Tão óbvio que parece absurdo

Não compreendo as críticas que se fazem a André Krieger quando este diz que o Grêmio não cometerá loucuras, e que a torcida não deve esperar os tais reforços de lotar aeroporto. Imaginem se ele dissesse o contrário, apenas por suposição. O que aconteceria?

Provavelmente, as chances de trazer jogadores realmente bons minguaria ainda mais. Sabendo que o tricolor está disposto a ir às compras, os clubes e empresários certamente inflacionariam os preços dos jogadores mais requisitados. Por tabela, a demora em trazer reforços de maior quilate aumentaria a impaciência do torcedor. Este, por sinal, se sentiria deveras frustrado: seu dirigente prometeu algo que não conseguiu cumprir. A pressão seria muito maior, o ambiente pioraria, tudo ficaria mais conturbado, jogadores com menos renome que chegassem seriam mal recebidos. Tudo errado.

Por isso, abomino esta época de especulações. É um período de esperanças frustradas; novelas chatas, intermináveis e normalmente sem final feliz; todos querem opinar sobre jogadores desconhecidos, e várias vezes se precipitam; matérias mostram revelações das categorias de base muitas vezes como salvação em épocas de vacas magras, jogando uma pressão desnecessária e desproporcional sobre ombros tão frágeis; as contratações que mais são badaladas normalmente não são as de melhor resultado na prática; e, pior de tudo: a imprensa chuta muito. A vinda de Roger no início do ano, quando todos só falavam de Souza e Diego Souza é um caso clássico.

Por mim, que Krieger continue com seu discurso fechado, antipático ao noticiarismo, quase mesquinho. Falar demais sempre é sinônimo de muita bobagem.

Em tempo:
- Luiz Onofre Meira confirma as vindas de Ruy e Wellington Paulista. Quando do anúncio oficial, comentarei.

Comentários

Anônimo disse…
Uma coisa que a direção não pode deixar de ter em mente, para 2009, é que, diferentemente de 2008, é importantíssimo ter um GRUPO FORTE e FECHADO já no primeiro mês, por causa da Libertadores. Ainda que a fase de grupos normalmente seja fácil, é importante dar condição de jogo e entrosamento ao time, portanto, o ideal é que ele já estivesse fechado ainda antes da disputa da copa.

Uma grande diferença do Grêmio para os grandes clubes do centro, é que lá muitas das especulações se cumprem. Aqui, quase nenhuma.

Verificação: doted
(the best so far)
Vicente Fonseca disse…
Concordo, Gustavo. Porém, uma vantagem que o Grêmio tem em relação aos outros é que a grande maioria do grupo de 2008 será mantido, e os reforços devem vir apenas para agregar qualidade. A cada ano que começava, sempre criticávamos a direção por desmontar o elenco e refazê-lo; desta vez, não podemos deixar de elogiar e reconhecer que este é o primeiro, decisivo e gigantesco passo para o que o grupo fechado que tu citaste possa de fato ocorrer.
Anônimo disse…
Cara, vamos falar baixo, pois enquanto a janela estiver aberta, não dá pra confiar que o grupo será mantido em sua maioria... Tudo pode acontecer.
Anônimo disse…
Realmente é o pior período do ano pra quem acompanha futebol. Stoichkov e Suker não me deixam mentir.
Vicente Fonseca disse…
Não estou dizendo que o Grêmio não precisa de reforços. Essa de que o Amaral pode ser o substituto do Rafael Carioca realmente é de assustar. Porém, é preciso reconhecer que manter o grupo que foi vice-campeão brasileiro é um passo importante.
Anônimo disse…
Qual a base que temos pra 2009:
Victor, Réver, Mattioni (que ainda não confirmou nada), Magrão, Tcheco e Souza, é isso que temos, professor. Pereira ainda deverá renovar.

Temos mto pouco, precisamos de no mínimo 5 contratações para titularidade, e eis que me deparo com notícia do finalsports dizendo que Durval, zagueiro do Sport, assim como Jadilson, estão longes do Olímpico pelos altos valores. Se o Durval for caro, teremos "bala na agulha" para contratar quem ??

O Grêmio tem feito times bons nos últimos anos, sempre chegando próximo de conquistas. Isso é bom. O lado ruim é, pq não conseguimos conquistar libertadores e brasileiro ?? Pq faltou o algo a mais, o que faz a diferença: grandes jogadores. E esses grandes jogadores não acharemos na série B, teremos que liberar uma grana pra contratar jogadores de notória qualidade. A hora é agora !!!

Levo adiante proposta de Paulo Santana, para que o Grêmio negocie sua vaga na libertadores com o Inter, afinal, estão mto mais preparados.

Enfim, um desabafo de um torcedor indignado !
Vicente Fonseca disse…
O Grêmio tem meio time base já, o que não é pouco. Raríssimos mantêm meio time de um ano para outro. Tem mais de 20 jogadores que permanecerão no plantel vice-campeão brasileiro. É óbvio que precisa qualificar ainda mais, sempre deixei claro isso. Mas é muito mais fácil qualificar assim do que remontar tudo outra vez. Em 2007, o Grêmio foi vice da Libertadores mantendo apenas Patrício, William, Lucas e Tcheco do ano anterior. Não consigo não ver uma evolução.
Vicente Fonseca disse…
Outra coisa: concordo que se o Durval sair dos planos por altos salários é, em princípio (não sei os valores), pensar pequeno. Mas não esqueçam que, quanto mais um dirigente fala a favor da contratação de um jogador, mais difícil é sua vinda. Só valoriza ainda mais o passe, encarece os custos. Declarações nesta época do ano não podem ser levadas como verdades absolutas. Cada palavra vale algumas centenas de milhares de reais.
Anônimo disse…
Raríssimos mantêm meio time, é verdade professor. Mas não nos esqueçamos que esses raríssimos times que mantêm a base que sagram-se campeões. Se formos ver nossos adversários brasileiros na libertadores, SP manteve o time todo e contratou excelentes jogadores. O Cruzeiro até agora tb manteve tdo time e ainda tem o Sorin pra entrar. É nesses que temos de nos basear, se quisermos um título.

Podemos ser campeões, claro que podemos, mas a postura dessa direção não me agrada.
Vicente Fonseca disse…
Então concordamos, meu caro Samir: mantivemos mais da metade do time. Sim, porque esses que tu citaste são aqueles que certamente serão titulares, mas ainda há outros no elenco que deverão ficar e compõem a base do grupo: não esqueçamos de Douglas Costa, Reinaldo, Morales (em Libertadores poderá ser importante), entre outros.

Eu também não gosto deste discurso coitadinho, mas estou quase convencido de que é sempre assim, e que é melhor falar fino do que grosso nessa hora. Também gostaria de um centroavante do quilate de um Liedson, Deivid ou Ricardo Oliveira. Mas é melhor contratar devagar do que contratar errado.