Cariocas largam em vantagem

Passados os jogos de ida das oitavas-de-final da Copa Sul-Americana, dois brasileiros estão em vantagem, dois terão de correr atrás do prejuízo e um ainda faz a primeira partida hoje. Curiosamente, todos foram de titulares - sinal, talvez, de que o título colorado em 2008 já faz algum efeito - e justamente os dois que vão pior no Brasileirão é que se deram melhor.

O Botafogo só cai diante do Emelec se der um fiasco histórico. Fez 2 a 0 ontem e abriu bela vantagem. O Fluminense começou massacrando o Alianza Atlético, abriu o placar cedo, deu a impressão que golearia no Peru. Aí vieram os erros defensivos, a virada peruana e o empate em bela falta de Conca. Nem do vice-lanterna do campeonato mais fraco da América do Sul o Flu ganha. Resultado bom em termos de torneio, mas desanimador se visarmos a perspectiva no Brasileirão.

Internacional e Vitória precisam buscar o resultado na volta. A situação do rubro-negro, mesmo que jogue em casa, é bem mais complicada: golear o River uruguaio no Barradão. Ainda ontem, o Vélez Sarsfield quase se complicou em casa: virou e fez 3 a 2 no Unión Española, mas dificilmente se classifica se não obtiver pelo menos um empate no Chile.

Goiás, quinta e domingo
Num jogo parelho como o de domingo, o fato de o Goiás jogar hoje à noite em Assunção e o Grêmio folgar pode fazer a diferença. O tricolor terá tido tempo para treinar, pensar em possíveis estratégias de adaptação ao tão temido Serra Dourada, de calor intenso, seco e de campo grande. O time de Hélio dos Anjos, por sua vez, tem uma parada torta com seu time titular diante do Cerro Porteño, apenas três dias antes do duelo decisivo.

É sabido que não adianta atirar-se para cima em Goiânia, e que os perigos do time da casa começam pelos lados do campo. Por um lado, o momento de alto astral do adversário pode ser bom para o Grêmio. Antes da goleada sobre o Corinthians, dizia-se que os esmeraldinos estavam em decadência, que sairiam do G-4 em breve. A estupenda vitória em São Paulo religou os alertas de todos, e será impossível não respeitar demais este perigoso e qualificado adversário.

Foto: Renato comemora seu gol, que abriu caminho para a vitória do Fogão (Alexandre Cassiano/O Globo).

Comentários