1 a 1 para o Grêmio

Zagueiro Léo marcou seu segundo golo em 3 Gre-Nais como profissional


O ânimo das torcidas e dos vestiários ao final do clássico dá uma boa idéia de quem saiu do Beira-Rio com gosto doce e quem saiu com sabor amargo da boca. Num Gre-Nal muito disputado, mas fraco tecnicamente, saldo mais que positivo para o Grêmio. Jogando na casa do adversário, com uma equipe composta por 10 reservas, o tricolor traz à Azenha um empate com golos, que lhe permite empatar em 0 a 0 para seguir adiante na Copa Sul-Americana, ainda que o clube dê uma aparente pouca importância para a competição.

É cedo para crucificar quem quer seja do Internacional, pois é a primeira vez que este time joga junto. Nilmar não jogou, os reforços estavam ainda sentindo falta de ritmo de jogo. Mas as escusas param por aí, já dizíamos isso antes do Gre-Nal. A obrigação de propor e de vencer o jogo era colorada, mesmo que, sabidamente, o jogo não seria fácil.

O trunfo do Grêmio foi repetir seu esquema de jogo e fazer do trio defensivo sua grande força. E isso de fato aconteceu. O primeiro tempo foi de iniciativa do Inter, mas sem penetrações ofensivas que levassem perigo. Algumas chegadas perigosas ocorreram, duas delas com Índio. No mais, jogadas de bola parada, devidamente neutralizadas. O Grêmio tentava contra-atacar, mas sem obter sucesso. Chegou umas poucas vezes, mas faltou posse de bola na frente ao time da Azenha. Souza esteve pouco presente, André Luís praticamente inexistiu. Mas o Internacional pouco aproveitava a maior posse de bola. D'Alessandro decepcionou, mas teve sua timidez parcialmente compensada com Daniel Carvalho e Adriano bastante interessados.

O Grêmio voltou melhor para o segundo tempo. Reinaldo marcou um golaço de voleio, em jogada semelhante ocorrida no primeiro tempo, mas teve seu impedimento milimétrico muito bem marcado. O Inter seguia sem conseguir chegar com perigo para arrematar ao golo de Marcelo Grohe. Foi justamente quando saiu Thiego e entrou Adílson que a porteira azul abriu. O esquema foi alterado, e foram 2 ou 3 minutos em que os gremistas pareciam confusos, sem saber bem suas funções. Foi neste espaço que Guiñazu penetrou, viu dois zagueiros se chocarem e sofreu o pênalti, muito bem cobrado por Daniel Carvalho.

Mas, quando a fase é muito boa, as coisas dão certo. Em vez de se animar e vir para cima, o Internacional mal teve tempo de comemorar. Quatro minutos depois do golo colorado, Souza pôs na cabeça de Léo tal qual Marcelo Costa a Pedro Júnior, na mesma goleira, fizeram na final do Gauchão de 2006. O empate dava ânimo e uma ligeira vantagem ao Grêmio, e desesperava o rival. Tite tentou a vitória com Luiz Carlos e Rosinei, Celso Roth respondeu colocando Soares. Os minutos que se seguiram foram de um Inter apressado, lutador, mas sem a competência para chegar à vitória, contra um tricolor fechado, louco para que o jogo acabasse.

Mesmo fraco, o Gre-Nal teve seus destaques. Índio fez boa partida, Guiñazu foi o melhor em campo, Daniel Carvalho e Adriano tiveram seus bons momentos pelo lado colorado. No Grêmio, Léo foi o patrão da grande área e confirma a estrela em clássicos. Jean e Marcelo Grohe foram seguros, Makelele fez razoável trabalho no meio, bem como Rudnei, improvisado na ala. Amaral, mesmo com muitas faltas, marcou razoavelmente bem o argentino D'Alessandro. André Luís não fez quase nada. Alguns nomes que se salvaram em um Gre-Nal ruim, mas muito disputado. E o Grêmio sai como se tivesse vencido: preserva seus titulares para um jogo difícil no domingo sem perder do rival em sua casa. E impõe ao Internacional um certo constrangimento, que perturba ainda mais o ambiente, que já não era dos melhores, no Estádio Beira-Rio.

Em tempo:
- Primeira vez que vejo um Gre-Nal com dois goleiros usando a camisa 12.

- Sorondo ainda não conseguiu cumprir três jogos sem se lesionar.

Copa Sul-Americana 2008 - Primeira Eliminatória - Jogo de ida
13/agosto/2008
INTERNACIONAL 1 x GRÊMIO 1
Local: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes Filho (SP)
Público: 28.921
Renda: R$ 619.895,00
Golos: Daniel Carvalho (pênalti) 14 e Léo 18 do 2º
Cartão amarelo: Edinho, Amaral, Jean, Thiego, Hélder, Adílson e Marcelo Grohe
INTERNACIONAL: Clemer (5), Índio (6), Sorondo (5,5) (Marcão, intervalo - 5) e Bolívar (5); Wellington Monteiro (4,5) (Rosinei, 24 do 2º - 5,5), Edinho (5), Guiñazu (7), D'Alessandro (4,5) e Gustavo Nery (5); Daniel Carvalho (6) (Luiz Carlos, 24 do 2º - 5) e Adriano (6). Treinador: Tite (4,5)
GRÊMIO: Marcelo Grohe (6,5), Léo (7), Jean (5,5) e Thiego (5) (Adílson, 11 do 2º - 5,5); Rudnei (5) (Soares, 25 do 2º - 5), Amaral (5,5), Makelele (5,5), Souza (5,5) e Hélder (5); André Luís (4) e Reinaldo (5,5) (Réver, 48 do 2º - sem nota). Treinador: Celso Roth (5,5)
Foto: Lucas Uebel/Gazeta Press

Comentários

Anônimo disse…
Mais um grenal decidido no apito! O penalti sobre o Daniel Carvalho quando ele deixava o zagueiro gremista na saudade foi escandaloso!
Lique disse…
incrível o número de cartões amarelos pro grêmio e nenhuma expulsão. o juiz marcava cada faltinha PALHA, muito ruim esse juiz, assim como esse time do grêmio, que só soube espantar a bola e tentar a sorte nas bolas paradas. mas o inter é fraquinho, fraquinho. o gilmar, pra variar, migueleou e pediu pra não jogar. esse não muda.
Incrível é o discurso que nunca muda. Vamos dar o gol do Reinaldo então, que pra mim foi discutível e o árbitro anulou. Aí fica tudo igualado, pode ser?

Nem discuto a arbitragem. Agora virou moda escalar qualquer árbitro pra apitar um Gre-Nal. Aposto um café que, no jogo de volta, o Wilsão Mendonça vai apitar. Tudo sob a conivência do senhor Leóz.

No mais, que fase a do Inter, tchê. Quando um jogador da qualidade do Gustavo Nery ou D'Alessandro não consegue vencer a marcação de jogadores como Amaral ou Rudnei, é porque algo sobre-humano está acontecendo na partida.
Anônimo disse…
E o gol irregular contra o Goiás?
Anônimo disse…
viu dois zagueiros se chocarem e sofreu o pênalti, muito bem por Daniel Carvalho.

Acho que faltou uma palavra aí.

concordo com quase tudo. Só não acho que Jean foi seguro. André Luís fez um bom primeiro tempo.
Anônimo disse…
Quanto ao "pênalti" no rechonchudo da 7 colorada, vocês deveriam se indignar com ele. Todos jogadores que vão e ficam um tempo no exterior voltam geralmente mais combativos, sérios; ele parece que voltou pior, se atira em qualquer lance. O pior é que o juiz tava louco para dar um gol para a macacada no primeiro tempo, marcando duas "faltas" perigosíssimas que envergonham o futebol atual. Não vou me atrever a tocar flauta, até porque suspeito que o time do Inter seja melhor que o reserva do Grêmio.
Anônimo disse…
No mais, não entendi porque derrubaram o Guiñazu. Todo mundo sabe que, mesmo na cara do gol, o máximo que ele vai fazer é baixar a cabeça e dar um passe de dois metros para o lado.
Anônimo disse…
Escandalosa é a choradeira cúlorada ao final do GREnal. Não conseguem ganhar do nosso Banguzinho e põe a culpa no juiz. Aliás, este só dava cartão amarelo pro Tricolor.

Vodka + strogonof = barril de carvalho.
Anônimo disse…
Marcelo Grohe jogou muito bem.
Léo foi o patrão da área.

Alguém viu a top model dálessandro?
Também não achei o Jean seguro, André. Tirando ele e o André Luís (que só correu, correu e não fez mais nada além de correr), o resto do time ficou da média pra cima.

Tô vendo gente reclamando do Souza por aí. Mas não dá pra cobrar dele jogando em um time reserva. Foi bem também.

No mais, enquanto o Clemer for goleiro do Inter, aquela goleira vai tomar gol nosso ad eternum naquele canto. Pedro Júnior, Diego Souza e agora El Gran Capitán que o digam.
Anônimo disse…
Tite resolveu o problema. O Inter não é mais caseiro. Não vence em casa há três jogos.
Vicente Fonseca disse…
Vamos por partes.

Felipe: entendo a tua reclamação, também acho que poderia ser marcado pênalti naquele lance, mas é interpretativo. Se o árbitro estivesse mal intencionado, daria o golo em impedimento do Reinaldo. Acho apenas que o Sálvio fez uma arbitragem fraca, medrosa. Inverteu faltas, deu algumas inexistentes, não deu outras existentes e teve medo de dar um segundo pênalti para o Inter. Tanto no golo anulado do Grêmio como nesta jogada do Léo com o Daniel Carvalho, ele deu, na dúvida, em favor da defesa. Auto-preservação, portanto.

André, acho que não faltou palavra nenhuma não. O "viu" e o "sofreu" se referem ao Guiñazu, que foi citado anteriormente na mesma sentença. Sobre os jogadores, não acho que o Jean tenha ido mal. O Thiego é que chegou a levar um calor do Adriano no primeiro tempo, mas até que se recuperou. Sobre o André Luís, talvez seja implicância minha. Vi ele fazer somente UMA boa jogada, em cruzamento não aproveitado pelo Reinaldo. Não entendo como ele está à frente do Soares na hierarquia.

Acho que críticas sobre o Souza e o D'Alessandro precisam ser relativizadas, mesmo que tenham jogado mal. O meia do Grêmio teve parceria precária, e o colorado fazia sua primeira partida, não conhecia ninguém direito. Há que se dar tempo ao tempo, tanto a um como a outro.

Mais uma vez o Adílson entrou bem, ou pelo menos de forma decente. Por que será que não engrena?
Acho que o André quis dizer que faltou ali no "muito bem por Daniel Carvalho". Não seria "muito bem batido" ou "muito bem cobrado"?
Sobre o Adílson, eu diria que ele vai ser o substituto de Willian Magrão ou Rafael Carioca no ano que vem, quando um dos dois for vendido.

O Willian Magrão também era instável, e agora virou esse baita volante. Só tem que ver como está o físico do Adílson, porque no Gauchão ele não conseguia agüentar 90 minutos de partida.
Vicente Fonseca disse…
AHHH tá. Alterado. Obrigado, ombudsmans (ou ombudsmen, sei lá).

Fred, por favor, NÃO VENDE o Carioca e o Magrão. Deixa eles jogarem pelo menos a Libertadores.

dfsjkfdsljkdf
Felipe disse…
Não acho que o juiz foi mal intencionado. Foi cagão, como tu disse. Mas foi impedimento e foi penalti.
Anônimo disse…
Carta na Manga é minha fonte de informação futebolística em Gramado :D

Breves comentários sobre o GREnal, que o tempo é curto e tenho saída de câmera em brevíssimo:
1) Juiz HORRÍVEL. Marcou muitas faltas nada a ver contra o Grêmio, não marcou o pênalti em Daniel Carvalho (e foi), anulou de modo bem discutível a bucha sensacional do Reinaldo... Terrív, em suma.
2) Gostei do Amaral, para mim foi o melhor jogador gremista depois de El Capitán.
3) No jogo de volta, 5 a 1 Grêmio ;D

Abraços a todos! \m/
Vicente Fonseca disse…
Muita honra, presidente. Bom trabalho a todos aí.