O possível para a situação

O Grêmio não sai de Canoas satisfeito, mas não há muito o que reclamar. Diante da priorização da Libertadores, escalou um time descaracterizado justificadamente. Claro que a atuação dos reservas não foi boa, e que seria mais interessante ir a Cochabamba numa situação melhor na tabela (o time lidera, mas tem um jogo a mais), classificado. Mas o empate de 1 a 1 não é exatamente um resultado de todo desprezível, porque não foi de derrota - o que sempre perturba o ambiente - e porque a Ulbra é um dos bons times pequenos deste Gauchão.

O tricolor foi supreendido com um gol logo de saída, num erro que começou lá no meio com Maylson e pegou a zaga toda fora de posição. Uma jogada que resume os principais problemas gremistas hoje. O primeiro deles é o posicionamento do meio-campo. Imaginei que Orteman seria o jogador mais próximo dos atacantes, mas este homem foi Maylson, que não tem esta característica. O uruguaio, por outro lado, não joga nada recuado. Atrás deles, Júlio César foi bem no combate, especialmente na cobertura a Jadílson, que não foi bem no apoio e deixou espaços atrás. O outro problema foi a zaga que, embora fosse composta por três boas promessas, falhou infantilmente em alguns momentos, colocando o resultado a perigo.

O primeiro tempo, ao contrário de ser movimentado e picante a partir do gol de bonificação da Ulbra, foi lento e chato, talvez devido ao forte calor. O segundo sim, foi mais interessante. A partir das entradas de Maxi López e Douglas Costa, o Grêmio foi mais agressivo e chegou ao empate logo aos 10 minutos. O tricolor teve chances de virar, mas logo a Ulbra foi para cima em busca do gol, que não veio. Jogo transcorreu corrido e equilibrado, onde o empate disse bem o que ocorreu em campo. No final, ambos pareciam satisfazer-se com o 1 a 1, especialmente o Grêmio, de quem é mais difícil cobrar algo pelo desentrosamento que assola seu time suplente.

Destaque para os dois que entraram no intervalo. Douglas Costa fez jogadas de grande técnica em alta velocidade, criando alternativas e jogadas perigosas. Maxi foi novamente batalhador, conseguindo desarmes interessantes. Seus dois maiores erros denotam clara falta de tempo de jogo ainda, fator que deve adquirir com o tempo, entrando aos poucos como está. Herrera entrou mais no jogo com o ingresso de ambos, lembrando-se de jogar em vez de só reclamar, como no primeiro tempo.

Em tempo:
- Lindo ver na RBS TV as dezenas de placas com o nome da Ulbra, inclusive a melhor delas: "Sport Club Ulbra, o Nome Oficial do Futebol". Tapa de luva como poucos.

Campeonato Gaúcho 2009 - Taça Fábio Koff - Grupo B - 4ª rodada
22/março/2009
ULBRA 1 x GRÊMIO 1
Local: Complexo Esportivo da Ulbra, Canoas (RS)
Árbitro: Leandro Vuaden
Público e renda: não divulgados
Gols: Tatá 1 do 1º; Makelele 10 do 2º
Cartão amarelo: Tatá, Júnior, Wanderson, Herrera, Saimon, Reinaldo e Makelele
ULBRA: André Luís (6), Dudu (5,5) (Henrique, 31 do 2º - 5,5), Bruno (5), Teco (5,5) e Jonathan (5,5); Wanderson (6), Gavião (5,5), Léo Dias (6) e Júnior (5,5) (Rogério Pereira, 31 do 2º - 5); Lê (6,5) e Tatá (6) (Leonel, 35 do 2º - sem nota). Técnico: Beto Almeida (5,5)
GRÊMIO: Marcelo Grohe (6), Saimon (5), Thiego (4,5) e Héverton (5); Makelele (6), Júlio César (5,5), Orteman (4) (Douglas Costa, intervalo - 6), Maylson (5) e Jadílson (4,5) (Hélder, 22 do 2º - 5); Herrera (5) e Reinaldo (4) (Maxi López, intervalo - 5,5). Técnico: Celso Roth (5,5)

Foto: Eduardo Andrade/Futura Press

Comentários

Anônimo disse…
Jogo do Grêmio reserva no Gauchão: nada pode ser mais chato
Tá enchendo o saco já essa hipocrisia. Lá pelas tantas, até o Jader Rocha deu uma vacilada na ordem que desceu e chamou o time de Ulbra, logo depois se "corrigindo" e chamando de Canoas.

Esperemos a idolatria sobre a "liberdade de imprensa" nos próximos dias.
Anônimo disse…
Makelele: nesse você pode confiar.

Sem mais, deixo abraços já saudosos a todos :)
Anônimo disse…
Foi o Batista que cometeu o "ato falho" (na verdade, ato correto).

Achei legal a iniciativa da Ulbra de colocar umas SEISCENTAS referências ao nome do clube em todo o estádio, só pra constranger a turma do Sirotsky. Inclusive a camiseta do Beto Almeida tinha um "Sport Club Ulbra" gigantesco nas costas.

Não há explicações lógicas para a ausência de Douglas Costa desde o início do jogo, já que era uma equipe reserva. A mensagem que JUAREZ deixa é que DC é reserva dos reservas - humilhação máxima. Quando entrou, tocou fogo no jogo.

Em todas as participações de Maxi Lopez em jogos do Grêmio, não consegui ver UMA virtude sequer no argentino, que justificasse seu alto custo. Me parece lento, pouco habilidoso no drible, perde bolas fáceis e se atrapalha na conclusão, como no momento que trombou com Makelele (que conclui a gol muito melhor do que o argentino).
luís felipe disse…
das duas uma: ou a presença de Douglas Costa no final do jogo é um indicativo de terceiro reserva, ou é um exemplo de que ele pode jogar contra o Aurora - afinal, não atuou por 90 minutos.
Vicente Fonseca disse…
Hehe.

Pela entrevista dada ao Bate Bola ontem à noite, Celso Roth deixou a entender que Douglas Costa será "promovido" a reserva. Preteri-lo em favor de Orteman já ultrapassou o limite do absurdo.
Anônimo disse…
Me dei conta de uma coisa: o Zero Hora e o ClicRBS utilizam o nome Ulbra. É provável que a utilização do nome Canoas para a RBS TV tenha a ver com alguma cláusula contratual da Globo.
Vicente Fonseca disse…
Ou com a Ulbra TV, que, pelo que dizem, andou batendo o Fantástico na audiência ontem. Tanto que o Tadeu Schmidt disse que o Grêmio empatou em 1 a 1 com o CÂnoas.
Unknown disse…
se eu fosse da ulbra, não fazia só meia dúzia de cartazinhos escrito NOME OFICIAL: SPORT CLUB ULBRA. colocaria banners gigantescos ao redor de TODO O CAMPO, de maneiras que fosse IMPOSSÍVEL não captar qualquer alusão ao nome oficial. ah, e orientaria os jogadores a comemorarem sempre próximos a essas faixas...

mas isso, MUITO PROVAVELMENTE, tem mais a ver com orientação DE CIMA, pq as equipes de vôlei também têm os nomes vinculados aos patrocinadores, mas são tratadas pelo nome das cidades de onde vêm.
Anônimo disse…
Nos jogos da Libertadores o Douglas ficou no banco e o Orteman nem fardou.
É orientação (entenda-se ORDEM) da Globo, pessoal. O Galvão Bueno também chama a Red Bull Racing, construtora da F-1, de RBR. Parece ser um princípio da empresa de só mencionar nomes de pessoas jurídicas de caráter privado em sua programação que estejam anunciando na emissora.

Ou seja, em detrimento do valor-notícia e da credibilidade, dão prioridade ao seu setor marqueteiro e publicitário.

E me falam de liberdade de imprensa...
A propósito, Orteman ficou de fora da delegação gremista que está nesse momento rumando pra Bolívia.

E Douglas Costa está na delegação.