Colorados e o Castelo de Kafka

O Internacional ganha, ganha, ganha e não sai do 11º lugar. Mantém-se a 7 posições do G-4. A comparação mais próxima que veio à cabeça desta situação kafkiana é justamente do próprio Franz Kafka, em seu clássico O Castelo. Entretanto, obviamente, a diferença de pontuação diminuiu bastante das últimas três rodadas para cá. Hoje, é de apenas 4 pontos, o que não signfica que o time de Tite vá se classificar à Libertadores, mesmo que os últimos resultados tenham sido bons.

Hoje, vi boa parte do 1 a 0 sobre o Vitória, construído no Beira-Rio. Não vi a equipe gaúcha apresentar um bom futebol, ao contrário da semana passada, nos 2 a 1 sobre o Botafogo. Foi um jogo equilibrado, onde muitas vezes a equipe de Mancini teve o domínio. Mas foi um resultado importantíssimo, incontestavelmente, e era disso que o Inter precisava.

O problema para chegar à Libertadores é a falta de vagas e o excesso de concorrentes. Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras já estão praticamente garantidos. Resta um lugarzinho, que tem como favorito o Flamengo (4º, 43), que joga 8 das 12 partidas que tem no Rio de Janeiro. Mas ainda temos Botafogo, Coritiba, Vitória, São Paulo e Goiás na disputa. O Inter é o último colocado nesta equilibradíssima disputa. Mas está no páreo, e isto é que o realmente importa neste momento. O Gre-Nal será decisivo, como será também para o lado azul. Que semana teremos em Porto Alegre, com a interrupção de Santiago no meio.

O esperado grude
Se o Grêmio não conseguisse vencer em Curitiba, o natural era a aproximação do Palmeiras. De fato, o time de Luxembrugo fez 2 a 0 no deplorável Vasco e está a 1 ponto do tricolor, em ascensão. O Cruzeiro também se aproximou com o maluco 4 a 3 sobre o Figueirense, mas sua irregularidade (que, como vimos, ocorre também durante as partidas) deve impedi-lo de disputar o título.

A derrota dos 3 grandes com chances de cair é outro fato a se destacar do fim-de-semana. Tanto Vasco quanto Santos e Fluminense perderam, e seguem muito a perigo. Pelo menos um deles deve ir pelo ralo, é o que a tendência indica. Mas sigo teimosamente apontando Atlético-PR, Náutico, Portuguesa e Ipatinga como os que devem jogar a Série B 2009.

Foto: Internacional

Comentários

Anônimo disse…
Acho que só o Palmeiras tá garantido na Libertadores, mais pela consistência que tá adquirindo. Por pontos ninguém tá garantido. Esses onze que separam Grêmio do Inter, separavam Corinthians e Inter em 2005, faltando nove rodadas. Claro, o Inter não tem chances de ser campeão, por que há nove times no meio. Mas o Grêmio pode acabar o campeonato em décimo. Desses onze é o que vem pior. É como se o Grêmio fosse aquele Corinthians e o Goiás atual fosse aquele Inter, neste futebol que vem jogando Grêmio e Goiás os verdes encostam no Grêmio em 6, 7 rodadas.
Anônimo disse…
Vejam bem, é óbvio que isso só vai acontecer se as equipes mantiveram o nível atual. O Grêmio pode e deve retomar seu rumo. Só quis mostrar que o time que tiver um lapso agora, não pega nem Liber.
Vicente Fonseca disse…
A projeção indica 14 pontos para o Grêmio chegar à Libertadores, o que dá 39% de aproveitamento. Nesta má campanha no returno, a qual imagino que não deva continuar até o fim do campeonato, o Grêmio tem 43%. Poderia até piorá-la um pouco e mesmo a Libertadores deve vir.
Vicente Fonseca disse…
Só completando: acho que o título fica entre Grêmio e Palmeiras, com o Cruzeiro correndo por fora, mas é irregular demais para chegar em primeiro. Mas acho muito difícil que estes três fiquem da próxima Liber.
Anônimo disse…
Concordo com o Vicente. Só que eu acho que o Cruzeiro ainda disputa uma vaga, ainda que com vantagem. Para mim, em uma análise restritiva, Cruzeiro, Flamengo e São Paulo disputam 2 vagas, embora até o Inter todos têm chances. Grêmio e Traffic só caem fora do G4 por catástrofe. Ambos têm bom time e tradição.
Anônimo disse…
Se o Goiás mantiver o aproveitamento do segundo turno chega aos 66, ou 67, Vicente. Aí o Grêmio já precisa de 16, 17 pontos. Aproveitamento de 44,44% pra 16 pontos, ou 47,22% pra 17.
Anônimo disse…
É, mas por esse meu cálculo o Flamengo chega só a 63, então esses 14 pontos serviriam pro Grêmio mesmo.
Vicente Fonseca disse…
Ok, Prestes, entendo que tu fazes a projeção de acordo com a campanha atual do returno. O que eu duvido muito é que o Goiás vá manter este ritmo - e que o Grêmio siga tropeçando tanto. Já entram subjetividades na análise que estou propondo.
Vicente Fonseca disse…
Acho o Flamengo mais candidato que o Goiás. Tem mais time, melhor pontuação, mais força política e joga 8 das 12 no Maracanã.

No fundo, qualquer projeção, tanto a tua quanto a minha, caem por terra no momento em que Sport faz 3 a 0 no Palmeiras em São Paulo e o Grêmio perde pontos para Náutico, Goiás e Atlético-PR. (hshsh)
Anônimo disse…
O Palmeiras chegaria a 74, 75, com aproveitamento do segundo turno, que é bem parecido com o do Grêmio no primeiro, 71,4%.
Anônimo disse…
É, o Flamengo tem essa questão do maraca. Eu não duvido do Goiás, é um time que já fez uma arrancada violenta em 2004, com o Cuca. Saiu da lanterna no primeiro turno pro sexto lugar no final. É um clube que conhece os pontos corridos, apesar da má campanha no ano passado. E tem três cancheiros na frente, P. Baier, Romerito e Iarley.
Vicente Fonseca disse…
O Goiás é um mesmo um caso à parte. Este ano, depois de levar 3 a 0 do ITUMBIARA, EM CASA, na final do Estadual e começar muito mal o Brasileiro, achei que era certo o rebaixamento, ou, no mínimo, uma campanha tão ruim quanto a de 2007. Aí, na virada do turno, começou a ganhar sem qualquer pudor.

Ainda acho que o Hélio dos Anjos não será capaz de ir à Libertadores, mas é um time que ainda vai tirar ponto de muita gente grande.
Anônimo disse…
Não te mixa, Vicente! Subjetividades entram em qualquer projeção; dizer que o time vai seguir o aproveitamento do segundo turno também é uma premissa subjetiva.
Vicente Fonseca disse…
É uma subjetividade objetivada, Lourenço. Como seria se eu dissesse que os times vão repetir suas campanhas nas últimas 12 rodadas do turno nestas 12 rodadas finais agora. Tudo depende do ponto de vista, né?

Tá na hora de fazer um podcast com o Tristão para resolver o assunto.
Anônimo disse…
No fim das contas, Liber fica, no máximo, em 67. Título, em 77, mas aí o cara dispara.

Deve ficar tipo: Campeão 75, quarto 65.
Vicente Fonseca disse…
É, acredito que fica em 73 o campeão e 64 a Liber. O Chance de Gol, que é o único site que conheço que projeta pontuação necessária para cada objetivo, avalia em 72 pontos a conquista do título (57,5% de chances de conquistá-lo) e 65 a Libertadores (69,4% de chances de chegar). Sula 45 pontos e rebaixamento 40 pontos.
Anônimo disse…
Quando é que o Palmeiras vai lançar o uniforme laranja, em homenagem à relação que tem com a Traffic?
Anônimo disse…
É, 73 pontos já é difícil de dois times chegarem. O Cruzeiro pra chegar teria que ganhar 9 em 12, ou ganhar 8 e empatar três, muito difícil. Se for essa a pontuação, aí só pode dar Grêmio ou Palmeiras.
Vicente Fonseca disse…
fdjdfsjk

Boa, Lourenço. Penso que qualquer coisa é melhor que essa camisa marca-texto do Palmeiras.