O carrossel verdadeiro

Eu tenho visto o Internacional jogar menos do que ele merece, mas dentro do possível. Sempre que necessário, priorizo jogos da Libertadores. Mas todas as informações que recebo, todos os vídeos que olho, todos os comentários que leio, dão conta de que este ano, sim, o Inter pode ser chamado de Carrossel Colorado sem soar arrogante, falso ou exagerado. Não aquele time que começou 2008 de forma irregular, mas que muitos apressaram-se em chamar de carrossel porque, em casa, patrolava a tudo e a todos.

Ontem, mais uma goleada: 5 a 0 sobre o Guarani. Nos últimos três jogos no Beira-Rio, foram 17 gols marcados e apenas um sofrido. A cada Gre-Nal que venceu neste começo de ano, o Inter se fortaleceu. Tite vem provando mais uma vez ser um treinador que sabe fazer um elenco de alto nível virar um grande time. Foi assim em 2001 e 2002, com o Grêmio. Está sendo novamente com o Internacional. Nas duas vezes, formou o melhor time do Brasil, o que jogava mais bonito em determinados momentos. Isto é um mérito irrevogável dele, por mais que o elenco seja numeroso e qualificado.

Resta saber se esta qualidade toda será apresentada quando times realmente fortes e competitivos jogarem contra o Inter. Pela amostra dos Gre-Nais, é um futuro promissor.

Copa do Brasil
O caminho colorado ficou mais aberto com a eliminação do Santos para o CSA. Não tenho nada contra Vagner Mancini, até o admiro pessoalmente (fez parte do Grêmio de 1995) e profissionalmente (tem formado bons times como técnico). Mas agora cabe fazer aquela perguntinha marota que os oportunistas de plantão sempre fazem quando um time dele ganha e/ou quando o tricolor gaúcho perde: por que será que a direção do Grêmio demitiu Mancini no ano passado?

O Fluminense, um dos maiores concorrentes do Inter teoricamente (ao lado de Santos e Corinthians) eliminou o Águia por 3 a 0 e agora pegará o Goiás. Este é um jogo de Série A que teremos nas oitavas, junto com Corinthians x Atlético-PR. Com a definição do adversário colorado hoje entre Náutico x Criciúma (2 a 2 na ida), poderemos ter mais um desses duelos, caso o Timbu siga adiante.

Libertadores
Eu esperava mais do Deportivo Quito. Os equatorianos chegaram vivos à última rodada. Imaginei que pudessem complicar a vida do Cruzeiro, mesmo no Mineirão. Enganei-me. O jogo foi de um 2 a 0 construído com facilidade, e os mineiros poderiam ter aplicado uma goleada no segundo tempo, tamanhas foram as chances perdidas. Destaque para as provocações de parte a parte que deram ao duelo um tempero todo especial - especialmente o embate entre Edwin Tenório x Kléber, com o matreiro equatoriano provocando o cruzeirense para cavar uma expulsão, surpreendentemente sem sucesso.

Em Sucre, o Estudiantes não jogou nada e ficou no 0 a 0 com o Universitario local, naquele que foi provavelmente o pior jogo desta Libertadores, segundo relatos. No Morumbi, o São Paulo confirmou a liderança com um 2 a 1 sobre o América de Cali. Destaque para o segundo são-paulino, onde o goleiro colombiano chutou a bola sobre Dagoberto e ela entrou para as redes, lembrando Clemer em seus dias mais macabros. Digno do Troféu Bola Murcha.

Na Ilha do Retiro, jogo pegado entre Sport e Colo Colo. Vi o primeiro tempo, de poucas chances. No segundo, a virada dos pernambucanos os classificou com uma rodada de antecipação no Grupo da Morte, nada mau. E deixa o Palmeiras na obrigação de vencer os chilenos em Santiago para seguirem adiante.

Após a rodada de hoje, as projeções dos adversários do Grêmio nas oitavas.

Foto: Lucas Uebel/Terra

Comentários

Lourenço disse…
Mais nova simulação
Boca x Defensor
Grêmio x Universitário
Libertad x Chivas
Nacional x River
SPFC x Sport
Cruzeiro x Universidad
Colo Colo x Estudiantes
Caracas x Cuenca

Fiz a simulação junto com Dedé, já fez pré-reservas no Peru.
Isso significa que nosso adversário das quartas, caso passemos, seria Colo Colo ou Estudiantes?

Tremi as bases. Mas ainda acho que o Boca não vence hoje no Equador.
André Kruse disse…
Mas agora cabe fazer aquela perguntinha marota que os oportunistas de plantão sempre fazem quando um time dele ganha e/ou quando o tricolor gaúcho perde:por que será que a direção do Grêmio demitiu Mancini no ano passado?Muito bem lembrado


Eu não gostaria de enfrentar o Defensor.
Prestes disse…
A mim parece que houve mesmo um desentendimento entre Pelaipe e Mancini.

Mas enfim, ontem objetivamente não houve culpa do Mancini. Quando a bola cai três vezes no pé do teu centroavante matador frente a frente com o goleiro, é por que a parte do treinador foi bem feita. Houve a falha da defesa, é verdade, mas o Santos poderia ter goleado.

Subjetivamente pode se argumentar "Kléber não estava focado, estava pensando no Corinthians", "O Santos entrou de salto alto".

E a responsabilidade maior sempre é do treinador, isso é fato. Ele comanda o barco. Agora, o trabalho do Mancini está sendo muito bem feito. No futebol, detalhes podem acabar com todo um trabalho (não que seja o caso).
Vicente Fonseca disse…
Prestes, eu não questiono o trabalho do Mancini. Acho que ele foi bem no Vitória, no Paulista e tá montando um Santos bem interessante. Nem vi o jogo de ontem, pra saber se a culpa dele. Foi só uma provocação praqueles que insistem em falar mal da direção do Grêmio por tê-lo demitido, como se cada sucesso do time dele fosse uma prova cabal de incompetência ou coisas do gênero.

Acho que tu entendeu o que eu quis dizer, né? Foi uma pequena provocação para que os bons resultados do Mancini não SUBAUND (VdP mestre) à cabeça dos mais oportunistas.
Pra mim, Mancini tem culpa na hora que escala metade do time reserva pra um jogo desse tipo, mostrando claramente que está priorizando a final de um campeonato de menor escala.

Só pra lembrar, Kleber Pereira não começou jogando ontem. Domingos, que foi expulso contra o Palmeiras, também não jogou. Pergunta que se faz: por quê?
Vicente Fonseca disse…
Pelo que eu andei lendo, rolou uma subestimação do CSA. Até nem culpo o Santos, já que o time está sendo quase rebaixado no Alagoão (é esse o nome, Fred?) e uma final de Paulistão tem seu valor, ainda mais contra o Corinthians. Mas é um risco que se corre.
Subestimar e futebol não combinam. Há n exemplos aí pra provar (Inter x União, Flamengo x América, Grêmio x Juventude em 2008, etc etc etc).

Se é na Vila Belmiro os dois jogos, não vejo motivo nenhum para colocar time misto. Poupem os que sentem dores ou algo do tipo, para preservação. Não metade do time.

Vontade de comer uma sopa KNOUR.
Prestes disse…
Como vocês SESCAN O Santos.

(só pra usar vdp)
Vicente Fonseca disse…
Não combinam mesmo. Não estou defendendo o que fez o Santos, até porque eu mesmo defendi que o Grêmio não preservasse ninguém contra o Aurora.

Prestes, dado o meu relativo desespero com a atual fase do Inter, eu torci pro Santos.

jsdjksd
Lourenço disse…
http://www.gremio.net/news/view.aspx?id=7748&language=0&news_type_id=1

Verdadeiro clube do povo do Rio Grande do Sul.
Prestes disse…
uhsduhhusduhsuh

Cara, agora entendi a tua provocação. Tu quis dizer: 'nem tanto não tão pouco'. Que não se diga agora que o Grêmio acertou em demitir Mancini só por um resultado, como o contrário antes tb era exagerado.
Vicente Fonseca disse…
Claro, claro. A demissão passou por outros motivos, que foram clareados pelo tempo. Foi só uma alfinetada na corneta e um momento para experimentar as delícias do oportunismo.
Vicente Fonseca disse…
Interessante notar que a diferença de gremistas para colorados aumenta nas classes A e B e no interior.
Prestes disse…
Acredito que a torcida do Grêmio seja, de fato, maior. É o que dizem todas as pesquisas.

Mas o Top of Mind VENDE colocações boas nas pesquisas. Um amigo muito próximo meu, inclusive fabicano, presenciou isso em um cursinho em que trabalhava. Os caras entraram em contato para VENDER um lugar entre as marcas mais lembradas.
Lourenço disse…
Quem é o responsável pela Top of Mind?
Não resisti disse…
Jornal Hoje ?
O Anônimo disse…
No Lance, às 19:59: Segundo o Marca, o Atlético de Madrid tentará comprar D'Alessandro.

o_O

O gringo tá no topo da lista de contratações.
...
Sai urubu ! Tem outras opções: o Lavezzi do Nápoli, o Ronaldinho do Milan, até o Cleiton Xavier tá a preço de banana no Palestra. É quase a mesma coisa.
"Mas ainda acho que o Boca não vence hoje no Equador."

Taram!

A próxima rodada de CUENCA CUELA fica por minha conta.
Unknown disse…
puxaram a CUENCA do riquelme...

s,djfkhpasjkdf
Lourenço disse…
Fred, pior que eu também achava que o Boca não venceria. Coloquei 1 a 1 hoje, e 3 a 0 na próxima. O Grêmio ganharia de 2 a 0. No saldo é que o Boca ficava em primeiro.
Verdade, Lourenço. E o Boca teria vantagem nesse caso, porque saberia o saldo que precisaria fazer para ficar em primeiro, em relação a nós. Mas claramente os xeneizes entraram em campo pra empatar o jogo.

Bem, tudo indica agora que nosso adversário será o Defensor, não? E no meu simulador, dará Caracas ou Cuenca nas quartas.

Se for assim...
Esqueci: Boca saberia o saldo porque jogaria dia 30, e nós dia 28. Assim, saberiam quanto precisariam vencer para passarem em primeiro geral.
Vicente Fonseca disse…
No meu simulador, marquei sempre 0 a 0 pra esse jogo do Boca de hoje.

Batatinha, eu vejo com bons olhos uma possível negociação. D'Alessandro seria uma contratação para reerguer o pobre e famigerado futebol espanhol.

hdshsdhdsh
Muita pena desse time do River. Não é à toa que são chamados de Gallinas.

Muito azar e fiasco desses caras...
natusch disse…
No meu simulador, dá Grêmio x San Martin.

E eu SEMPRE disse que o Grêmio seria a melhor campanha, e ainda digo. Taí o Fred que não me deixa mentir... O Seu CRESSION também agarantchi! (VdeP sem noção wins)
Felipe disse…
Sobre o Top of Mind, a pesquisa, apesar da vitória gremista, mostrou o crescimento colorado. Em Porto Alegre o Inter venceu. Devido às conquistas tricolores na década de 90, a torcida gremista ultrapassou a colorada. Mas se o Inter continuar nesse ritmo, a torcida colorada voltará a ser maior em alguns anos.
Vicente Fonseca disse…
Tudo depende de River x San Martín, Natusch. Eu acho que o San Martín vence em Buenos Aires, pois não creio que o River vá botar força máxima ou entrar com a concentração exigida. Se der River, o San Martín surge como um adversário bem possível.