Carta na Manga faz minuto-a-minuto da última rodada

Mesmo que os grandes porto-alegrenses entrem em campo, a atenção da quarta-feira no Rio Grande do Sul se voltará para a disputa das quatro vagas restantes às quartas-de-final do campeonato, peleada por seis clubes do interior.


Tendo em vista esta necessidade, e o pouco interesse real em analisar quaisquer dos jogos da Dupla Gre-Nal nesta noite, o Carta na Manga fará um acompanhamento em tempo real do andamento das partidas por esta última rodada do Gauchão, com atualização dos placares, situação de momento e projeção dos confrontos a cada golo que houver.


Tomaremos como base as partidas Juventude x São José (19:30) e 15 de Novembro x Grêmio (21:45), que são as que passarão pela TV. Mas o foco será mesmo o entra-e-sai de times da zona de classificação durante a noite. Abriremos os trabalhos por volta das 19:20. Convido todos a acompanhar (e comentar durante) esta diversão infinita.


Paulista 
O Campeonato Paulista segue fervendo, e o duelo entre Santos (7º, 26) x Corinthians (4º, 30) tem contornos decisivos. O Palmeiras (2º, 31) pegará a Portuguesa (10º, 25) podendo encaminhar de vez a sua vaga.


Libertadores
O San Lorenzo (3º, 7) fez apenas 1 a 0 no Real Potosí (4º, 0), primeiro clube eliminado da Libertadores. Tivesse feito mais um e ultrapassaria o Caracas pelo saldo na segunda posição do Grupo 1, que tem o Cruzeiro à frente, com 8 pontos.


Outro que poderia ter se dado melhor foi o Atlas (1º, 7), que vencia o Maracaibo (4º, 2) fora mas cedeu o 1 a 1 no finzinho. Boca Juniors (3º, 6) e Colo Colo (2º, 6), que se pegam amanhã em Buenos Aires, agradecem. Como também fizeram Flamengo (2º, 7) e Nacional (3º, 6) diante do empate sem golos do Cienciano (1º, 7) com o Coronel Bolognesi (4º, 2). Dois detalhes marcaram o clássico peruano: o time de Cuzco era terceiro mas avançou à liderança com o empate, tal a liderança do Grupo 4; e o Bolognesi, após quatro rodadas, ainda não fez NENHUM golo na Libertadores.


Hoje, o Grupo 5 tem rodada dupla importante. O River Plate (2º, 6) recebe a Universidad Católica (3º, 3) e o San Martín boliviano (4º, 3) pega em casa o América-MEX (1º, 6). Dependendo dos resultados, podemos ter dois clubes quase classificados ou então um grupo todo embolado, com 6 pontos para cada. Ou não.


Suécia x Brasil
A coincidência dos 50 anos do primeiro título mundial brasileiro é bonita, mas qualquer tentativa de enquadrar este jogo com uma festa comemorativa à Copa de 1958 esbarra na escolha de Londres como sede do jogo. De qualquer modo, é um teste interessante e razoavelmente forte para a seleção de Dunga. Dunga, aliás, que faz bem em priorizar as Eliminatórias em detrimento das Olimpíadas. A partida começa às 16:45, na Galvão TV.

Comentários

Ainda que esteja na beira do campo, estarei acompanhando o minuto-a-minuto daqui, um marco histórico para este periódico esportivo blogueiro opinativo.

A propósito, discordo terminantemente deste palpite: Guarany/Ba 3 x 3 Veranópolis.

Aposto em 1x0 pro Veranópolis, gol do He-Man.
Vicente Fonseca disse…
Rafael Moura foi pro Veranópolis????
O He-Man que eu tava citando era o Sandro Sotille, mas esse também vale ;D
Anônimo disse…
O lendário Jorge Mutt está escalado no time do 15/11 que enfrenta o Grêmio. Se faltava um motivo para assistir ao jogo, agora não há desculpas.
Anônimo disse…
Sugestão de enquete: o que vale mais, Rafael Moura ou Reinaldo? E sem migué de "posições diferentes", que aqui não é lugar de muro.
Anônimo disse…
E a briga Wianey x Nando Gross nos blogs do ClicRBS? Tu tem que arranjar um blog rival, Vicente, tá na moda.
Vicente Fonseca disse…
1) Sandro Sotilli é o He-Man dos Pampas, então.

2) Jorge Mutt é craque.

3) Depende do ponto de vista. Em termos de estilo, Rafael Moura dá de goleada; em termos de sósia do Vagner Love, Reinaldo vence com vários corpos à frente. Sem muro, claro.

4) Boa briga. Wianey tem toda a razão, a meu ver. Quanto a arranjar um blog rival, não troco meus amigos pelas minhas idéias, ao contrário do Nando Gross - que, apesar de defender o Édson, é um bom comentarista.

Abraço a todos.
Anônimo disse…
Acho o Wianey um tanto autoritário e grosseiro quando questionado. É meio complicado dizer que a Lei Pelé foi o fim dos clubes brasileiros, quando os que se acostumaram e se adaptaram a ela têm ganhado títulos na esfera internacional, alguns inéditos. Mas entendo, também, que o que cooperou para os títulos brasileiros na Libertadores e no Mundial foi o aumento de vagas do Brasil para a Libertadores. Ficou muito mais fácil a Libertadores ter um campeão brasileiro. Cabe lembrar que tanto São Paulo quanto Inter, no ano em que campeões, não teriam tido direito sequer de disputar a competição segundo as regras antigas, pois foram 3º e 2º, respectivamente, no Brasileirão.
Vicente Fonseca disse…
Acredito que o Wianey é um bastante arrogante ao dizer que "só ele conhece a lei", mas tem razão ao afirmar que ela mudou tanto que nem é mais a mesma.

Também não concordo tanto com o argumento de que os clubes brasileiros passaram a ter mais sucesso depois de sua implantação, pois isso é uma tendência que vem desde os anos 90.