Tarde de luxo, noite de gala

Raras vezes Porto Alegre viveu uma noite em que Grêmio e Internacional, ao mesmo tempo, disputassem partidas decisivas. Este é o charme de uma grande quarta-feira de futebol que vivenciaremos hoje. Aquela que deixou sem assunto o dia de ontem, a não ser pela expectativa grande que recairá sobre os duelos de hoje.

Em Caracas, Paulo Autuori assume a responsabilidade de estrear na Libertadores justamente naquele que é o time de melhor desempenho da competição até agora. É por esta razão e pela qualidade do Caracas em relação ao adversário anterior, que seria extremamente perigoso mexer na estrutura do time. É prudente o técnico gremista mexer no time sem alterar as peças, apenas corrigir alguns posicionamentos - que puderam ser vistos já diante do Botafogo, no fim-de-semana. O Caracas não é melhor que o Botafogo; rivaliza com a Universidad de Chile, quem sabe. Mas é um jogo de mata-mata, vem embalado. Terá o fator local a seu favor, mas não a ponto de pressionar ou intmidar o Grêmio, um time experiente e focado. E o técnico gremista tem razão: seu time tem o favoritismo, e digo mais: é claro que o empate não será desprezível, mas quem tem de voltar vivo para o Olímpico é o Caracas. Sua chance é hoje à noite. Buscar resultado em Porto Alegre será tarefa das mais complexas.

A tarefa do Internacional é um pouco menos complicada, porque joga em casa, mas igualmente de grande responsabilidade. Mesmo que Guiñazu esteja fora, quem perde mais com os desfalques é o Coritiba. Afinal, Marcelinho Paraíba é o grande jogador do Coxa Branca, é quem faz os gols e os cria num time que precisa fazer ao menos um gol hoje - a não ser que segure o colorado e, no máximo, perca de 1 a 0. No comparativo, o Coritiba é melhor que o Caracas, mas não muito. Mas é um time que, se sair vivo hoje, pode fazer as coisas acontecerem em sua casa, desde que não se atire para a frente, já que o contra-ataque colorado é um dos mais mortais que se pode acompanhar dos últimos tempos no futebol brasileiro.

Outros jogos
O grande jogo da noite em gramados sul-americanos, porém, não envolverá times gaúchos. É Cruzeiro x São Paulo, jogo de ida das quartas-de-final da Libertadores. É realmente uma pena esta coincidência de horários, pois tem tudo para ser o melhor duelo do ano por aqui até agora. O time mineiro leva certo favoritismo hoje, por estar em melhor momento e por jogar em casa. Mas é difícil desacreditar na equipe de Muricy, que tem forte chegada.

Pela Copa do Brasil, Carlos Alberto e Ronaldo assistirão a Vasco x Corinthians sem poder entrar em campo. O Maracanã receberá grande público, numa partida que marcará um certo renascimento vascaíno ao cenário de grandes decisões pelo país. Talvez o fato de o Inter estar disputando o título com os três grandes que mais recentemente caíram à Série B seja uma coincidência. Talvez.

O banquete vespertino
E não dá para esquecer de Barcelona x Manchester United, jogo que reúne os dois melhores times do mundo no momento, os dois melhores jogadores do mundo atualmente, tudo isso com o ingrediente ainda mais picante de ser a final do maior torneio europeu de clubes. Se há um jogo que pode ser rotulado como imperdível, é este. Mais que qualquer uma das partidas que teremos à noite. O Carta na Manga, claro, acompanhará este jogaço.

Comentários

luís felipe disse…
pergunta extra-oficial para o batatinha: qual era o famoso programa de rádio, gaúcho, que tinha Ponteio do Edu Lobo na característica?
klück disse…
minuto-a-minuto da final?

seria de um valor inestimável para os empregados que não poderão assistir ao jogo.
Lourenço disse…
Muito bom. E o minuto "Tudo que você gostaria de saber sobre Justiça Desportiva e nunca teve para quem perguntar, com Dr. Lourenço Fonseca"?

Como lamento não poder assistir Cruzeiro e São Paulo...
Lourenço disse…
Ademais, eu gostei do barulhinho do fundo, parece que é uma conversa em um ônibus, bem casual.
Vicente Fonseca disse…
Ok, Klück. Esforçarei-me e farei um minuto a minuto da final.