Sinais de qualidade

O jogo de hoje foi até agora o que mais bem refletiu aquilo que o Grêmio pensa para seu futuro em 2008. Diante de um adversário complicado, organizado e consistente, o mais difícil até agora enfrentado no ano, o time de Celso Roth obteve uma virada interessante e a liderança consolidada da Chave 1, com a melhor campanha do Gauchão neste primeiro turno.

O Esportivo veio fechado, como convém a um time do interior quando visita a Capital. Cristian de Souza armou um 3-5-2 legítimo, onde todos recuavam para trás da linha da bola quando o tricolor tinha a posse. Com Roger muito bem marcado pelo careca-cabeludo Jardel, Perea, movediço, era a melhor saída. As chances, porém, não foram muitas no primeiro tempo. A melhor delas veio aos sete minutos, quando Roger se desvencilhou da marcação e acertou a trave.

Os alas Polaco e Marciel espetavam Paulo Sérgio e Bruno Teles. Sem saída pelas pontas ou pelo meio, e com inferioridade numérica na meia-cancha, o Grêmio ficou amarrado. Os contra-ataques do Esportivo eram cada vez mais perigosos até que num deles Flaviano marcou em cruzamento de Marciel.

Para o segundo tempo, Roth colocou Felipe Mattioni no lugar de Bruno Teles, machucado, puxando Paulo Sérgio para a lateral-esquerda. Mas a grande mexida foi a entrada de Soares no lugar de Tadeu. Rapidíssimo, liso e voluntarioso, o manauara fez grande dupla com Perea, que jogou ainda melhor no segundo tempo, com dribles curtos, infilitrações e marcação na saída de bola. Só faltou o golo.

Mesmo assim, foi através de uma jogada individual do colombiano no meio-campo que surgiu o empate. Ele passou por dois e achou Roger livre, pela segunda vez no jogo. O meia acertou um chute Secco, fortíssimo. Um golaço que animou o Olímpico. Seria difícil o Esportivo suportar.

Mesmo com uma organização tática invejável, o time de Bento Gonçalves acabou sucumbindo à maior qualidade do Grêmio, que, como em Canoas, fez prevalecer seu melhor nível técnico. Agora, o tricolor mandava. Desde os seguros Victor e Léo, até os guerreiros Paulo Sérgio e Pereira, passando por Eduardo Costa, Roger, Perea e Soares. Só Willian Magrão e Maylson ficaram devendo. Soares acabou derrubado. Roger ficou livre pela terceira vez no jogo: bateu o pênalti e fez o golo da vitória. Esteve à vontade em três lances: um remate na trave, um golaço e um pênalti batido com categoria. Mostrou ser diferenciado. Ao final, Celso Roth manteve a tradição: tirou-o para promover a estréia do bom zagueiro Jean. O time ficou acuado e esteve perto de sofrer o empate.

Em tempo:
- Alguém notou alguma diferença na entrevista pós-jogo de Celso Roth?

- Perea roubou bola pela esquerda e ingressou livre na área após cobrança rápida de falta. Soares "dormiu", ajeitando as meias.

- Jé é aquele mesmo que o Antônio Lopes era fã.

Campeonato Gaúcho 2008 - 1ª Fase - Chave 1 - 7ª rodada
21/fevereiro/2008
GRÊMIO 2 x ESPORTIVO 1
Local: Olímpico Monumental, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Leandro Vuaden
Público: 15.366
Renda: R$ 180.818,00
Golos: Flaviano 40 do 1º; Roger 11 e (pênalti) 25 do 2º
Cartão amarelo: Soares, Maylson, Willian Magrão, Eduardo Costa, William, Polaco, Jardel, Ronaldo Bagé e Juliano
GRÊMIO: Victor (5,5), Paulo Sérgio (5,5), Léo (6,5), Pereira (5,5) e Bruno Teles (5) (Felipe Mattioni, intervalo - 5,5); Eduardo Costa (5,5), Willian Magrão (5), Maylson (5) e Roger (7) (Jean, 29 do 2º - 5); Perea (6,5) e Tadeu (5) (Soares, intervalo - 6). Treinador: Celso Roth (5,5)
ESPORTIVO: Donizete (6,5), William (5,5), Márcio Nunes (5,5) e Juliano (5,5) (Ronaldo Bagé, intervalo - 4,5) (Romano, 30 do 2º - 5); Polaco (5,5), Jardel (6), Jé (5), D'Angelo (5,5) e Marciel (6); Fernando (5,5) e Flaviano (6). Treinador: Cristian de Souza (5,5)

Comentários

Lique disse…
hshsh,. boa. ótima atuação da deborah secco, por sinal. vileira do cão. gostei do jogo, soares ótimo. e o victor foi bem, de novo.
Vicente Fonseca disse…
Victor tem sido a melhor surpresa do Grêmio até agora. Parece ser um baita goleiro. Que eu não morda minha língua.
Jé, aquele que formava um meio-campo com Dega, Vagner Mancini e um outro meia que esqueci o nome, naquele grande banguzinho do Grêmio de 95.

Tá ficando cada vez melhor ler tuas resenhas pós-jogo. Minha diversão desta manhã calma.

E não vou negar que estou com uma puta saudade de assistir jogos das arquibancadas, mesmo que tenha lá sua graça ficar na beira do campo acompanhando o trabalho da imprensa.

Abraço.
Anônimo disse…
Grande vitória Tricolor. Fico feliz em ver que o Roger está mostrando que eu estava errado em relação a contratação dele. Espero que continue jogando assim.

P.S. "O meia acertou um chute Secco". Um trocadilho infame que o Vicente deve ter levado a noite toda para escrever. Se fosse eu, daria um bago Secco.
Ponso disse…
Pelo rádio, Mattione fez boa estréia. Confere, amigos que viram o jogo?
Anônimo disse…
"O meia acertou um chute Secco, fortíssimo". Esse trocadalho do carilho estava caindo de maduro. Pontos para o Professor, por ter percebido antes do resto do mundo.

Grêmio se encaminhando. Roger e Perea, quando se entenderem de vez, vão tocar terror em muita defesa por aí. Maylson e Bruno Teles, por menos que tenham feito, já foram muito melhores que Pico. Victor é uma muralha, surpreendente goleiro mesmo. Apesar da implicância de alguns, Paulo Sérgio está se firmando na lateral direita. E Soares e Jean serão acréscimos de qualidade no grupo de jogadores. Grêmio vai tomando forma, aos poucos - e eu já preparei a plaquinha de EU JÁ SABIA para usar várias vezes nesse 2008 ;)
Anônimo disse…
o delegado Lopes via em Jé um grande VOLANTE, capaz de chegar à seleção brasileira.
Anônimo disse…
Vamos por partes.

Fred: o meio era GÉLSON, Dega, Jé e Mancini.

Chico: o começo do Roger é sempre muito bom. Espero que a continuidade seja assim também. Jogou uma enormidade ontem, mesmo marcadíssimo.

Ponsito: não foi a estréia de Mattioni, foi sua segunda partida. Teve atuação boa, sim, mas acho que continuará na reserva, pois Paulo Sérgio, mesmo não sendo brilhante, é bastante regular e guerreiro.

Natusch: time se encaminhando aos poucos, conforme previsto.

Klück: é verdade. E Sílvio Pay-per-view > Danrlei.

Sobre o trocadilho, segredo industrial.

Abraço a todos.
Mattioni estreou contra o XV de Novembro, entrando nos 15 minutos finais, o que claramente não pode ser levado como referência. Mas ontem jogou muito. Como disse o Wianey, "o guri é um pentelho, é elétrico, não pára um minuto em campo. Tá sempre indo em cima das jogadas, cobra falta, escanteio e se apresenta pro jogo".