Retrospectiva 2007: Grêmio

A utilização de reservas no começo devido à grande campanha na Libertadores, a perda de jogadores importantes do elenco e o mau desempenho fora de casa foram os principais fatores que explicam o fracasso do Grêmio em tentar conseguir uma vaga à Copa Libertadores da América de 2008. Mesmo que o histórico do tricolor gaúcho seja o de superar as adversidades, desta vez isto não foi possível.

Após a campanha que culminou com o vice-campeonato continental, o Grêmio somava duas vitórias e quatro derrotas. Após a derrota para o Boca Juniors, vários titulares ficaram 1 mês ou mais no departamento médico, por desgaste físico e/ou lesões. Mas a vitória no Gre-Nal, quatro dias após a perda do tri da América, fortaleceu o tricolor a ponto de ele encarreirar 10 partidas invicto.

O Grêmio sentiu, após a derrota para o Figueirense em Florianópolis, uma fase de instabilidade. A chegada de reforços como o volante Eduardo Costa fortaleceram o grupo, que consolidou uma bela seqüência de resultados dentro de casa e voltar à zona de classificação à Libertadores.

Mas a insuficiência numérica do plantel pesou na reta final. Obrigado a apelar para jovens inexperientes, o time sofreu uma queda brusca de rendimento após o empate em casa com o Atlético-MG. Derrotas para adversários diretos, como Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo pesaram muito. Mesmo assim, o tricolor da Azenha chegou à última rodada com chances remotas de se classificar ao maior torneio continental, mas a vaga ficou com o Cruzeiro.

NÚMEROS DA CAMPANHA
Desempenho: 58 pontos; 38 jogos; 17 vitórias; 7 empates; 14 derrotas; 44 golos marcados; 43 golos sofridos; 50,9% de aproveitamento
Em casa: 40 pontos (70,2%) - 3ª melhor campanha
Fora: 18 pontos (31,6%) - 11ª melhor campanha
Destaques: William (Z), Eduardo Costa (V) e Diego Souza (M)
Decepção: Tcheco (M)
Artilheiro: Tuta, 9 golos
Média de público: 24.332 (6º)
Posição rodada a rodada:
5ª rodada: 11º; 10ª rodada: 5º; 15ª rodada: 3º; 20ª rodada: 6º; 25ª rodada: 7º; 30ª rodada: 5º; 35ª rodada: 7º; Final:
Melhor atuação: Grêmio 3 x Vasco 1 (24ª rodada)
Pior atuação: Flamengo 2 x Grêmio 0 (32ª rodada)
Turno: 28 pontos, 7º colocado
Returno: 30 pontos, 6º colocado
Prognóstico Carta na Manga (08/05/2007): candidato à Copa Libertadores
2008: classificado à Copa Sul-Americana

Comentários

Discordo do ponto "decepção". Amoroso, que eu achei que faria alguma coisa, até pênalti perdeu. Ele, pra mim, é mais decepção que o Tcheco, apesar de ter ficado pouquíssimo tempo aqui.

E creio que a partida contra o Flamengo não tenha sido diferente da contra o Palmeiras ou contra o Figueirense aqui.

Abraço.