Saiu a tabela do Gauchão

É isso mesmo, com calendário organizado é assim. Saiu a tabela do Gauchão 2008. A competição reunirá 16 clubes e terá início no sábado, 19 de janeiro, com Grêmio x 15 de Novembro e São José x Juventude. O Internacional visitará seu homônimo santa-mariense no dia seguinte.


As 16 equipes estão divididas em dois grupos de oito, com jogos em turno e returno. A composição das chaves foi dirigida a partir das colocações do campeonato de 2007. Times de mesma cidade, à exceção de Porto Alegre (que tem 3 representantes), foram separados.


Chave 1: Grêmio, Caxias, Ulbra, Sapucaiense, 15 de Novembro, Novo Hamburgo, Esportivo e Santa Cruz.


Chave 2: Internacional, São José, Veranópolis, Internacional/SM, Juventude, Brasil, São Luiz e Guarany/Ba.


Os quatro primeiros de cada chave se classificam para as quartas-de-final, e a partir daí é tudo no mata-mata. Ficam claras duas vantagens adquiridas pelo Grêmio por ter sido campeão este ano. A primeira é de evitar o Juventude, que ficará na chave colorada. A outra foi mais por questão de sorte que de mérito: as viagens serão bem mais curtas que as do rival. Enquanto o Inter irá a Santa Maria, Pelotas, Ijuí e Bagé, o tricolor pegou um grupo quase todo metropolitano, com exceção de Esportivo e Santa Cruz, que não ficam a mais de 150 quilômetros da Capital.


Quanto à fórmula, ainda penso que seria mais interessante um turno único com todos os 16 clubes, passando 4 ou 8 para a segunda fase. Assim, haveria clássicos e um maior equilíbrio técnico. Além disso, duvido que resista a estapafúrdia idéia de uma decisão de terceiro lugar, como prevê a FGF. Mas já é bem melhor que o esdrúxulo regulamento do último Gauchão, onde havia uma desnecessária fase intermediária com jogo único entre segundos e terceiros colocados dos grupos.

Comentários

Marcelo disse…
Tsc, é com tristeza que vejo este portal segue sua campanha contra o formulismo.
Anônimo disse…
Pelo contrário, Allgayer. Acho que os estaduais são os torneios mais propícios para o formulismo. Finais com rivais são empolgantes. Só que a fórmula do Gauchão 2007 tinha essa fase intermediária sem qualquer sentido. Para 2008, formulista, será ainda melhor.
Anônimo disse…
Lamentável! 4 de cada grupo? Tudo bem que ficar entre os três primeiros tem se mostrado difícil para o Inter, mas jogar 16 jogos para esse largo funil desvaloriza e muito a primeira fase. Se ano passado o Grêmio jogou o returno todo já classificado, creio que basta ganhar na estréia para começar a fazer os cálculos.
Na verdade, acho a fórmula do ano passado muito boa. Aquela história de fazer o terceiro jogar com o segundo era porque, como os dois jogam Libertadores, teriam mais chance de, mesmo com a agenda mais apertada que os outros, não correr riscos de ficar fora. Ironicamente, nem o arrego ajudou a trinca Píffero, Luigi e Pinga. Em 2008, bastariam passar 2 de cada grupo e deu.
Anônimo disse…
4 realmente é muito. Mas 2 também seria pouco, já que o formulismo se justifica pela emoção da classificação. Alguns clubes ficariam sem nada para fazer no meio do campeonato.