Os mesmos erros de sempre

Foi uma jornada melancólica do Grêmio em Recife. O time até não foi de todo ruim. Teve uma atuação razoável no primeiro tempo, quando sofreu o gol. Ia mal no segundo até empatar, quando passou a controlar o jogo. Mas - já virou lugar-comum - novamente o time cometeu os três pecados que vêm se sucedendo na temporada: perder gols, ter jogadores expulsos e, especialmente no Brasileirão, entregar resultados no final dos jogos.

Autuori inventou Hélder na zaga quando muito mais simples seria postá-lo na lateral-esquerda e alçar Jadílson a meia pela esquerda. Ou então escalar Héverton ali desde o início, já que o guri estava no banco e até entrou no segundo tempo. Se em sua posição Hélder já não faz grande papel, como zagueiro teve atuação comprometedora. Só não foi pior porque o Sport vem em péssimo momento técnico e não soube aproveitar como deveria.

O Grêmio começou melhor. Herrera fez grande jogada, mas Jonas perdeu sem goleiro. Maylson fazia boa partida como segundo homem de meio, dava a intensidade que Douglas Costa nunca conseguiu. Numa bola em que matou no peito, a arbitragem deu falta no grito dos jogadores pernambucanos. Dali saiu o gol de Fabiano Costa, que não dizia ao certo o que era o jogo.

No segundo tempo, com Fumagalli no lugar de Hugo, o Sport melhorou. O tricolor errava muito, não conseguia chegar próximo do gol. Até que Jonas empatou em linha de impedimento mal feita. Era o gol achado. Gol que desestabilizou o rubro-negro e deu ânimo ao Grêmio, que investia no erro adversário e passou a jogar melhor. Aí veio a expulsão de Jonas, um lance tão infantil dele quanto de excessivo rigor por parte do árbitro. O Sport veio para cima, o time gaúcho se retraiu e saíram dois gols, aos 39 e 43, quando o empate já era deveras simpático.

Uma oportunidade muito boa de fazer ponto (s) fora de casa é desperdiçada por mais uma expulsão, a quinta do time em oito jogos. O Grêmio estaria no meio tabela com o empate, mas agora é 14º colocado. Já são cinco pontos de distância para o G-4. É cedo ainda, e a Libertadores deve ser a prioridade, mas não custa lembrar. Como também vale ressaltar que, sob o comando de Paulo Autuori, são apenas 2 vitórias em 9 jogos. Há que se dar tempo ao tempo, claro, mas não são números nada animadores.

Campeonato Brasileiro 2009 - 8ª rodada
28/junho/2009
SPORT 3 x GRÊMIO 1
Local: Ilha do Retiro, Recife (PE)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Público: 14.883
Renda: R$ 72.545,00
Gols: Fabiano Costa 18 do 1º; Jonas 18 e Élder Granja 39 e Fumagalli 43 do 2º
Cartão amarelo: Hamílton, Hugo, Sandro Goiano, Fabiano Costa, Douglas Costa, Rafael Marques e Herrera
Expulsão: Jonas 33 do 2º
SPORT: Magrão (5,5), Élder Granja (6), César Lucena (6), Juliano (5,5) e Dutra (6); Hamílton (5,5) (Dudé, intervalo - 5,5), Sandro Goiano (5,5), Fabiano Costa (6) e Hugo (6) (Fumagalli, 40 do 1º - 7); Ciro (6) (Weldon, 23 do 2º - 4,5) e Wilson (5). Técnico: Emerson Leão (6)
GRÊMIO: Marcelo Grohe (5,5), Mário Fernandes (5) (Héverton, intervalo - 5), Rafael Marques (5,5) e Hélder (4) (Fernando, 25 do 2º - 4,5); Joílson (4,5), Orteman (5), Maylson (5), Douglas Costa (4,5) (Isael, intervalo - 5,5) e Jadílson (5); Jonas (4) e Herrera (5,5). Técnico: Paulo Autuori (4,5)

Foto: Genro de Luxemburgo abre o placar na Ilha (W. C. Correia/Futura Press)

Comentários

Lourenço disse…
Espero que tudo isso signifique uma classificação na quinta. Ficar de fora de duas Libertadores em apenas uma semana será demais.
Lique disse…
1.mais um genro do luxemburger?

2.essas expulsões estão duras de engolir, quase tanto quanto os gols perdidos. o grêmio tinha voltado a jogar.

3.o esforço do ciro em se parecer com o cristiano ronaldo, tanto em estilo (ataduras e cabelo), quanto na pose e no estilo de jogo, é bizarro. pior é que ele até joga bola, mas tem que treinar melhor antes de tentar os elásticos e pedaladas. teve uma pedalada ali que chegou a ser ridícula.
Vicente Fonseca disse…
Esse Fabiano Costa é aquele mesmo do Inter e do Santos. O mesmo genro do Luxa de antes (a não ser que ele tenha outro e eu não saiba, ou a filha do Luxa tenha metido uns cornos no rapaz).
Lique disse…
o maldonado não era genro do luxemburgo? ou tou enganado?
Vicente Fonseca disse…
Bah, daí já não sei. Sei que este Fabiano é (ou era), mas o Maldonado realmente não lembro.
Lique disse…
maldonado é, atualmente, EX-GENRO do luxemburgo. por muito tempo jogou nos times dele, como homem de confiança, no santos e no cruzeiro. não sei se só por isso. mas jogou.
Vicente Fonseca disse…
Achei uma matéria que confirma o fato do Fabiano ser o genro dele:

http://www.futebolinterior.com.br/news.php?id_news=30975

Interessante que o Maldonado agora é ex-genro e desde então não joga mais no time do Luxa. Hehe.
zeh nascimento disse…
AGORA OU VAI OU RACHA!!!
Se a pontaria melhorar, a gente passa quinta. Sem sombra de dúvidas.

Só que a pontaria tem que melhorar. Não dá pra perder as chances de gol que estamos perdendo.

Não falo do jogo de hoje porque não assisti. Mas já esperava um placar assim.
Gustavo disse…
Eu assisti ao jogo. Tudo leva a crer que o resultado não teria sido este se o Jonas não fosse expulso. Concordei com o LÚCIO SURUBIM que comentava na SporTV (corajoso, por sinal): não era lance pra expulsão, pois o Jonas não agrediu o zagueiro do Sport, apenas impediu o prosseguimento. Só amarelo era cabível lá.

De todas formas, troféu JUMENTO da rodada pro RÔNAS, que conseguiu ter a brilhante ideia de fazer isso.

Ontem foi a PROVA CABAL de que Douglas não joga nada. Até o Mário FUJÃO jogou mais que ele. Acho que só o Hélder conseguiu ser pior - um verdadeiro DESASTRE defensivo.
Gustavo disse…
Imagino que o Autuori tenha tirado o Herrera no intervalo pra poupá-lo já que será o TITULAR quinta.

Até porque se o técnico não o PROMOVER, deve ser demitido imediatamente.
Vicente Fonseca disse…
Gustavo, surpreendentemente o Lúcio Surubim me parece um bom comentarista mesmo. Já na Libertadores, na campanha do Sport, me pareceu um cara bem sensato. Para ex-jogador que vira comentarista, está acima da média.

Herrera tem de ser titular mesmo. Outra boa partida. Cria opções, se movimenta. É um belo segundo atacante, que auxilia o homem de finalização.
André Kruse disse…
Também gosto do Lúcio Surubim. Certa vez vi ele contando que é dentista também. Ou seja, alguma diploma ele tem.

Absurda a expulsão do Jonas, tanto pela besteira feita pelo jogador como pelo exagero do juiz.
Little Potato disse…
Com aquele gol do Fabiano, as minhas esperanças para quarta-feira aumentaram 27,3%. No gol do Élder, estouraram em 90,27%.
André Kruse disse…
E o Maurício Noriega poderia ser um bom comentarista também, se controlasse a mania de comentar o resultado.
Vicente Fonseca disse…
O Noriega enxerga bem o jogo e é sensato, o que é sempre uma vantagem.

Mas o PVC, apesar de entender muito, é quem me decepciona pelo bairrismo exagerado.
André Kruse disse…
PVC anda muito bairrista mesmo, obcecado por Palmeiras-Keirrison-Luxa-Traffic
Amengual disse…
"Autuori já tem nove jogos e apenas duas vitórias. Não é uma estatística que se recomende". (Post no blog do comentarista da Gaúcha). Wianey copiando Fonseca ou Fonseca copiando Wianey? Se for a primeira opção eu metia um processo nele. rsrsrs Abraços.
Prestes disse…
Cara, poderia ter sido amarelo aquele lance do Jonas. Mas ele é tão burro que merece ser expulso.
Vicente Fonseca disse…
Prestes falou a verdade absoluta.

Amengual, meu post entrou às 21:23, o dele às 22:01.

DESTARTE...