E podia ter sido pior

Torres A estréia do Grêmio na Copa do Brasil valeu pelos últimos três minutos de jogo. Depois de jogar um futebol bastante precário durante a maior parte do duelo contra o fraco Jaciara, o tricolor gaúcho saiu no lucro com a vitória de 1 a 0, golo do centrovante Tadeu aos 44 do segundo tempo. Mesmo assim, a atuação do time de Vagner Mancini foi decepcionante.


O Grêmio pretendia vencer por dois golos de diferença e evitar o jogo da volta, mas entrou num ritmo lento. Como Roger e Peter estavam sumidos, o jeito foi aproveitar as subidas do voluntarioso, porém afoito, Paulo Sérgio e, mais raramente, Anderson Pico. O tricolor gaúcho exerceu uma pressão entre 10 e 25 minutos da etapa inicial, e o golo parecia questão de tempo. Pedro Paulo, goleiro, já era o nome do jogo. O Jaciara não conseguia reter a bola. Laírson, centro técnico do time, errava tudo. Algumas descidas de Wellington foram o máximo que os mato-grossenses conseguiam.


O segundo tempo do Grêmio foi desastroso. Depois de ensaiar uma pressão nos minutos iniciais, o time Mancini foi envolvido pela velocidade do adversário, que passou a "gostar do jogo". Marcelinho, Laírson e Wellington davam trabalho à retaguarda gremista. Com a saída de Peterpara o ingresso de Tadeu, o Grêmio ganhou uma bela opção ofensiva, mas perdeu o meio-campo. O controle era dos mandantes, que chegaram a colocar o tricolor na roda. Mancini repôs o meio com Adílson no lugar de André Luís. O Jaciara já pressionava menos pelo desgaste físico. Tadeu, depois de fazer bela jogada que Pedro Paulo afastou de nariz, aproveitou, aos 44, um belo cruzamento de Paulo Sérgio para decretar a vitória tricolor. Aos 47, Eduardo Costa perdeu na pequena área a chance da classificação. Seria um castigo demasiado ao esforçadíssimo Grêmio Jaciara.


Depois do bom desempenho do sábado, uma partida ruim que mostra que ainda há muito que melhorar. Roger e Perea foram apagados, e a má fase de Peter prova que o meia ainda está longe de ser uma solução neste momento. Tadeu, pelo contrário, segue se afirmando. Pelo menos, não houve crime nem a classificação ficou ameaçada.


Copa do Brasil 2008 - Primeira Fase - Jogo de ida
13/fevereiro/2008
JACIARA 0 x GRÊMIO 1
Local: José Fragelli, Cuiabá (MT)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Público e renda: não divulgados
Golo: Tadeu 44 do 2º
Cartão amarelo: Tiago Silva, Anderson Pico, Eduardo Costa e Adílson
JACIARA: Pedro Paulo (7), Wellington Fraga (4,5), Marinho (6), Adeílson (5,5) e Daniel (4,5) (Branco, 35 do 2º - sem nota); Tiago Silva (4,5), Pedrinho (5), Jamba (5) e Laírson (5,5) (Naldinho, 27 do 2º - 5); Marcelinho (5,5) (Andrade, 45 do 2º - sem nota) e Wellington (5,5). Treinador: José Macena (5,5)
GRÊMIO: Victor (6), Paulo Sérgio (5,5), Léo (4,5), Pereira (4,5) e Anderson Pico (6); Eduardo Costa (5), Willian Magrão (5), Roger (4,5) e Peter (4,5) (Tadeu, 15 do 2º - 6,5); André Luís (5,5) (Adílson, 23 do 2º - 4,5) e Perea (4,5) (Jonas, 29 do 2º - 5,5). Treinador: Vagner Mancini (5)

Comentários

Anônimo disse…
quero muito saber oq o professor acha da troca de Valter Avancini por (parece) Celso Roth...
Lique disse…
primeiro técnico a perder o cargo sem perder um jogo?
Anônimo disse…
Ironicamente, esqueceste de colocar a nota do Mancini em seu último jogo.
Eu ia falar a mesma coisa, Lourenço. Essa de não ter dado a nota pro Mancini foi quase que uma premonição do nosso amigo redator do estimado blog.

No mais, achava exagero quando xingavam o Pelaipe no início do ano porque as contratações não estavam chegando, mas hoje ele ultrapassou qualquer limite do bom senso ao tentar entrar em atrito também com o Eduardo Costa. Ou ele controla o ego ou que coloque seu cargo à disposição.

Abraço
Anônimo disse…
Nota dada e avaliação da troca feitas.

Abraço a todos.