Hora de confirmar e afirmar

Em 2007, o Grêmio havia feito a melhor campanha disparada na primeira fase, mas um tropeço diante do Caxias no Centenário por 3 a 0 num dia particularmente infeliz quase pôs todos os 16 jogos anteriores a perder. Hoje, a situação é análoga.


Todos os indicadores favorecem o tricolor. E nem é preciso entrar na questão técnica, de que o time da Capital é claramente mais qualificado. Os números falam por si: o Grêmio não perde desde 2004 para o Juventude; nos últimos 8 jogos contra o alviverde serrano, venceu 6 e empatou 2; ganhou os últimos três duelos diretos; venceu todos os confrontos eliminatórios contra o Ju na história; fez a melhor campanha da primeira fase, 16 pontos à frente do time (agora) de Zetti. Mas o mata-mata é isso. 


Hoje à tarde, o time de Celso Roth começará, finalmente, a ser testado da forma devida para 2008. É neste sistema, emocionante, que parece cruel e até injutso por vezes, que o Grêmio deposita suas maiores esperanças de glória para esta temporada.


Escalações
Júnior pode começar jogando no lugar de Nunes. Não tenho ainda opinião formada a respeito desse jogador, mas se é da função (segundo homem), parece mais adequado que acumular este último com Eduardo Costa. Pereira, machucado, cede lugar a Jean. Hora de o ex-são-paulino jogar, se impor, e, assim, assumir de vez a titularidade.


No Juventude, Zetti assumirá, ao contrário do que foi dito logo que chegou a Caxias do Sul. Ganhará pontos com seus jogadores e com a torcida por isso. Deve repetir a escalação que vinha jogando. Teve pouco tempo para trabalhar e conhecer bem seus atletas. A prudência recomenda mesmo isso.


Mais dois confrontos
Sapucaiense x Inter/SM jogam às 18:15, e São José x Caxias às 20:30. São as duas disputas teoricamente mais parelhas destas quartas-de-final. Bom a Dupla ficar de olho, pois dali sairão os dois futuros adversários das semifinais, caso passem por Juventude e Ulbra.


De quarta
Como a Série C não rende patrocínio, a idéia da CBF é criar a Série D. A Terceirona seria diputada de forma análoga às duas divisões principais do futebol brasileiro, com 20 times se pegando em turno e returno. A Quarta Divisão seria o que é a Terceira hoje, com 64 clubes indicados pelas federações estaduais. Acho a idéia simpática, mas não creio que solucionará o problema de falta de verbas. Parece mais uma divisão deficitária criada pela confederação.

Comentários