Caminho aberto

Confirmados os confrontos das oitavas de final da Taça Libertadores da América, fica a certeza de que ao Grêmio valeu à pena o esforço empreendido para se tornar o líder geral da primeira fase. Os tricolores não apenas terão a vantagem de decidir todos os mata-matas no Olímpico como ainda contaram com a sorte de pegar um caminho tranquilo até pelo menos as semifinais do maior torneio da América do Sul.

Na próxima fase, o adversário será o modesto Universidad San Martín, do Peru. Vi pouca coisa deste time, mas o que pude acompanhar não é de se assustar, definitivamente. Time que se classificou com uma rodada de antecipação, mas ainda assim contou mais com a péssima fase do River Plate, que por méritos próprios. Não foi capaz de vencer em casa um Nacional desinteressado. Aliás, só não perdeu por detalhe, no último minuto empatou.

Nas quartas, o adversário será o Caracas ou o Deportivo Cuenca. Ambos são melhores que o San Martín, não resta dúvida. Mas, se compararmos ao que terão pela frente os outros favoritos ao título, é de se comemorar a sorte. Somente uma grande zebra, que beiraria o fiasco dependendo das circunstâncias, tira o Grêmio das semifinais desta Libertadores.

É difícíl prever quem será o adversário das semifinais, já que deve haver cruzamento forçado com outro clube brasileiro, que pode mudar o andamento das chaves. Hoje, sairia do quadrangular formado pelos duelos São Paulo x Chivas e Cruzeiro x Universidad de Chile. Estes dois clubes brasileiros, favoritos como o tricolor gaúcho, terão bem mais trabalho que o tricolor gaúcho, como se pode notar. Inclusive, podem confrontar-se nas quartas, o que causará um desgaste muito maior antes do provável confronto com a equipe do bairro Azenha.

Do outro lado, mais dificuldades ainda. A começar pelo confronto de brasileiros que teima em ocorrer, Sport x Palmeiras. O vencedor daí pegará Nacional ou San Luis nas quartas. Daí sai um semifinalista, que se defrontará com o vencedor do quadrangular formado pelas disputas entre Boca Juniors x Defensor e Libertad x Estudiantes. De sair faísca.

Para o Grêmio, perfeito. A chegada de Paulo Autuori poderá ser feita com maior tranquilidade. As derrotas nos Gre-Nais têm seu lado positivo: estão servindo de vacina e alerta a um time que dificilmente calçará salto-alto, e está tendo que provar em campo seu potencial. Jogando o que sabe, o tricolor chegará às semifinais bem menos desgastado que seu futuro adversário, que obrigatoriamente terá enfrentado confrontos bem mais espinhosos. Para quem pegou em 2002 (River, Nacional e Olimpia) e 2007 (São Paulo, Defensor, Santos e Boca) apenas pedreiras nos mata-matas, é uma compensação e tanto do destino. Resta pôr em prática esta vantagem imensa e precisar passar por apenas dois adversários realmente complicados para reconquistar a América.

Confrontos das oitavas de final e emparceiramentos
Grêmio x Universidad San Martín
Caracas x Deportivo Cuenca

São Paulo x Chivas
Cruzeiro x Universidad de Chile

Boca Juniors x Defensor
Libertad x Estudiantes

Nacional x San Luis
Sport x Palmeiras

Comentários

Tô cantando essa pedra desde semana passada, que os cruzamentos seriam esses. Está aí agora, o caminho aberto pro Grêmio. Basta se focar e não achar que é uma barbada que chegamos nas semifinais com time entrosado, Autuori conhecendo o grupo e conduzindo pra conquista do tri.

Caminho traçado. Agora é torcer.
Lique disse…
sport x palmeiras, de novo. wanderburgo deve estar apavorado.

gremio vai ter que botar o time titular no brasileiro pra treinar direito. esses 4 jogos nao vao botar o time a prova como precisa ser colocado. mas tambem nao da' pra bobear, claro.
zeh nascimento disse…
então, o palmeiras tirou o gorrinho que vinha sendo o ixpó metendo aqueles 0-2 na BOMBONILHA. me lembrou a situação de cruzeiro e gremio em 97: cruzeiro mal das pernas, ganha do gremio, classifica, mais pra frente elimina o tricolor e, bem, vcs lembram...

OLHOS NELES.

no mais, muita VALINGSA com esses confrontos 'fáceis'.
e sem mística. foco e trabalho.

ass.
zeh gehringer, consultor.
luís felipe disse…
o Grêmio tem que rever a sua relação com os seus blogueiros de futebol. Não é possível que fiquem desmerecendo injustamente os seus adversários dessa forma.
luís felipe disse…
será que o Grêmio vai poupar o time titular na Libertadores, para garantir uma boa campanha no brasileiro?
André Kruse disse…
Gostemos ou não, chegar na semifinal virou obrigação.

Grêmio corre o risco de repetir o Santos em 2007, que também teve caminho "livre" até as semifinais.

Gostei da contratação do Tulio. Ouvi entrevista dele na Band, disse quer ser médico apos encerrar a carreira.
Lique disse…
médico = açougueiro. parece bom volante.
luís felipe disse…
o último médico que jogou nessas bandas se chamava JOSÉ LUÍS "EL DOCTOR" HERBELLA, lembram?
Marcelo disse…
Minha previsão de cruzamentos:
U. San Martin
D. Cuenca
U. de Chile
Defensor

Eu acredito!!!
Rumo ao tri!!!
augusto g. disse…
um caminho fácil pode ser perigoso. não que eu ache que vá dar alguma zebra. creio que chegaremos nas semis sem dificuldade, mas meu temor é que o time não fique calejado. a falta de confrontos fortes pode deixar o time mole. daí é pegar a primeira pedreira e baubau.
Sancho disse…
Cada fase é diferente, zera tudo. Assim, o que importa é passar, não importando contra quem. Quanto mais fácil, melhor.

---

Herbella: melhor nem lembrar.

---

Túlio: boa contratação, em princípio. Mas vai ter que mostrar mais do que vinha mostrando.
Vicente Fonseca disse…
Zeh, é uma situação parecida mesmo. Naquele ano, o Grêmio deixou de matar o Cruzeiro aqui e perdeu a vaga nas quartas. E era bem mais time que os mineiros, que conseguiram o título de forma muito copeira.

Luís, espero que seja a única relação entre Túlio e Herbella o fato de serem interessados na Medicina. Brincadeiras à parte, é um bom jogador, experiente, terá muito a acrescentar. O problema é seu descontole emocional frequente. Se cair na catimba castelhana, pode ser expulso.

Augusto, acho que jogar contra times fracos tem suas vantagens e desvantagens. Se é verdade que não são adversários que realmente testem o Grêmio, por outro lado, se bem enfrentados, não desgastarão o time tanto. Uma sequência como aquela de 2007, São Paulo, Defensor, Santos e Boca é de enlouquecer qualquer um. Acho que quanto mais times medianos vierem, melhor. Mas entendo teu ponto.