Venceu, mas ainda não encaixou

Muricy Ramalho segue sendo o mesmo treinador teimoso dos tempos de Internacional. Talvez porque saiba montar tão bem seus esquemas, tem forte resistência a alterações. Hoje, mesmo com uma gama imensa de opções em seu rico banco de reservas e o time em campo fazendo péssima partida, demorou a mexer. Mas não tão tarde a ponto de ter prejuízos.

O São Paulo repetiu suas pobres atuações anteriores. No primeiro tempo, jogou constrangedoramente de igual para igual com o paupérrimo time do Guarani. Falar que esta equipe atual do Bugre é inferior aos seus melhores dias chega a soar falso. Talvez este time de hoje tivesse dificuldades de se manter na primeira divisão do próprio Gauchão.

Com atuações sem inspiração de seus principais homens de criação, o São Paulo chegava de forma esporádica. O Guarani tem a pior defesa do Paulistão, mas seu trio de zagueiros foi quase perfeito hoje. O ataque, com Cris e Henrique, é ridículo. No meio, o ala Messias Maranhão e o volante Roger Bernardo são boas promessas para o futuro.

Com Dagoberto e Aloísio quebrando a bola, a torcida pedia Borges no início do segundo tempo. Enquanto Jair Picerni perdia um de seus poucos lúcidos jogadores (Marcinho) por lesão, e se virava como podia para alterar o time, Muricy ficava à beira do campo, xingando os atletas e fazendo seu tradicional jogo de cena para a torcida. Mas a teimosia, hoje, não foi tão intensa. Para sorte dos são-paulinos. Eram 28 minutos da etapa final quando ele fez o óbvio, pondo Borges para sacar o apagado Carlos Alberto. Alguns segundos depois, o centroavante girou em cima de Xandão - até então impecável - e rematou no canto, indefensável para Gisiel.

O golaço escancarou ainda mais as fragilidades dos comandados de Jair Picerni. Precisando sair em busca do empate, os jogadores do Guarani simplesmente não sabiam como fazê-lo. Alessandro, lateral-esquerdo, era dos mais voluntariosos. Para azar da torcida bugrina, fede de tão fraco.

Muito mais do que a atuação, o que fica de bom para o São Paulo é o resultado. Três pontos mais que necessários: com Corinthians, Ponte Preta e Palmeiras vencendo, o triunfo em Campinas diante de um dos mais fracos times do Paulistão não era mais que um dever.

Campeonato Paulista 2008 - 1ª Fase - 16ª rodada
23/março/2008
GUARANI 0 x SÃO PAULO 1
Local: Brinco de Ouro da Princesa, Campinas (SP)
Árbitro: Phillippe Lombard
Público: 11.954
Renda: R$ 149.690,00
Golo: Borges 29 do 2º
Cartão amarelo: Messias Maranhão, Diego, Alessandro, Joílson, Dagoberto, Richarlyson, Aloísio e Zé Luís
GUARANI: Gisiel (6), Marcelo (5,5), Xandão (6) e Diego (6); Messias Maranhão (5,5), Roger Bernardo (6), Fabinho (5) (Vitor Rossini, 13 do 2º - 5), Marcinho (5,5) (Paulo Santos, 14 do 2º - 4,5) e Alessandro (4); Cris (4) (Andrezinho, 28 do 2º - 5) e Henrique (4). Treinador: Jair Picerni (5,5)
SÃO PAULO: Rogério Ceni (5,5), Zé Luís (5,5), Miranda (6) e André Dias (5,5); Joílson (5), Richarlyson (4,5), Hernanes (6), Carlos Alberto (4,5) (Borges, 28 do 2º - 6,5) e Jorge Wagner (5,5); Dagoberto (5) (Hugo, 33 do 2º - 5) e Aloísio (5). Treinador: Muricy Ramalho (5)

Foto: Vipcomm/Divulgação

Comentários