O Palmeiras sobrevive

Depois das duas derrotas nas rodadas iniciais, o Palmeiras conseguiu o que muitos já não apostavam ser possível: chegar vivo na última rodada de seu grupo na Libertadores. A vitória de 2 a 0 sobre a agora eliminada LDU compensou parcialmente os dois maus resultados obtidos em casa, contra Colo Colo (1 a 3) e Sport (1 a 1). Amanhã, goleada do Sport é o melhor resultado, pois poderia fazer o alviverde jogar por empate em Santiago. Qualquer outro resultado obrigará o time a vencer os chilenos fora de casa.

Longe de ser brilhante, o Palmeiras fez uma exibição cheia de problemas. O primeiro deles foi o dos nervos. Claramente pressionado pela eliminação diante do Santos, a equipe de Luxemburgo tropeçava em sua própria ansiedade e não encontrava alternativas diante de uma patética retranca dos equatorianos, muito longe do time que ganhou a Libertadores ano passado. Os problemas foram tais que a melhor chance do primeiro tempo foi da LDU, num chute de longe que desviou na zaga e deu na trave de Marcos.

Após o sofrível desempenho do primeiro tempo, quando Diego Souza e Cleiton Xavier pouco abasteceram os discretos Keirrison e Lenny, Vanderlei Luxemburgo apostou em Marquinhos no lugar do fraco lateral Fabinho Capixaba. De certo modo, funcionou: foi ele quem cobrou o escanteio que culminou na falha de Cevallos e o gol acidentado de Marcão, que pôs o Verdão na frente e desmontou a Liga, que não estava preparada para marcar gols hoje, incrivelmente. Seguiram-se então os 35 minutos mais sonolentos da Libertadores, com um Palmeiras pouco interessado, ignorando a desvantagem decisiva que tem no saldo de gols, contra uma LDU que não conseguia jogar, triste quadro de quem, há nove meses, foi campeã continental.

Diego Souza fez o segundo em frangaço de Domínguez, que substituiu Cevallos, lesionado no lance do gol de Marcão. Só ali o Palmeiras se deu conta de que marcar gols era importante; Keirrison entrou no jogo quando este já estava definido. Muito pouco, mas o suficiente para manter o time vivo. Isto, porém, era previsível. Agora vem a parte mais difícil da epopeia palmeirense, que será vencer o Colo Colo no Chile. Ou, quem sabe, torcer por goleada do Sport amanhã, na Ilha do Retiro, algo tão improvável quanto. Mas nada impossível.

Taça Libertadores da América 2009 - Primeira Fase - Grupo 1 - 5ª rodada
21/abril/2009
PALMEIRAS 2 x LDU 0
Local: Palestra Itália, São Paulo (SP)
Árbitro: Jorge Larrionda (URU)
Público: 17.135
Renda: R$ 701.893,00
Gols: Marcão 2 e Diego Souza 37 do 2º
Cartão amarelo: Lenny, Diego Souza, Norberto Araujo, Cevallos e Reasco
Expulsão: Marquinhos 26 e Bolaños 26 do 2º
PALMEIRAS: Marcos (5,5), Maurício Ramos (5,5), Danilo (5,5) e Marcão (6); Fabinho Capixaba (4,5) (Marquinhos, intervalo - 5), Pierre (6), Diego Souza (6), Cleiton Xavier (5,5) e Armero (5,5); Lenny (4) (Sandro Silva, 28 do 2º - sem nota) (Wendel, 35 do 2º - sem nota) e Keirrison (4,5). Técnico: Vanderlei Luxemburgo (5,5)
LDU: Cevallos (5) (Domínguez, 8 do 2º - 4), Reasco (5), Espínola (4,5), Calle (5) (Vera, 25 do 2º - 4,5) e Norberto Araujo (5); Campos (5,5), William Araujo (4,5), Diego Calderón (5), Vaca (4,5) (Chila, 35 do 2º - sem nota) e Bolaños (4,5); Walter Calderón (4). Técnico: Jorge Fossati (4)

Foto: Marcelo Pereira/Terra

Comentários

luís felipe disse…
Liga de Quito é o segundo time campeão da Libertadores eliminado na fase de grupos, desde 2000.

Curiosamente, é também o segundo time que pega pelo menos um campeão da América na fase de grupos, desde 2000. Assim como o Inter, enfrentou dois times que tinham seu nome gravado na taça da Libertadores - e foi eliminado.
André Kruse disse…
Pena o Manso e o Bieler terem ficado de fora.

Mais uma vez o jogo do sport não será transmitido para Porto Alegre.