Massacre no território xavante

A reabilitação do Internacional após a derrota para o Juventude foi fulminante. Controlando o ímpeto do Brasil no primeiro tempo e aproveitando o cansaço xavante no segundo, o colorado enfiou a maior goleada do Gauchão até agora, um arrasador 5 a 0 em pleno Bento Freitas.


O começo da partida foi equilibrado e estudado, bastante enganoso para o que viria a ser o jogo. Cláudio Millar levava perigo com suas jogadas de habilidade, mas Alex e Iarley também produziam boas tramas. Foi do meia canhoto o golaço inicial, num chute bem colocado. Millar quase empatou um minuto depois, Thiago Rodrigues chegou a driblar Renan e perder.


A volta de Guiñazu ao meio deu ao Internacional a mobilidade que o time tanto necessitava e havia perdido neste começo de campeonato. Mesmo sem ser brilhante, o argentino facilita muito o trabalho dos meias com seu fôlego invejável. Também o esquema 4-4-2, utilizado por Abel hoje, parece funcionar melhor com este time posto em campo. Wellington Monteiro apareceu no ataque com qualidade por diversas vezes, sinalizando a Bustos que este terá dificuldades de assegurar a titularidade num curto prazo.


Marcão fez o segundo de cabeça, e a porteira abriu. Suca fez substituições pouco ousadas para reverter o 2 a 0, pois já havia tirado o volante Ivanildo (que vinha bem) para pôr o meia Alan Mineiro. A torcida não entendeu assim, e vaiou-o reiteradamente. Com pouca marcação no meio e sem qualidade no ataque, a defesa ficava exposta a Fernandão e, especialmente, Alex e Iarley em jornada inspirada. O cearense fez o terceiro com grande categoria; Marcão ampliou a seguir, e Bustos, em grande jogada de Alex, fechou a goleada. 


Enfim o Internacional apresentou no Gauchão um futebol condizente com sua qualidade individual. Uma goleada histórica, calando a charanga xavante a base de uma dupla inspiradíssima, um motorzinho de alta potência, um 4-4-2 bem constituído e um adversário batido pela falta de preparo físico. Se melhorar (entenda-se Nilmar no ataque), talvez estrague. 


 Em tempo: - Vitória tranqüila do Grêmio, que começa a melhorar seu plantel. E isso não é apenas visível pelas boas estréias de Roger e Perea e a contratação de Soares, mas sim pelo próprio banco de reservas, que já terá jogadores razoáveis como Jonas e Peter, além de promessas como Itaqui e Felipe Mattioni. Aliás, mais uma boa partida de William Magrão. 


Campeonato Gaúcho 2008 – 1ª fase, Chave 2, 5ª rodada 
10/fevereiro/2008 
BRASIL 0 x INTERNACIONAL 5 
Local: Bento Freitas, Pelotas (RS) 
Árbitro: Fabrício Corrêa
Público: não divulgado 
Renda: não divulgada 
Golos: Alex 27 do 1º; Marcão 12, Iarley 26, Marcão 33 e Bustos 34 do 2º 
Cartão amarelo: Michel, Alex Martins, Cláudio Millar, Iarley e Marcão 
Expulsão: Cláudio Millar 46 do 2º 
BRASIL: Rodrigo Silva (6), Aírton (5) (Flavinho, 20 do 2° - 4,5), Régis (4,5), Alex Martins (4) e Raone (4); Ivanildo (5,5) (Alan Mineiro, intervalo – 4,5), Carlos Alberto (4,5), Pedro Ayub (4) e Tiago Rodrigues (4,5); Cláudio Millar (5,5) e Michel (4) (Hyanthony, 15 do 2° - 4,5). Treinador: Suca (3) 
INTERNACIONAL: Renan (6,5), Wellington Monteiro (6,5) (Bustos, 28 do 2º - 6), Sidnei (6,5), Orozco (5) e Marcão (6,5); Edinho (5,5), Guiñazu (6) (Andrezinho, 32 do 2º - 5,5), Magrão (5,5) e Alex (7,5) (Gil, 35 do 2º - sem nota); Iarley (7,5) e Fernandão (6,5). Treinador: Abel Braga (8)

Comentários

Felipe disse…
Iarley até agora vêm sendo o destaque do ano. Além de ser o goleador do campeonato, foi bem em todos os jogos. Alex vêm alternando altos e baixos, mas foi muito bem contra Brasil e São José. "Guina" e Magrão mostraram que são fundamentais ao time. E se Abel mantiver esse esquema (que é merito dele, aliás), sem invenções, o Inter pode vir a ser o grande time de 2008.
tô confuso!leio no jornal que o inter joga no 3-5-2 mas os caras dizem que o marcão tá na lateral. aqui leio que o esquema é 442. Afinal, qual é?
o guiña tá jogando aonde?
Anônimo disse…
Na verdade a confusão ocorre por que o Inter varia o esquema no decorrer da partida. Marcão hora é lateral, hora é zagueiro. O "Guina" joga no campo todo!