Alma charrúa

O Defensor escreveu hoje mais um lindo capítulo de gana na história da Taça Libertadores da América. A classificação obtida hoje diante do Independiente Medellín é, provavelmente, o mais fantástico episódio da história deste clube uruguaio. E, sem dúvida, foi o maior jogo da Copa 2009 até este momento.

O primeiro tempo não vi, estive acompanhando Sport x Colo Colo. Os violetas saíram à frente, sofreram o empate, mas fizeram o 2 a 1. Só a vitória interessava; qualquer outro resultado colocaria os colombianos nas oitavas.

O segundo tempo vi todo. Os primeiros 32 minutos foram de tentativas do Independiente, mas controle das ações dos uruguaios, que já fechavam o time em busca da manutenção do placar. Aos 32, porém, o inesperado e trágico empate colombiano, que tirava o Defensor da Libertadores. Os violetas voltam a pressionar. Cinco minutos depois, Diego de Souza cobra falta de longe e desempata novamente. O Independiente perdia a vaga e a cabeça. Teve um jogador expulso, seu técnico também, ninguém se entendia. Jogo à feição para os uruguaios.

Do nada, a tragédia. Num escanteio, empate do Independiente. 3 a 3, 46 minutos. Faltavam três minutos. Eu estava vendo no Roja Directa, com o delay habitual. Eis que surge um diálogo meu com Fred Posselt Martins, que via noutra fonte, sem o delay, uns 20 segundos à minha frente:

Fred: FILHOS DA MÃE!
eu amo times uruguaios

Vicente: não me diz que tá 4 a 3

Fred: ok, não digo

Como diria Haroldo de Souza, adivinhem! Defensor 4, Independiente Medellín 3. Última bola do jogo, aos 48:58 de um segundo tempo que ia até 49:00. De chiripa, lindíssimo. Não há como não admirar os times uruguaios; não há nada como um jogo de Libertadores.

Surgem assim como possíveis adversários gremistas (caso o tricolor vença o Boyacá Chicó) Defensor, Universitario e Colo Colo. Até poucos minutos atrás, eu preferia o Defensor, pela proximidade geográfica. Não quero mais.

Mas as projeções ficam para a manhã de sexta, após os jogos de Boca e River. A superquarta de Libertadores e Copa do Brasil fica para a tarde desta quinta. Os charruas roubaram a cena - e o post deste fim de noite.

Foto: Iván Franco/EFE

Comentários

O clima primaveril deste novo milênio é mais propenso para o florescer das violetas em vez dos girassóis habituais do século passado.

Nota-se claramente a torcida do Haroldo para o DIM nessa foto.

E ainda prefiro jogar contra o Defensor agora.
natusch disse…
Pena que não vi =\
O Anônimo disse…
O ano começou com um jogaço atrás do outro ! Lamento não ter visto esse, mas estava passando um filme repetido no Beira-Rio, que eu não podia perder.

Falando nisso, o carrossel do Pastor, com seu "toco e me voy" pampeano, segue dando seu show num palco menor.Que lástima.
Quem sabe ano que vem a turnê seja pelas Américas.
luís felipe disse…
olha, eu não lembro de ver, em algum momento da vida, o Inter jogar tão bonito como foram os últimos cinco jogos.

que assim persista.
luís felipe disse…
aliás, engraçadíssima a coluna do Hiltor no Correio do Povo de hoje, levantando a bola do Vágner Mancini. Provavelmente escrita antes do Santos ser eliminado pelo CENTRO SPORTIVO ALAGOANO na Copa BR.
Lourenço disse…
Jogaço mesmo.
Vicente Fonseca disse…
CSA que, diga-se, está a 1 ponto da zona de rebaixamento no fortíssimo Campeonato Alagoano.
Sim, e a dois pontos da lanterna, necessitando vencer nas duas últimas rodadas para continuar na primeira divisão.

Segunda terei que fazer uma correção de um erro cabal que cometi ontem no Momento Tupi. Só pra deixar registrado desde já.