Velhos conhecidos

O duelo entre Celso Roth e seu ex-clube é o destaque do sábado de Campeonato Brasileiro. Curiosamente, o treinador do Galo talvez conheça menos o seu próprio time que o adversário de hoje à tarde, o Grêmio.

A colocação de titulares indica que o tricolor pensa o Brasileirão como algo mais que um simples ensaio para os jogos decisivos que vive e ainda viverá na campanha da Libertadores. Desde o início é importante somar pontos, não ficar muito para trás na tabela. Obviamente não se pode exigir um nível de concentração tão alto como na competição continental, mas o desleixo dado no início de 2007 - compreensível, diga-se, pois havia muito mais jogos enfileirados que agora, onde há maior espaçamento na tabela - não se repetirá, ao menos por agora.

E é justamente esta folga na tabela que permite ao Grêmio arrancar bem no Brasileirão. Antes do jogo de ida contra o Caracas, haverá este duelo com o Atlético-MG e outro no domingo que vem, em casa, contra o Botafogo. Dali até o jogo de volta contra os venezuelanos, mais três semanas - e três partidas: Vitória (F), Náutico (C) e Fluminense (F). É importante começar bem, pois as semifinais e finais, caso o Grêmio as dispute, serão em semanas consecutivas, onde a tabela nacional aponta Goiás (C), Sport (F) e Corinthians (C), e aí será mais necessário um time misto ou reserva.

O jogo de hoje não é fácil. O Atlético-MG vive momento instável ainda, mas não é um adversário desprezível. É inferior tecnicamente, mas jogará em casa, com um treinador que conhece o Grêmio como nenhum outro e tem alguns bons jogadores no time titular. Uma vitória seria importante para ambos, pois empataram na estreia. Infelizmente deixarei de acompanhar ao vivo, mas tentarei algum videotape que me esclareça o jogo.

Rio de Janeiro e Curitiba
Flamengo e Coritiba jogam em casa e com o favoritismo contra Avaí e Santo André, respectivamente. O rubro-negro com mais chances de vitória, afinal, joga com os titulares. O Coxa irá com um mistão, priorizando as questões da Copa do Brasil, que envolvem o jogo da semana que vem, em casa, contra a Ponte Preta. Dois jogos sem o tamanho de Atlético-MG x Grêmio, mas com a mesma importância de tabela, claro.

Série B
2009 não parece ser o ano do Juventude. Ontem, a equipe fazia, fora de casa, 2 a 0 no Duque de Caxias. Mas permitiu a virada, com placar de 4 a 2. Para hoje, Ceará x Vasco e São Caetano x Bahia são os destaques.

Tri
O empate de 0 a 0 com o Arsenal deu ao Manchester United o tricampeonato inglês na manhã deste sábado, em Old Trafford. A última vez que esta sequência foi alcançada na Inglaterra foi entre 1999 e 2001, pelo próprio time de Ferguson. Neste fim-de-semana, Internazionale e Barcelona podem também confirmar seus títulos nacionais na temporada.

Comentários