O cinqüentenário do futebol brasileiro

Dá para dizer que o Brasil virou uma potência respeitável no futebol há exatos 50 anos. Antes daquela tarde mágica no Estádio Rasunda, em Estocolmo, os jogadores do país eram vistos com desconfiança após a perda imperdível e imperdoável do título de 1950. Equipes como Itália, Uruguai, Hungria e Alemanha gozavam de conceitos bem superiores. Naqueles gramados suecos, naquele mês de junho, esta história começou a mudar. 


A primeira demonstração de força veio na vitória de 2 a 0 contra a União Soviética, numa atuação avassaladora de um time que ainda nem tinha seu maior gênio. O gurizote entrou naquela partida, com 17 anos; nas quartas-de-final, marcou o golo da vitória sobre o retrancado País de Gales, e não saiu mais do time. Para azar dos franceses, que viram Pelé marcar 3 vezes em 18 minutos e liquidar a seleção do artilheiro Just Fontaine por inapeláveis 5 a 2. 


Na final, os donos da casa. Que saíram na frente, e logo de cara. Naquela virada, naquela reação, com um futebol que quem viu disse que jamais havia visto algo semelhante na vida, surgiu a goleada de 5 a 2 e o primeiro título do Brasil. E o respeito do mundo inteiro, que ainda veria o gesto pioneiro de Bellini ser repetido por Mauro, Carlos Alberto, Dunga, Cafu e todos os outros capitães campeões de qualquer torneio de futebol pelo mundo. Qualquer saudosismo é chato e até patético. Mas homenagens justas precisam ser feitas. 


Parabéns ao futebol brasileiro pela data de hoje. Neste dia, o país comemora 50 anos de seu primeiro título mundial, e a fundação de um futebol verdadeiramente nacional. Um ano após esta notável conquista, veio a fundação do primeiro torneio nacional de clubes, a Taça Brasil. Um ano após o tri, teve início o Campeonato Brasileiro. Hoje, o Brasil comemora o cinquentenário de sua revolução esportiva e cultural.

Comentários