A gauchada dará o veredicto

Goiás e Corinthians perderam nesta noite de quarta-feira, a última do futebol nacional em 2007. Com isto, a briga para ver quem cai ganha mais um integrante real, o Paraná, e se decidirá apenas na rodada deste domingo, com Grêmio x Corinthians, Goiás x Internacional e Vasco x Paraná. Dois desses três cairão.

A derrota corintiana no Pacaembu lotado foi aquele típico jogo de time com cara de rebaixamento. O Corinthians tentou pressionar no primeiro tempo, mas não conseguiu. Teve, a bem da verdade, dois arremates potentes defendidos esplendidamente pelo bom goleiro Cássio. Jogadas trabalhadas ou coisas deste tipo eram linguagem alienígena.

Assim, o Vasco foi aos poucos se assentando na partida, até começar a criar transtornos. Situações reais, também nenhuma. A defesa corintiana espanava para tudo que é lado os lançamentos anêmicos de Morais, ainda sem ritmo de jogo. Leandro Amaral, com movimentação qualificada e abnegada, era o mais destacado atleta cruz-maltino.

O início do segundo tempo sim, foi de pressão dos paulistas. Um abafa característico dos times desqualificados e nervosos que precisam de vitórias a qualquer custo. Isso geralmente tende a durar de 10 a 15 minutos, e foi justamente o que ocorreu hoje.

Pouco depois disso, numa jogada isolada, o previsível castigo: Alan Kardec marcou em desvio do zagueiro, na única especulada vascaína em todo o segundo tempo. A partir daí, o jogo foi catastrófico aos corintianos: só bico para frente, e o Vasco amorcegava, principalmente a partir da entrada de Perdigão, mestre a segurar o jogo. No mais, quando Vampeta entrou, tudo foi defintivamente pelo ralo.

O lance mais patético ocorreu quando o goleiro Felipe foi à área vascaína tentar o cabeceio. O Vasco afastou a bola e puxou um contra-golpe mortal, sem goleiro na meta. Um gandula, então, atirou outra bola no gramado, atrapalhando o ataque carioca e paralisando o jogo. Várzea completa.

A noite só não foi pior aos alvinegros porque o Goiás levou um vareio em Minas, 4 a 1 para o Atlético-MG. Agora, o Corinthians (que é pior que o Goiás), precisa vencer o Grêmio em Porto Alegre, melhor time de desempenho caseiro de todos os 20 participantes. Se empatar, tem de torcer por empate ou derrota do Goiás e do Paraná. Hoje o famoso fantasma do rebaixamento deixou de bater a porta de Parque São Jorge; está tentando arrombá-la, impaciente com a qualidade precária deste time de Nelsinho Baptista.

Ah, e o Vasco segue no páreo pela Sul-Americana.

Campeonato Brasileiro 2007 - 37ª rodada
28/novembro/2007
CORINTHIANS 0 x VASCO 1
Local: Pacaembu, São Paulo (SP)
Árbitro: Sérgio da Silva Carvalho (DF)
Público: 35.100
Renda: R$ 324.820,00
Golo: Alan Kardec 19 do 2º
Cartão amarelo: Amaral (COR), Dentinho, Jorge Luiz, Thiaguinho e Morais
CORINTHIANS: Felipe (6), Fábio Ferreira (5), Betão (4,5) e Fábio Braz (4,5); Amaral (4,5) (Heverton, 21 do 2º - 5), Bruno Octavio (5), Carlos Alberto (4,5) (Vampeta, 27 do 2º - 4,5), Lulinha (5) e Éverton Ribeiro (5); Arce (5) e Dentinho (4,5) (Wilson, 32 do 2º - 5). Treinador: Nelsinho Baptista (4,5)
VASCO: Cássio (8), Wagner Diniz (5,5), Luizão (5,5), Jorge Luiz (6,5) e Guilherme (6,5); Thiaguinho (5,5), Amaral (5,5), Morais (4,5) (Perdigão, 33 do 2º - 6) e Leandro Bonfim (5); Leandro Amaral (6,5) e Alan Kardec (5,5) (Abuda, 41 do 2º - sem nota). Treinador: Valdir Espinosa (6,5)

Foto: VIPCOMM

Comentários

Anônimo disse…
"Um gandula, então, atirou outra bola no gramado, atrapalhando o ataque carioca e paralisando o jogo. Várzea completa".

Não ofenda a várzea, professor.

No mais, pelo que vi hoje, o curintia vai cair. Mais: MERECE cair. E a pá de cal deve ocorrer no Olímpico, mesmo - só com muita, mas muita superação o curintia conseguirá um empate que seja. E o Goiás joga em casa...
Anônimo disse…
O Goiás, infelizmente, está rebaixado. Torcerei por vitória do Paraná e empate do Curintia.
Anônimo disse…
Porto Alegre será a tumba do cúrintia.
Empate do Goiás e vitória do Grêmio rebaixa o Corinthians. A tendência deve ser que isso aconteça.

No mais, não sei os amigos, mas fiquei profundamente chateado quando li que Valdir Espinosa vai torcer para o Corinthians contra a gente, por ser um clube de massa e que não merece cair.

Volto a retificar: 1x0 pro América, gol de Léo Papel.
Anônimo disse…
meu sentido conspirat�rio teme uma arbitragem de WILSON DE SOUZA MENDON�A ou WAGNER TARDELLI em alguma partida da dulpa GREnal, ou em ambas.

i have a baaaaaad feeeling about this.

o goi�s j� era, ningu�m toma 4 do atl�tico mg e sai impune. paran� e curintia, com essas derrotas 't�picas' (joga como nunca, perde como sempre), t�o PEDINDO pra cair. na real, pelo que est�o jogando, deveriam cair os 3, da� isso tudo j� teria acabado.

ademais, ABC x AM�RICA ano que vem, na s�rie b, ser� recorde de p�blico... creio que VILA NOVA x GOI�S tamb�m.. aheuaheuaheua
Anônimo disse…
Rá! Léo Papel é o cara! Irmão do Valdir, por certo, aquele que o Portaluppi "adora".
Unknown disse…
O Grêmio poderia entregar o jogo, se o Corinthians cedesse o Felipe.