Feiura eficiente

O São Paulo, mais uma vez, foi o São Paulo: pragmático, prescinde das firulas em nome dos três pontos. Marcou seu gol cedinho, na base da bola aérea, e, nos outros 88 minutos, basicamente tratou de parar o desfalcado Palmeiras, acabando com a invencibilidade alviverde no Paulistão e encaminhando sua vaga às semifinais.

A diferença de um jogo equilibradíssimo foi a maior eficiência são-paulina. O tricolor começou botando a bola na área, e a dupla de zaga palmeirense ainda não é suficientemente segura. Hernanes cruzou como poucos, Washington se posicionou e marcou como ótimo centroavante que é. Os primeiros 15 minutos de jogo foram todos do São Paulo. O Palmeiras entrou buscando jogar no erro, mas logo de cara se via obrigado a ir para cima. Diego Souza fez falta ao Palmeiras, que teve um meio-campo excessivamente leve hoje. Quando Marquinhos e Willians saíram do afunilamento para cair nas costas dos laterais Zé Luís e Júnior César, criaram pequenos problemas à equipe de Muricy. Cleiton Xavier e Keirrison, porém, estavam sumidos, bem marcados por Jean e André Dias, respectivamente.

Com as entradas de Ortigoza e Evandro, o Palmeiras começou melhor no segundo tempo. Decidido a empatar o jogo, teve maior posse de bola que o São Paulo, mas a segurança defensiva do tricolor era tamanha que um gol alviverde parecia impossível. Cleiton Xavier, mais ligado, causou alguns transtornos. Ortigoza saiu lesionado e entrou Lenny, mais agudo. Muricy resolveu colocar Renato Silva no lugar de Arouca, mudando para um 3-5-2, que diminuiu a contundência ofensiva do time de Luxemburgo.

A imperícia de Dagoberto e de seu substituto Hugo era um grande problema para o tricolor, que raramente conseguia reter a bola no campo de frente. Washington se via isolado contra Danilo e Maurício Ramos. O Palmeiras quis partir para o abafa, e quase empatou em golpe de vista de Rogério Ceni que deu na trave.

Destaques individuais para André Dias, que anulou Keirrison; Jean, implacável na marcação dos meias palmeirenses; Washington, pelo oportunismo; e, do lado do Palmeiras, Pierre - fez parecer que Jorge Wagner nem entrou em campo. Ainda por cima, evitou um gol de Washington com um carrinho de precisão cirúrgica, limpo na bola. Hernanes (apesar da ótima assistência), Jorge Wagner e Júnior César ficaram devendo, além de Dagoberto, pior em campo.

O jogo interessava muito mais ao São Paulo, que agora está a 1 ponto de se classificar matematicamente. O Palmeiras perde a invencibilidade, mas precisa de apenas uma vitória nos próximos dois jogos para garantir a liderança da fase. Mas, mesmo que o interesse são-paulino tenha sido bem maior, não faltou empenho aos alviverdes. E ficou claro que quem sofreu mais com os desfalques foi mesmo o Palmeiras, que tem menos opções em seu elenco que o rival.

Campeonato Paulista 2009 - Primeira Fase - 17ª rodada
28/março/2009
SÃO PAULO 1 x PALMEIRAS 0
Local: Morumbi, São Paulo (SP)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme
Público: 18.289
Renda: R$ 579.700,00
Gol: Washington 2 do 1º
Cartão amarelo: Júnior César, Dagoberto, André Dias, Jorge Wagner, Marquinhos, Cleiton Xavier, Evandro e Sandro Silva
SÃO PAULO: Rogério Ceni (5,5), Zé Luís (5,5), André Dias (6,5), Rodrigo (5,5) e Júnior César (5); Jean (6), Arouca (5,5) (Renato Silva, 25 do 2º - 5,5), Hernanes (6) e Jorge Wagner (5); Dagoberto (4,5) (Hugo, 25 do 2º - 5) e Washington (6,5). Técnico: Muricy Ramalho (5,5)
PALMEIRAS: Marcos (6), Sandro Silva (5), Danilo (5,5), Maurício Ramos (5) e Marcão (4,5); Pierre (6,5), Jumar (5,5), Cleiton Xavier (5,5) e Marquinhos (4,5) (Ortigoza, intervalo - 5) (Lenny, 20 do 2º - 5,5); Willians (5,5) (Evandro, intervalo - 5) e Keirrison (5). Técnico: Vanderlei Luxemburgo (5)

Foto: Vipcomm/Divulgação

Comentários

Prestes disse…
Assisti dois clássicos paulistas este ano: Corinthians contra Palmeiras e Santos.

Os dois jogos foram péssimos tecnicamente. Este ao que parece não foi dos melhores também.

Clássico sempre tem grandes chances de ser jogo feio. Mas os grandes paulistas não jogam bem até o momento este ano. Dão mostras de serem equipes guerreiras, ao menos. E o São Paulo vai brigar por títulos com certeza, pela eficiência já referida, e por que tem muitos bons jogadores.

Os outros três têm sérias carências em algumas posições. O Palmeiras tem NABAS como JECI, o Santos tem GERMANO e LUIZINHO, que não deveriam pegar nem banco num time decente, e o Corinthians tem uma dupla de volantes, CRISTIAN e ELIAS, horrorosa.