Vitória no campo, empate na tabela

Valdívia correndo sérios riscos em dividida

O Flamengo está se ressentindo da falta de elenco, e por aí parece passar sua queda de rendimento no Campeonato Brasileiro. Marcinho é a maior delas, faz muita falta. Era o homem que tabelava com os meias, e, acima de tudo, fazia golos. Renato Augusto, quando titular, era outro que dava qualidade e constância à criação. Até Souza, que vinha mal e é ruim de grupo, deve ter dado saudades na torcida após a pífia partida de Diego Tardelli.

Tudo isso e mais outras coisas podem explicar esta vitória do Palmeiras, por 1 a 0, no Palestra Itália, que deixa os paulistas empatados com os cariocas, nos 28 pontos. O jogo foi equilibrado, mas o time de Luxemburgo foi mais equilibrado, teve mais conjunto e melhores atuações individuais. Começou impetuoso, com pressão pelos lados, pelo meio com Valdívia, por tabelas de Kléber e arrancadas de Diego Souza. A seguir, tirou o pé, e o Flamengo quem passou a ter o domínio das ações. Era mais um controle territorial que qualquer outra coisa, mas poucas situações reais de golo. As laterais, forte deste time de Caio Júnior, foram problemáticas hoje. Juan e Leonardo Moura foram tímidos, e Ibson errava tudo o que tentava. Desentendeu-se com Obina mais de uma vez.

O Palmeiras voltou melhor e disposto a vencer no segundo tempo. O golo veio com Valdívia, que serviu o muito bom Sandro Silva, o qual disparou contra a meta de Bruno, aos 5 minutos. Golo cedo, que permitiu ao Verdão jogar nos contra-ataques. Com pouca criatividade, o Flamengo era pouco objetivo e as melhores chances seguiram sendo do Palmeiras. No finzinho, a expulsão de Léo Lima que, enlouquecido, chutou o volante Aírton.

Uma bela partida, aberta e emocionante. O Palestra Itália vai se tornando uma peça importante na campanha palmeirense: de 24 pontos disputados lá, o time de Luxemburgo levou 22. Uma vitória que deixa o Palmeiras na boca do G-4, em 5º, com 28, mesma pontuação flamenguista, mas com saldo inferior. O Flamengo terá diante do Cruzeiro o desafio e a obrigação de vencer, se ainda quiser permanecer na zona da Libertadores. E para não perder para outro adversário. Contra seus principais concorrentes, os cariocas têm mau desempenho: perderam de São Paulo e Palmeiras, empataram com o Grêmio.

Campeonato Brasileiro 2008 - 16ª rodada
30/julho/2008
PALMEIRAS 1 x FLAMENGO 0
Local: Palestra Itália, São Paulo (SP)
Árbitro: Leonardo Gaciba (RS)
Público: 26.854
Renda: R$ 780.035,00
Golo: Sandro Silva 5 do 2º
Cartão amarelo: Gladstone, Valdívia e Dininho
Expulsão: Léo Lima 47 do 2º
PALMEIRAS: Marcos (7), Élder Granja (6,5), Jeci (5,5), Gladstone (6) e Leandro (6); Jumar (6), Sandro Silva (7), Diego Souza (6) (Léo Lima, 17 do 2º - 3,5) e Valdívia (7) (Maicosuel, 28 do 2º - 5,5); Kléber (6,5) e Alex Mineiro (5) (Denílson, 32 do 2º - 5,5). Treinador: Vanderlei Luxemburgo (7)
FLAMENGO: Bruno (6), Leonardo Moura (5), Fábio Luciano (5,5), Ronaldo Angelim (5,5) (Dininho, 16 do 1º - 5) e Juan (4,5); Jaílton (5,5), Cristian (5), Toró (4,5) (Aírton, 12 do 2º - 5) e Ibson (4); Diego Tardelli (4,5) e Obina (5) (Maxi, 27 do 2º - 4,5). Treinador: Caio Júnior (4,5)

Foto: Reinaldo Marques/Terra

Comentários

Ponso disse…
Vi o jogo. Bom esse Leandro, hein? Cruza uma barbaridade.
Vicente Fonseca disse…
É o mesmo que foi campeão brasileiro pelo Cruzeiro, em 2003. Bom jogador, especialmente no apoio.