Tarde de mais testes

Celso Roth repetirá hoje à tarde o esquema 3-5-2 que não deu certo no primeiro tempo, mas funcionou no segundo do jogo da quarta passada, em Santa Maria. Sigo com a convicção de que este sistema não se sustenta a longo prazo, principalmente do que jeito que entrou em campo, com Tcheco de segundo homem e Souza junto à dupla de ataque. Entretanto, com a inversão de posição dos dois meias, ocorrida no bem sucedido segundo tempo, acho extremamente válido o teste do treinador no duelo desta tarde, contra o Esportivo, no Olímpico.

A razão é muito simples: como ficou evidenciado, trata-se de um time em que as características dos jogadores o torna menos combativo do que o necessário para duelos fora de casa na Libertadores (mesmo contra os adversários mais fracos) ou contra equipes mais renomadas, inclusive no próprio Olímpico. Porém, contra adversários menos poderosos e em casa, esta é uma alternativa interessante. Mas só assim, numa emergência: caso algum volante não possa jogar, ou caso o Grêmio entre pressionado a vencer este rival menos poderoso, caso tente-se mudar o esquema no meio de uma partida. É tática para enfrentar adversários em que será preciso pressionar, em que o jogo se desenvolverá em meia-linha. Exemplificando, mais ou menos como naquele jogo na Azenha contra o Vasco, vitória de 2 a 1, em agosto passado, pelo Brasileirão.

Será uma tarde em que a zaga provavelmente não será tão testada quanto o sistema ofensivo. Este sim terá a atenção da torcida, especialmente Alex Mineiro, discreto na estreia. Mas convém não desprezar o adversário: o Esportivo, mesmo evidentemente menor que o Grêmio, é um clube que sempre forma times competitivos e traiçoeiros. Deu trabalho duas vezes para o tricolor ano passado, inclusive o venceu em Porto Alegre em 2007. Será um bom teste.

Em tempo:
- Pelo andar da carruagem, Máxi López deve mesmo vir. E Herrera está bem encaminhado, é o que se especula. De qualquer forma, a minha torcida para que eles venham só é menor do que a de que estas novelas acabem. Muita chatice para um janeiro só.

- Como é bom voltar a ter uma tarde de futebol em Porto Alegre. Já estava com saudades das imediações da Carlos Barbosa e da Érico Veríssimo, aquele churrasquinho de gato, o cheiro de pipoca, de estádio. 48 dias sem ir à fronteira da Azenha com a Medianeira é demais.

Comentários

Anônimo disse…
To curioso pra ver o Jonas em campo. Fez um bom brasileiro pela Lusa, vamos ver se retorna ao Grêmio com o aproveitamento que teve em SP. Queria ver o 4-4-2 logo sendo testado num jogo a valer, mas enfim, vamos ver se Souza e Tcheco iniciam o jogo como no segundo tempo do jogo de quarta, e se o Ruy repete a boa atuação. Tm espero ver um pouco mais do Fábio Santos, que acho um bom jogador, e passado o jogo de estreia, creio que deve começar a se destacar mais, apoiar mais. é um cara que tem fundamentos, bom passe, cruzamento;

E concordo com o professor, como é bom voltar ao Olímpico !!!
Ué, mas tu não é chegado numa novela, vivente?
Vicente Fonseca disse…
jlkdfjkldfjkld

Boa, Fred.

Concordo Samir, Fábio Santos mostrou FERRAMENTA. Tomara que confirme e que tenhamos dois bons laterais pela esquerda, já que em 2008 não tivemos nenhum.