Fogo em brasa

Desde que o Campeonato Brasileiro adotou o modelo aformulista, sempre há uma equipe que começa mal e se recupera de forma vigorosa e defintiva na tabela. Em 2003, foi o Goiás; em 2004, o vice-campeão Atlético-PR; em 2005, o também vice Internacional; em 2006 foi a vez do Grêmio; em 2007, o Flamengo. Este ano, já tivemos o Inter dando mostras de que seria. Mas o Botafogo é quem vem subindo de forma sensacional na tabela, com sua sétima vitória consecutiva, a sexta seguida no campeonato.

Ontem, o alvinegro fez 1 a 0 no Cruzeiro (2º, 39) com um golo de pênalti (?) de Lúcio Flávio no finzinho e subiu ao terceiro posto, com 37 pontos. Foram 24 mil pagantes no Engenhão. Resultado que acabou sendo ruim para quem briga pelo G-4, pois aumenta ainda mais a exigência de pontuação para ingressar na zona da Libertadores. E excelente para o Grêmio (1º, 44), que vê seus concorrentes se engalfinharem enquanto pode disparar de vez na liderança da competição.

Esta vitória botafoguense impediu a entrada de dois clubes que, mesmo vencendo ontem, permanecem fora do grupo dos quatro primeiros. São eles o São Paulo (5º, 36) que virou para 3 a 1 em cima do Atlético-PR (14º, 23), e o Coritiba (6º, 35), que aplicou 3 a 0 no Figueirense (11º, 28) com certa facilidade (12 mil). O Vitória (7º, 33), outro que podia ter entrado no G-4, só empatou com o Sport (10º, 28) em 0 a 0. Os baianos vivem momento instável. Apenas 8 mil no Barradão e 6 mil no Morumbi.

Na luta contra o rebaixamento, o Fluminense (16º, 22) ainda mais o Náutico (18º, 21), com um 3 a 1 aplicado em pleno Aflitos (11 mil). O time pernambucano paga caro pela arrogância de demitir um treinador em seu começo de trabalho porque o time "não estava na zona da Libertadores". Em Ipatinga (2 mil), segue o martírio do Santos (19º, 19). Saiu na frente do Ipatinga (20º, 17) aos 37 do segundo tempo, com Cuevas aproveitando lance semelhante ao golo santista contra o Inter, há semanas atrás. Um minuto depois, veio o empate dos lanternas mineiros.

Sul-Americana
Nos pênaltis, o Estudiantes passou pelo Independiente. O time de La Plata devolveu o 2 a 1 sofrido em Avellaneda na mesma moeda, e venceu por 5 a 3 na decisão por pênaltis. O Arsenal de Sarandí deve ser o adversário na próxima etapa.

Foto: Agência Lance

Comentários

Anônimo disse…
Preciso comentar que o meu Inter é um viagra Robin Hood: revive os pequenos e derruba os grandes... auhehuaeuhaeuhaeuhaeuhe
Atuação de encher os olhos, mesmo com 1 a 0 logo no início da partida. Será que agora vai? Tudo depende das lesões do Alex.

Agora que este saiu do departamento médico, é a vez do Nilmar se machucar de novo. Daqui a pouco os dois mais o Sorondo vão enjoar de ver a cara um do outro auhahaheaheuahe

E se o Grêmio vencer hoje será campeão.
Anônimo disse…
Nesta comparação do primeiro parágrafo não cabe o Inter 2005 na minha opinião. O Atlético-PR não me lembro, mas o Goiás, o Grêmio e o Flamengo saíram lá de baixo mesmo. O Inter 05 esteve sempre entre os cinco, seis primeiros.
Anônimo disse…
De repente o Palmeiras em 2005.
Vicente Fonseca disse…
Realmente o Inter de 2005 não veio lá de baixo, mas terminou o turno em 8º ou 7º, pelo que me lembre. Muitos colorados xingavam o desempenho irregular da equipe e eu os consolava, dizendo que o grupo era bom e que Libertadores, ao menos, pegaria. Foi nesse sentido que coloquei.

Naquele ano, a queda mais espetacular foi da Ponte Preta, que chegou a liderar até a 17ª rodada e só escapou de cair na última. E o Flu, que perdeu as últimas SEIS partidas e perdeu a vaga certa que tinha na Libertadores.