Suada entrada no G-4

O fato de os dois goleiros terem sido os melhores jogadores em campo é sintomático: Corinthians e Vitória fizeram excelente partida. Um jogo aberto, muito agradável de assistir, entre duas equipes muito sólidas. No final, a maior efetividade dos donos da casa pesou.

O Vitória começou o jogo melhor, mostrando porque faz boa campanha. Sem qualquer constrangimento, os comandados de Carpegiani iniciaram a partida trocando passes no campo corintiano, conseguindo envolver, por vezes, o time paulista pelos lados do campo - especialmente o direito, onde Diogo não conseguiu fazer marcação consistente. Leandro Domingues e Willian procuravam Roger a todo instante, mas Apodi era pouco efetivo pelo lado direito de ataque.

Aos poucos, com o crescimento de Jucilei e Elias na marcação, o Corinthians foi se encontrando. Equilibrou o jogo e passou a dominá-lo de 15 minutos em diante. Aos 20, Ronaldo achou Dentinho livre na área: ele matou e deu de sem-pulo, um golaço. Nove minutos depois, Douglas deu passe genial para Jean ampliar. Dois descuidos que acabaram sendo fatais.

O gol de Apodi aos 42, em enfiada esplêndida de Leandro, devolvia o Vitória à disputa. Descontando, a equipe baiana foi para o segundo tempo decidida a buscar o empate, que não parecia tão longe. Dominou os paulistas em quase toda a etapa final. Diogo era completamente envolvido por Leandro novamente. Com Uelliton e Magal marcando adiantados, o rebote era sempre rubro-negro. Para sorte do Corinthians, Leandro Domingues e Roger estavam com pontaria descalibrada, e Felipe estava em noite inspirada. O Timão, nos minutos finais, teve chances em contra-golpe, mas Viáfara, também de bela atuação, salvou.

Hoje Jorge Henrique fez falta. Morais não conseguiu cumprir a função que ele fazia. Entrou no segundo tempo, gripado, sem poder contribuir como sabe. O problema corintiano daqui para a frente devem ser as laterais. Alessandro está lesionado, e Diogo não o substituiu à altura, longe de dar a segurança que o titular confere. Diego, pela esquerda, faz bem menos que André Santos, mas cumpre com correção as tarefas. Cristian, sim, está bem substituído: Jucilei confirmou hoje as impressões que tive de que é bom jogador, de imposição física, desarme e boa saída de jogo. Poderá até ser um acréscimo em relação ao antigo titular.

O Corinthians chega ao G-4, o que põe o 5º lugar na zona da Libertadores - hoje, o Barueri. O time ainda não sentiu a perda dos nomes que deram ao clube a Copa do Brasil. Vamos ver até quando consegue manter o nível. A iminente saída de Douglas (pode ter se despedido hoje), toque de qualidade no meio, pode ser decisiva numa possível queda, pois é complicado substituí-lo. A diretoria acena com reforços de alto nível para a semana que vem. Ainda reluto em apostar no título do Timão porque ninguém passa impune a tantas perdas num campeonato tão longo. O Vitória, por sua vez, tem tudo para não cair de rendimento no returno como em 2008. Não é uma arrancada excepcional como a do ano passado: é um conjunto forte, bem treinado, equilibrado. Pode disputar vaga na Libertadores.

Em tempo:
- Nota cômica para a escorregada bisonha de Ronaldo quando tentou cobrar falta no primeiro tempo. O Fenômeno não chegou a brilhar, mas ajudou demais na marcação em bolas paradas, deu trabalho aos zagueiros e colaborou com bela assistência no gol de Dentinho.

Campeonato Brasileiro 2009 - 13ª rodada
23/julho/2009
CORINTHIANS 2 x VITÓRIA 1
Local: Pacaembu, São Paulo (SP)
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Público: 24.912
Renda: R$ 790.364,50
Gols: Dentinho 20, Jean 29 e Apodi 42 do 1º
Cartão amarelo: Elias, Dentinho, Felipe, Magal, Wallace, Anderson Martins e Victor Ramos
CORINTHIANS: Felipe (7,5), Diogo (4,5), Chicão (6), Jean (6,5) e Diego (5,5); Jucilei (6), Elias (5,5) e Douglas (6,5) (Moradei, 31 do 2º - 5); Morais (4) (Jorge Henrique, 9 do 2º - 5,5), Ronaldo (6) e Dentinho (6,5) (Marcinho, 46 do 2º - sem nota). Técnico: Mano Menezes (6)
VITÓRIA: Viáfara (7), Wallace (5,5), Victor Ramos (5,5) e Anderson Martins (6); Apodi (6) (Ramon, 43 do 2º - sem nota), Uelliton (5,5), Magal (5,5) (Itacaré, 33 do 2º - 4,5), Leandro Domingues (6) e Leandro (6,5); Willian (5,5) (Bida, 26 do 2º - 6) e Roger (5). Técnico: Paulo César Carpegiani (6)

Foto: Dentinho e Jean, autores dos gols corintianos (Reinaldo Marques/Terra)

Comentários

Lourenço disse…
Vi o segundo tempo do jogo do Atlético. Muito parecido com o Grêmio de 2008.
ZEH NASCIMENTO disse…
logo, VICE-CAMPEAO
André Kruse disse…
Tentei ver esse jogo do Corinthians. A equipe do SPORTV não "permitiu".

Vi o Atlético. Com o Seneme apitando.
Vicente Fonseca disse…
Em que sentido, Lourenço?

Por que André?

Muitas perguntas, hehe.
André Kruse disse…
Corinthianismo pegado.
Vicente Fonseca disse…
Ah sim. Fora o Noriega, palmeirense, todos ali são corintianos.
Lourenço disse…
Estilo de vitória ontem me lembrou aqueles Grêmio x Vitória, Grêmio x Vasco, Grêmio x Coritiba. Jogo difícil, de repente começam a surgir os gols e o time a jogar com naturalidade, torcida joga junto, enfim. Como disse o Zeh, conhecendo Atlético/MG e Celso Roth, difícil acreditar, mas só a vaga para Libertadores será uma vitória e tanto para um clube que parecia que lutaria para não cair.
zeh nascimento disse…
só o ATLÉTICO pode tirar o título da libertadores do CORINTHIANS, ano que vem...