. O Grêmio fez um enfrentamento equilibrado com o Goiás e teve boa atuação. Mesmo com ritmo diminuído, os dois bons times criaram chances. Aliás, os gols da etapa inicial foram belíssimas construções coletivas: o do tricolor foi uma tabela preciosa pelo meio entre Jonas e Souza, finalizada pelo meia com categoria. Os esmeraldinos chegaram como fizeram o jogo inteiro: Júlio César avançou com qualidade e levantou para o cabeceio do liberado Léo Lima.

O segundo tempo começou parecido com o que fora o primeiro. Equilíbrio, com o Grêmio até um pouco melhor no jogo desta vez. Mas ficou nítido que o time sentiu demais o calor goianiense: a partir dos 20 minutos do segundo tempo, sem qualquer alteração tática ou substituição que mexesse na estrutura da partida, o Goiás passou a jogar no campo do Grêmio, que visivelmente não conseguia mais manter o ritmo normal. Autuori fez trocas que tentassem dar mais fôlego ao time, mas foi Hélio dos Anjos quem fez a alteração que decidiu a partida: Felipe no lugar do apagado Fernandão. Ele fez o gol da vitória, aos 35 minutos.

Não é o jogo de hoje que compromete a posição do Grêmio na tabela. São derrotas como as ocorridas para Coritiba, Avaí, Sport e Barueri, por exemplo. O resultado de hoje foi normal, jogando contra uma equipe de força equivalente, fora de casa. Enquanto teve pernas, o tricolor teve bom desempenho. Mas para quem chegou a ficar no 4º lugar enquanto vencia no primeiro tempo, não deixa de ser um resultado dolorido. No primeiro dos tantos enfrentamentos diretos que terá contra os outros disputantes do G-4, o Grêmio saiu derrotado. E a distância para a zona da Libertadores volta a subir, dos 3 para os 5 pontos - o que é muito, mas também pode não ser nada num campeonato tão instável.

O Goiás é um time muito bem treinado por Hélio dos Anjos. Possui jogadores de qualidade do meio para a frente. Caso Fernandão fosse para o banco de Felipe, possivelmente a equipe renderia ainda mais. Hoje é vice-líder e está, sim, na disputa pelo título, correndo por fora, mas correndo. Iarley e Júlio César, mesmo sem marcar gols, foram os nomes do time hoje à tarde. Para o Grêmio, a hora é de calma. O bom desempenho das últimas partidas foi em parte mostrado hoje. E assim como perdeu pontos na briga pela zona da Libertadores, o time também foi beneficiado pelos diversos empates que a rodada proporcionou. O problema é que, desde maio, o time nunca entrou no G-4. Isso para quem briga lá em cima é um indicativo normalmente ruim.

Campeonato Brasileiro 2009 - 26ª rodada
27/setembro/2009
GOIÁS 2 x GRÊMIO 1
Local: Serra Dourada, Goiânia (GO)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR)
Público: 12.644
Renda: R$ 208.570,00
Gols: Souza 17 e Léo Lima 32 do 1º; Felipe 35 do 2º
Cartão amarelo: Rafael Marques e Réver
GOIÁS: Harlei (5,5), João Paulo (6), Ernando (6) e Valmir Lucas (5,5); Vítor (5), Everton (4,5), Fernando (5,5), Léo Lima (6,5) (Romerito, 38 do 2º - sem nota) e Júlio César (6,5) (Amaral, 45 do 2º - sem nota); Iarley (6,5) e Fernandão (5) (Felipe, 29 do 2º - 6,5). Técnico: Hélio dos Anjos (6,5)
GRÊMIO: Victor (6), Thiego (5), Rafael Marques (5,5), Réver (5,5) e Bruno Collaço (6); Adílson (5,5) (Lúcio, 38 do 2º - sem nota), Fábio Rochemback (6), Tcheco (5) (Túlio, 28 do 2º - 5) e Souza (6); Jonas (6) (Herrera, 30 do 2º - 5) e Maxi López (5,5). Técnico: Paulo Autuori (5,5)

Foto: Léo Lima fez o gol de empate do Goiás (Ueslei Marcelino/Agif/Gazeta Press).

Comentários

Unknown disse…
T
O
U
C
A

V
E
R
D
E

volta juventude.

sem mais.
Lourenço disse…
Resultado justo, sem mais.
Como joga bola esse Iarley bixo.
Rumo a copa do Brasil 2010.
Prestes disse…
Eu já sabia, uhuasuhasuhasuhduh
André Kruse disse…
"Não é o jogo de hoje que compromete a posição do Grêmio na tabela"

Bem lembrado, mas em jogos como esse, ou contra Santos, o Grêmio bem que poderia ter arrancado um empatezinho amigo.
Chico disse…
"O resultado de hoje foi normal" tu estás brincando né, Vicente?

Thiego foi uma avenida.

Adílson é o túmulo do GRÊMIO.
Vicente Fonseca disse…
Brincando? Quantas vezes o Grêmio ganhou lá nos últimos, sei lá, VINTE anos? Aliás, quantas vezes o Goiás perdeu em casa e o Grêmio ganhou fora neste campeonato? Não quis dizer que o resultado foi bom ou algo do tipo, mas normal sim.

Adílson não foi mal ontem. Thiego sim.
Prestes disse…
"Quantas vezes o Grêmio ganhou lá nos últimos, sei lá, VINTE anos?"

Pior é que o jogo que eu mais sequei (96) o Grêmio ganhou lá. Cazzo!
Vicente Fonseca disse…
Uma das melhores partidas que já vi o Grêmio fazer, aquela de 1996.