Líder e sólido, cada vez mais

Marcel, herói da noite, marcou contra seu clube de origem

O grande mérito do Grêmio hoje à noite foi a eficiência. Marcou o Coritiba de forma muito forte, impedindo os movediços homens de frente do Coxa de se movimentarem. Contou com grande atuação dos seus zagueiros na bola aérea: Thiego, Pereira e Réver tiraram todas de cabeça, e não foram poucos os cruzamentos para a área de Victor, especialmente no segundo tempo. E mostrou eficiência para marcar seu golo, num jogo em que poucas chances foram oferecidas.

O tricolor jogou com inteligência para vencer mais uma fora de casa. Como tem feito no Brasileiro, não se postou atrás, esperando o adversário atacar. Reteve com sucesso uma tentativa de pressão paranaense nos primeiros 15 minutos. A seguir, passou a jogar, e no campo de ataque. Tcheco foi de grande importância, parando o jogando como convinha, fazendo os laterais subirem na boa. Foram poucas chances na etapa inicial, uma ou duas de cada lado. Jogo parecido com o primeiro tempo de Sport x Grêmio, ocorrido há algumas semanas.

O melhor que poderia acontecer para o tricolor é fazer um golo cedo no segundo tempo. Comentei isso com o Lourenço segundos antes de Tcheco bater escanteio na cabeça de Marcel, como nos bons tempos de ambos no próprio Coxa. O Grêmio seguiu tocando bola no campo de ataque, de forma paciente, sem se precipitar ou recuar em demasia.

Naturalmente o Coritiba esboçou reação, mas não conseguia ingressar na área ou arrematar. Os únicos lances de perigo eram faltas cometidas em seqüência pela defesa e volantes gremistas próximas à área, estas sim precipitadas. Mas a zaga tirou todas, sem exceção. Victor não teve trabalho. No finzinho, num dos raros erros, Keirrison entrou livre e os 3,5 mil gremistas presentes no Couto Pereira tiraram a bola do ângulo com o olho.

O Coritiba mostrou um bom toque de bola do meio para a frente, mas a marcação gremista foi extremamente intensa, o que denota boa preparação física. Carlinhos Paraíba, quando dominava, já era cercado por pelo menos dois jogadores, um nele e outro na sobra. Hugo e Keirrison foram igualmente neutralizados, as saídas pelas pontas também, com Paulo Sérgio e Anderson Pico marcando adiantado e impedindo os alas do Coxa de chegarem à linha de fundo. Alguns pecados foram as muitas faltas perto da área e a atuação dispersiva de Perea.

Não foi uma atuação maravilhosa, mas foi um resultado estupendo, mais um nesta campanha invejável que o Grêmio vem fazendo. Agora, em qualquer critério de tabela do Campeonato Brasileiro, o tricolor é o que tem melhor índice. Vencer o Coritiba no Couto Pereira lotado é algo que ninguém, entre eles vários dos melhores, ainda havia conseguido, bem como ganhar do Figueirense em Floripa. Com Vitória e Ipatinga pela frente no Olímpico, é obrigação abocanhar 6 pontos e tentar disparar, terminando o turno na liderança, como fizeram todos os campeões dos pontos corridos até aqui.

Errata: com os improváveis 6 golos perante o Atlético-MG, o Vasco tem o melhor ataque do campeonato: 30 golos, contra 28 do Grêmio, segundo melhor.

Campeonato Brasileiro 2008 - 16ª rodada
31/julho/2008
CORITIBA 0 x GRÊMIO 1
Local: Couto Pereira, Curitiba
Árbitro: Wallace do Nascimento Valente (ES)
Público: 33.681
Renda: R$ 568.825,00
Golo: Marcel 2 do 2º
Cartão amarelo: Felipe, Paulo Sérgio, Anderson Pico, André Luís e Marcel
CORITIBA: Édson Bastos (5), Nenê (5) (Marlos, 24 do 2º - 5) Maurício (5,5) e Felipe (5); Rodrigo Heffner (5), Rodrigo Mancha (5,5), João Henrique (4,5), Carlinhos Paraíba (5,5) e Ricardinho (4,5) (Guaru, 12 do 2º - 5); Hugo (5) (Henrique Dias, 24 do 2º - 5,5) e Keirrison (4,5). Treinador: Dorival Júnior (5)
GRÊMIO: Victor (6), Thiego (6), Pereira (6,5) e Réver (6,5); Paulo Sérgio (6), Rafael Carioca (6), Willian Magrão (6), Tcheco (6,5) e Anderson Pico (5,5); Perea (4,5) (André Luís, 28 do 2º - 5) e Marcel (7) (Reinaldo, 37 do 2º - sem nota). Treinador: Celso Roth (6,5)

Foto: Heuler Andrey/Agif/Gazeta Press

Comentários

Nada mais é impossível depois de hoje! Nada!
(Na verdade, desde o jogo contra o Figueirense, mas enfim...)

O bom mesmo desse Grêmio é ver como esse time aprendeu a jogar com vontade e maturidade fora de casa. É impressionante! Afastou completamente todo e qualquer fantasma do ano passado.

Celso Roth, quando quer, sabe ser um técnico de verdade. Que continue assim, que o título é garantido. Vencer do Coritiba em pleno Couto Pereira dessa forma é coisa de time pra ser campeão!

P.S.: Notaram que, desse time titular do Grêmio, só Marcel e Paulo Sérgio são jogadores emprestados? Todos os outros são da categoria de base ou foram adquiridos pelo clube? Isso não seria um progresso nosso?
Permitam-me uma correção. Réver também está por empréstimo aqui.

Mas espero que seja adquirido seu passe em breve.
Anônimo disse…
nada de aplaudir o roth.
sfldfhsdhasdrg
luís felipe disse…
o bom do Grêmio ser líder em agosto é que o campeonato fica emocionante.

ano passado, logo no início de agosto o São Paulo desalojou o Botafogo, e todo mundo sabia quem seria o campeão.

pelo bem do campeonato, o Grêmio precisa ficar mais um mês na liderança.
Anônimo disse…
Líder!

Arma letal Tricolor: cruzamento de Tcheco, gol de Marcel.
Anônimo disse…
Calma, Fonseca, depois dos 10 a 0 no Ipatinga vamos ter o melhor ataque. E no mais, se o brasileirão de fato vier, vamos exigir uma ESTÁTUA do Roth na entrada da Arena. Ou a canonização.
Anônimo disse…
Um amigo meu prometeu uma tatuagem do Roth (de bigode é claro)

tentando falar sério:
"Alguns pecados foram as muitas faltas perto da área e a atuação dispersiva de Perea"

concordo em reação ao Perea (se bem que não faltou vontade), mas as faltas me pareceram um exagero do Juiz.
Anônimo disse…
Jogou como um postulante ao título tem que jogar: marcando no campo adversário (e realmente, tanto Pico quando Paulo Sergio foram muito bem no primeiro combate), controlando a bola no meio e sempre buscando a vantagem no ataque. Atuações soberbas de Tcheco, no meio, e da muralha Pereira na zaga - e quem diria que o contestado jogador se tornaria o que é hoje, um dos INTOCÁVEIS nesse time? Se continuar assim, o Grêmio vai ser difícil, muito difícil de alcançar... Sorte nossa \m/
Anônimo disse…
allgayer: ou os dois. sendo que pra canonização é preciso estar MORTO.
Vicente Fonseca disse…
Luís: tomara! Por esta lógica, o Grêmio assume a liderança agora e não a perde mais até o fim. O Flamengo fez as vezes de Botafogo este ano. (shsh)

Allgayer: Roth já foi imortalizado dando nome a torneios da Cofatruco.

André: o juiz realmente deu muitas faltinhas, o que pondera um pouco a minha crítica. Qualquer imagem mental do Roth deve incluir o bigode.
Anônimo disse…
Roth já foi reconhecido pela Cofatruco, temos que convencer o mundo que ele REINVENTOU a bola. Agora, quanto ao bigode, será que a ausência dele não está favorecendo o Grêmio? É de se pensar a respeito, talvez seja Sansão ao contrário.
Perguntinha:

Lembro, no início do campeonato, a maioria dos profissionais (técnicos, jornalistas e até torcedores) falando que só lá pela 16ª rodada poderíamos ter uma idéia de quem disputaria título, G-4, Sula, etc etc etc.

Agora essa teoria vem por água abaixo? Ou se mantém?
Vicente Fonseca disse…
Eu considero a virada do turno como este marco. Se o Grêmio for bem, como aliás tem o DEVER de ir, nestes 3 últimos jogos, certamente brigará pelo título, até porque terá acréscimos ao plantel. No mínimo por Libertadores brigará, isto parece claro.

Entretanto, convém lembrar que há recuperações surpreendentes em returnos. São exceções, mas podem ocorrer, uma ou duas por campeonato. Casos do Goiás de 2003 (para cima), da Ponte Preta em 2004/05 (para baixo), Inter em 2005 (para cima) e Flamengo em 2007 (com ajuda da CBF).
luís felipe disse…
Vicente,

Observe que eu falei que o campeonato fica emocionante.

É como ver uma corrida de Fórmula 1 na qual todo mundo já fez uma parada, mas estamos na metade e o líder segue sendo o Olivier Panis. Tem graça.
Vicente Fonseca disse…
hdfshd

Tá bom, tá bom.
Anônimo disse…
Na verdade, o Grêmio poderia ser Piquet. Muito campeão no passado, ficou um tempo desaparecido, mas se renova através das gerações. O Inter, por exemplo, é o Villeneuve, que teve um único ano de glória e até hoje mantém pose por isso.
Ponso disse…
hjgbdsgbk\dfvakdfgbvb

Lourenço mestre. Esse tem sangue Fonseca.
luís felipe disse…
É isso que eu mais me divirto nos gremistas.

Acham que vão ser campeões por conta do seu sangue superior.
Anônimo disse…
Um ano de glória?? Então nem comemora a liderança, brasileiro não vale nada mesmo.
Ponso disse…
Já o que eu mais me divirto em ti, Luís, é teu desespero disfarçado de fleuma. Calma, cara, ainda não é certo que o Grêmio vai sair campeão. E Prestes, tens razão, a década de 70 é rubra.
Anônimo disse…
LOURENÇO MESTRE.

No mais, a flauta do Luis Felipe me parece bem vinda - um pouco de contraditório sempre cai bem. Que o colorado siga sua vocação divina amanhã, e ressucite também o Fluminense - ISSO SIM deixará o campeonato "mais emocionante", especialmente na ponta de baixo... =P