O mapa da América está traçado

Foi realizado hoje o sorteio dos grupos da Copa Libertadores da América do ano que vem. A ausência dos times gaúchos não diminuirá a cobertura do Carta na Manga para a edição de 2008 desta que é a mais empolgante competição futebolística de clubes do planeta.

Eis as chaves.

Grupo 1: o Cruzeiro deu azar. Jogará na fase preliminar contra o áspero Cerro Porteño. Se passar, porém, enfrentará San Lorenzo, Real Potosí e Caracas. Nada tão complicado assim, mas é bom não bobear. Os argentinos são fortes, os venezuelanos foram a supresa de 2007, quando tiraram o River Plate. Os bolivianos, sem a altitude, são batíveis.

Grupo 2: Estudiantes, Danubio e Deportivo Cuenca esperam o vencedor entre Lanús e Olmedo. O atual campeão argentino é o favorito para passar, e aí seriam três times brigando por duas vagas, com os equatorianos correndo por fora.

Grupo 3: favoritismo total do atual campeão Boca Juniors, que enfrentará o Colo Colo, Maracaibo e um mexicano ou boliviano. Pode até ter algum trabalho pela frente, mas deve passar sem grandes sustos.

Grupo 4: o grande adversário do Flamengo será o Nacional, tradicionalíssimo em Libertadores. O Coronel Bolognesi, do Peru, não chega a ser temerário. Os peruanos do Cienciano e os uruguaios do Wanderers jogarão pela última vaga na fase preliminar.

Grupo 5: ainda é cedo, mas o River Plate parece ter dado sorte. Pegará o vice-campeão chileno, o vice mexicano e o desconhecido San Martín, do Peru. Um grupo à feição para Diego Simeone remontar um time completamente perdido.

Grupo 6: os maiores problemas para o Santos serão as viagens. O Chivas até merece respeito, mas o San José da Bolívia deve ser páreo tranqüilo. Ainda há o vice-campeão colombiano, que pode ser parada indigesta.

Grupo 7: o São Paulo terá trabalho, mas é o favorito da chave. Sportivo Luqueño e Nacional de Medellín são de escolas com tradição na América do Sul. O quarto elemento será decidido entre Audax Italiano e o terceiro clube da Colômbia.

Grupo 8: presente em todos os sorteios futebolísticos do mundo, o Grupo da Morte da Libertadores 2008 se personifica na chave do Fluminense. O time de Portaluppi passará por poucas e boas se quiser ir adiante na Copa. Libertad e LDU estão confirmados na chave. O outro time pode ser o atual campeão da Copa Sul-Americana, o Arsenal de Sarandí. Basta que os argentinos vençam o Mineros, da Venezuela, na fase preliminar.

Em tempo:
- Amanhã, às 23:00, a série Jogos para Sempre, do Sportv, exibirá Grêmio 2 x Peñarol 1, pela Libertadores de 1983. Fiquem de olho.

Foto: Reuters

Comentários

Anônimo disse…
assistirei
Anônimo disse…
Sem dúvida. É o grande momento do ano sempre, mesmo quando não estamos presentes.
Anônimo disse…
Falo da Libertadores, mas acho que tu te referias ao programa. Bem, vale à pena assistir. Em alguns dias, passará também o Gre-Nal do Século.