O homem do gelo

A partir de hoje, não será mais o goleiro Victor que receberá esta denominação. Será Souza. Foi com uma atuação exuberante de seu meia que o Grêmio achou o caminho da virada sobre o Santo André na noite mais gelada do ano em Porto Alegre. Não apenas porque correu, roubou bolas, criou chances; também por ter feito um gol espetacular de fora da área e dado passes milimétricos para os outros dois.

O resultado dá a entender uma dificuldade maior do que a realmente encontrada pelo tricolor neste sábado. Fosse levado em conta o volume de jogo e de situações criadas, a diferença seria igual ou até maior que o 3 a 1 que o Grêmio levava até os últimos 30 segundos da partida, quando saiu o tento de desconto do time paulista. Equipe, aliás, bem treinada por Sérgio Guedes: organiza seus contra-ataques com passes corretos, de forma ordenada. Normalmente é um time que se defende bem, mas não foi o caso de hoje. Os erros de retaguarda da esquadra do ABC Paulista não foram perdoados pelos comandados de Paulo Autuori.

O Grêmio já havia criado algumas chances quando o Santo André abriu o placar, aos 19, em belo corta-luz de Marcelinho Carioca que Antônio Flávio aproveitou chorado. O gol súbito fez mal ao tricolor, que levou cerca de 15 minutos até entrar no jogo novamente. Reagiu com boas jogadas de Tcheco pela direita, algumas subidas de qualidade de Mário Fernandes pelo mesmo lado do campo, e os ingressos magníficos de Souza por todas as partes do campo. Até o gol de empate, foram mais duas ou três situações construídas. Aos 42, Souza bateu escanteio com perfeição, no primeiro pau, com antecipação precisa de Rafael Marques.

O empate era importante para não virar o primeiro tempo perdendo. Entrar no segundo atrás, com a torcida impaciente, dificultaria demais. O que ninguém imaginava é que o time sairia de campo dos 45 iniciais à frente. Souza viu Neneca mal posicionado e acertou chute como Nelinho e Éder faziam nos anos 70 e 80. Será o gol da rodada, e um dos mais lindos do ano, seguramente. Gol que traduzia no escore o que era o jogo.

O segundo tempo começou mais franco, com os dois times chegando perto da meta adversária. O lance que praticamente garantiu a vitória gremista foi o tapa de Nunes no rosto de Herrera, que causou a expulsão do centroavante paulista, aos 16 minutos. Dali em diante, o Grêmio controlou o jogo de tal forma que Paulo Autuori, mesmo com vantagem mínima no marcador, fez alguns experimentos, como a entrada de Isael no lugar de Jonas e de Joílson (desta vez jogando bem) no lugar de Tcheco. O terceiro gol, novamente de Rafael Marques, nova bola parada precisa de Souza, nova falha da zaga e do goleiro, sacramentava oficialmente o resultado. No último lance do jogo, viria o segundo, que premia o esforço dos visitantes.

Dos desfalques, o que mais fez falta foi Maxi López. Jonas até era útil quando saía da área para tabelar, mas mostrou imperícia e até displicência em algumas conclusões. Fábio Santos mostrou, sem jogar, porque é o titular: Jadílson até contribuiu com algumas jogadas de ataque, mas raramente chegou à linha de fundo e cansou de deixar vazios às suas costas, complicando a vida de zagueiros e volantes. Rafael Marques, o outro reserva, fez dois gols e mais uma bela partida. Merece ser titular, pois vive ótima fase, bem acima de Léo, por exemplo.

Outro que dificilmente deixará o time é Mário Fernandes. Vai bem na marcação, tem passadas largas, qualidade e juventude no apoio. Tem futuro e presente no time. Túlio voltou a fazer um trabalho correto, assim como Adílson - errou muito no primeiro tempo mas jogou demais no segundo. Tcheco teve boa atuação, assim como o abnegado Herrera. Souza, por sua vez, foi o grande nome da noite. Provavelmente sua melhor partida nestes 12 meses de Estádio Olímpico.

No Santo André, destaque para Élvis, bastante movediço. Fernando, 42 anos, fez boa partida na cobertura a laterais e meias. Corre certo, mas corre sempre que preciso. Um exemplo para muitos que se dizem acabados para o futebol aos trinta e poucos anos. O Santo André é um time de limitações técnicas, e hoje pecou muito defensivamente. Quando isto acontece, a derrota é quase uma certeza. Mas tem boas chances de permanecer na elite para 2010, pois mostra organização dentro de campo maior que a de muito time grande.

Vitória importante para o Grêmio voltar a encostar no G-4. No Olímpico, a rotina tem sido positiva. Resta saber quando o time mudará o rumo de seus jogos fora. Talvez contra um gigante, como o São Paulo, a equipe renda mais que contra os adversários medianos de quem tem perdido.

Em tempo:
- Baixo público explica-se principalmente pelo frio. O interesse da televisão merece prioridade, pois é ela quem paga e promove tudo, mas há que se ter bom senso e considerar as condições de ambiente e clima. Fosse às 16:00, teríamos seguramente algo em torno de 20 a 25 mil pessoas, bem mais que os 11 mil heróis que rumaram ao bairro da Azenha neste fim de tarde.

Campeonato Brasileiro 2009 - 14ª rodada
25/julho/2009
GRÊMIO 3 x SANTO ANDRÉ 2
Local: Olímpico Monumental, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Alício Pena Júnior (MG)
Público: 11.180
Renda: R$ 149.385,50
Gols: Antônio Flávio 19, Rafael Marques 42 e Souza 45 do 1º; Rafael Marques 34 e Ricardo Goulart 47 do 2º
Cartão amarelo: Mário Fernandes, Souza, Gustavo Nery, Fernando, Ricardo Conceição e Élvis
Expulsão: Nunes 18 do 2º
GRÊMIO: Victor (5,5), Mário Fernandes (6) (Thiego, 44 do 2º - sem nota), Léo (5), Rafael Marques (7,5) e Jadílson (5); Túlio (6), Adílson (6), Tcheco (6) (Joílson, 20 do 2º - 6) e Souza (8,5); Jonas (5,5) (Isael, 27 do 2º - 5) e Herrera (6). Técnico: Paulo Autuori (6)
SANTO ANDRÉ: Neneca (3,5), Cicinho (5,5), Cesinha (5), Marcel (5) e Gustavo Nery (4,5) (Vinícius, 24 do 2º - 5,5); Fernando (5,5), Ricardo Conceição (5,5), Marcelinho Carioca (5,5) (Ricardo Goulart, 25 do 2º - 6) e Élvis (6) (Pablo Escobar, 37 do 2º - 5,5); Antônio Flávio (6) e Nunes (3). Técnico: Sérgio Guedes (4,5)


Comentários

natusch disse…
Foi uma vitória, penso eu, mais tranquila do que o placar dá a entender. Dificuldade, mesmo, só tivemos nos dez ou quinze minutos posteriores ao primeiro gol do Santo André - fora isso, o Grêmio foi sempre superior. E o adversário não deixou de ter méritos, mas simplesmente não tinha qualidade para realmente fazer um enfrentamento de igual para igual com o Grêmio.

Souza destruiu tudo, atuação exuberante mesmo. Tirando Jonas, que de novo jogou muito pouco, e a atuação não-fede-nem-cheira do Jadílson, todo o time esteve bem. Achei a nota meio dura com o Léo, mas concordo que no momento Rafael Marques é titular: está jogando melhor e passando mais segurança. E agora é matar o São Paulo no Morumbi - farei de tudo para estar lá, representando o Carta Na Manga nessa partida tão importante...
olha, vi o primeiro tempo e vejo o grêmio com problemas similares aos do internacional: muito dependente de sua meia-cancha. sem laterais de qualidade, há poucas jogadas pelos lados, o que acontece só quando souza e tcheco se propõem a fazê-las. aí, se souza joga - e ontem ele simplesmente resolveu -, o grêmio ganha. senão, a coisa complica. este animal está chutando demais. é praticamente um gol bonito de fora da área a cada dois jogos. mas o time tem que ficar atento a fragilidades defensivas. tomar dois gols do santo andré não é normal. acho que léo fez uma partida beeeem ruinzinha.
Anônimo disse…
o jonas pode não ter jogado bem, mas reparei que nos escanteios contra o grêmio, ele tirou TODAS. só quis dizer. Heh.

desde que foi anunciada a mudança pro 3-5-2, manifestei minha opção pela saóda do léo, não do marques. léo vinha sendo muito inseguro, bem o contrário do rafa.

pior que quase perdi de ir nesse jogo, por que o globoesporte.com dizia que o jogo era no domingo! quando descobri que era mesmo no sábado, já eram 5 pras 6. heh. peguei um T2 e cheguei a 7 do primeiro tempo, QUE FRIACA.
Chico disse…
O Monumental pulsou e o GRÊMIO ganho mais uma.

Grnde jogo de Souza e Rafa Marques.
Chico disse…
3 x 2 ficou barato pro santo andré.
Bernardo disse…
ganhas ou percas te sigo aonde foooooorrrr!!!
Vicente Fonseca disse…
Acho que o Léo caiu bastante de rendimento no 4-4-2. Começou a temporada bem, mas não transmite a mesma segurança de antes.

Incrivelmente, Giuliander, Fábio Santos começa a fazer falta quando não joga. Porque ele é uma jogada forte pelo lado esquerdo, cresceu bastante ultimamente. O Mário Fernandes é um guri, muito novo. Não tem ainda o cacoete do lateral, mas as boas arrancadas dele podem transformá-lo numa opção por ali. O Grêmio realmente tem que encontrar uma alternativa quando o adversário bloqueia sua jogada pela esquerda. O Inter fez isso no Gre-Nal, mas não deu certo, já que deu campo demais no segundo tempo para o tricolor jogar. Mas me parece claro que, mesmo com seus problemas, o momento gremista é tecnicamente melhor que o colorado.
ah, quanto ao momento técnico não há dúvidas, o grêmio está à frente. aliás, só sandro e sorondo andam se salvando no inter. andrezinho de vem em quando joga. os demais afundam. o grêmio tem CUJUNTO, o que, senão é tudo, é um diferencial importante quanto times com elencos pretensamente melhores não conseguem jogar bem. gosto da sistemática gremista. o problema sãos as laterais e a má fase do léo. o tcheco, contra o santo andré, achei que jogou bem. fez uma bela jogada de ponta direita e serviu o souza antes do empate. um primor. pena que não é sempre assim.
Vicente Fonseca disse…
Sandro e Sorondo foram os dois poupados pela torcida no desembarque em Porto Alegre. Foram os dois melhores colorados no Gre-Nal, além do Nilmar.

Acho que a inconstância do Tcheco é um problema que tem sido até maior. As laterais dá pra resolver com os jogadores que tem; não são grande coisa, mas a média nacional os permite. A má fase do Léo é fazer a opção pelo Rafael Marques. Já o Tcheco, quando vai mal, prejudica muito todo o CUJUNTO, já que é um jogador que faz o time jogar quando está bem. Quando não está, todos penam. Sorte que existe o Souza nestes casos. É o forte do Grêmio, ter dois meias deste nível.
Amengual disse…
Mas que beleza, vejo o pessoal encampando minha tese de que o R.Marques tem de ser titular. Tá absurdamente melhor que o Léo, que só corre quando sai gol, para comemorar e sair na fotografia. Acho que o Victor falhou no segundo do Sto André. Ficou no meio do caminho. Fez que foi, não foi e acabou fondo. Abraços.
Vicente Fonseca disse…
Sem problema algum, rapaz. Sempre achei Rafael Marques um bom zagueiro, e fico feliz que o Grêmio esteja bem servido naquela posição. Abraço.
augusto g. disse…
só eu achei que o herrera simulou afu no lance da expulsão?
Vicente Fonseca disse…
Herrera valorizou, mas me pareceu claro que foi atingido.
Gustavo disse…
O cara deu uma bifa na lata do Herrera e não foi "movimento involuntário" como disseram os caras do SporTV. Foi justo sim.

O Herrera sempre vai valorizar, assim como 100% dos jogadores profissionais de futebol. Passa a "aguinha mágica" e passa a dor instantaneamente.