Galo forte, Galo vingado

Celso Roth é um caso a ser estudado. Ninguém duvida de sua capacidade. É um técnico que consegue mobilizar rapidamente um grupo de jogadores, a ponto de arrancar o máximo deles num curto de espaço de tempo. Quando o Grêmio demitiu Hugo de León às vésperas da estreia na Série B, em abril de 2005, defendi sua contratação justamente por isso. Já naquela época, a amostragem dele neste tipo de trabalho é excelente: em 1997, com o Inter; em 1998, 2000 e 2008, com o Grêmio; em 2001, com o Palmeiras. Sempre começava bem seus trabalhos.

O problema é a hora decisiva. Roth se esquece das convicções, muda tudo, perde, causa desgaste com a torcida, e cai fora. Não chega ao grande título por detalhe. Talvez o Atlético-MG tenha pesado tudo, e pensado que valia a pena. Afinal, há anos o clube não disputa grandes títulos, e nem tinha perspectivas para isso.

Roth chegou no turbilhão de uma humilhante perda de Campeonato Mineiro. Quase reverteu uma desvantagem grande na Copa do Brasil (quase, mais uma vez) em sua estreia. Hoje, lidera o Brasileiro. O rival Cruzeiro perdeu a Libertadores um dia antes, tudo virou. Ontem, uma atuação excelente de seu time o recoloca na liderança, num Mineirão lotado e em chamas, diante do São Paulo - em crise, nem sombra de um tricampeão brasileiro.

Desejo sorte ao Galo, time com o qual simpatizo e quero ver forte novamente no cenário nacional. Que Roth, em mais uma chance que recebe num grande clube, tenha aprendido a lição.

Seleção da Libertadores
Com 50% dos votos, Martín Silva, do Defensor, foi escolhido por vocês, prestimosos leitores, o goleiro da Libertadores de 2009. Hoje, abre-se a votação para lateral-direito. Segunda-feira será escolhida a dupla de zaga, terça o lateral-esquerdo, quarta os volantes, quinta os meias, sexta os atacantes e na outra segunda o técnico. Não deixem de votar!

Foto: Diego Tardelli e Éder Luís comemoram a semana perfeita para a torcida atleticana (Rafael Dantas/Futura Press).

Comentários

Faraon disse…
Atlético comprovou toda sua pequenês e demonstrou por que não ganha um título desde 1971 e por que jamais ganhará qualquer coisa importante: um dia após a derrota do rival para o Estudiantes, o mascote do clube desfila com a bandeira do algoz cruzeirense em pleno gramado do Mineirão em um jogo importante do Brasileiro. Cena ridícula. A torcida fazer isso até entende-se. A instituição, é preocupante e vergonhoso.
Lourenço disse…
É, cada vez mais fica claro que o Celso sabe fazer. Pouquíssimos técnicos fazem, com a rapidez que ele faz, times médios jogarem muito bem. É um técnico cruel, porque faz o torcedor sonhar. Na hora da pomada, no entanto, sempre se perde.
André Kruse disse…
Ano passado a culpa da queda do Grêmio no segundo turno foi toda pro Celso Roth. Foi justo?

Atlético provavelmente caíra de produção, elenco limitado, times da libertadores se recuperando. Imagino que Roth novamente seja o principal (senão único) culpado.
Vicente Fonseca disse…
Não. Era impossível manter aquele ritmo do primeiro turno. Celso Roth teve sua parcela de culpa ao inventar em algumas horas decisivas (jogo contra o Cruzeiro, por exemplo), mas teve muito mais méritos que culpa ano passado. Inclusive votei nele pra melhor técnico do campeonato no Carta na Mesa, fez um belo trabalho.

Neste ano, o Atlético-MG deverá cair de produção, se não for reforçado. Roth poderá ter sua parcela de culpa ou não, e aí vai depender muito do oportunismo de quem comentar.

Só o que eu quis chamar a atenção foi o fato de sua trajetória várias vezes começar bem para depois se perder. Isso não foi só em 2008, foi em 1997 e 2001 também, por exemplo. Agora, há chance de isso ocorrer, vamos ver aonde termina o Atlético-MG. Mas já são quatro amostras, que representam um dado consistente.
André Kruse disse…
Mas pra história fica essa de que o Roth entregou.

Esquecem da falta de profissionalismo de alguns jogadores (Pico)

Esquecem da arbitragem e da campanha capitaneada pelo Milton Neves.

Esquecem do racha político no clube.

Esquecem da falta de reforços (Souza só foi dar certo em 2009)
Vicente Fonseca disse…
Ah, pois é. E é justamente pela história que, caso o Atlético-MG também não seja campeão, falarão dele como culpado.

Tudo teve sua parcela de culpa, mas a do Roth realmente chama a atenção pela reincidência. Fora o fato de ele não ser lá muito simpático. Isso conta, nós sabemos.

Sobre o Souza, acho que foi um dos erros do Celso Roth o de tentar colocá-lo a todo custo num time que estava pronto.
Lourenço disse…
André aponta boas questões, tanto do Grêmio quanto do Galo, as coisas nunca são monofatoriais. No entanto, quando se vê que o Celso Roth tem bom tempo de estrada e só ganhou estaduais e uma Copa Sul, fica difícil.
Prestes disse…
O Roth se auto-boicota. Aquele time do Inter de 97, por exemplo, não era tão bom, mas precisa o cara mexer no time na fase final?

O cara inventou de botar o Gustavo Manteiga na lateral-direita e passar o Enciso pro meio, quando tava dando tudo certo. Não tem explicação.
Little Potato disse…
Roth se resume a isso: ele arruma o time, o time cresce, e no início os méritos são exclusivos do treinador. Então, com a equipe ajeitadinha, algumas individualidades aparecem, se destacam, crescem...
Nessa hora ele resolve mudar, pois o "dedo do treinador" tem que aparecer, afinal, a estrela é ele, não o time. "Eu ganho, meu time perde" - aquela história. Aí desanda a maionese.

Assim como o Leão do início do Século, Celso Roth tem graves problemas com auto-afirmação.
Little Potato disse…
E nesse momento recebo a informação que foi deferido o efeito suspensivo no caso D'Alessandro. :P

Pelo histórico recente, é hora de rever o meu palpite pro bolão.
Prestes disse…
Luxemburgo confirmado no Santos.
LF disse…
Faraon: o Estudiantes desfilou com a bandeira do Atlético em La Plata! Nada mais justo que o mascote faça isso.