Começando pela defesa

A melhor forma de o Internacional atuar em 2008 parece mesmo num 3-5-2. Foi assim que o time se acertou na últimas rodadas e é deste modo que conseguirá aproveitar ao máximo seus valores individuais. Marcão, por exemplo, rende bem mais como zagueiro pela esquerda; melhor que como zagueiro central ou como lateral-esquerdo. Élder Granja é outro propício ao 3-5-2: ótimo ala, e esta é sua posição.


Talvez o problema bom de Abel Braga seja decidir quem ficará no banco. Como Edinho é o melhor primeiro volante do Beira-Rio, terá lugar assegurado. Ficaria a dúvida entre Magrão e Guiñazu. Ou se Alex será ala, como penso que pode ser, ou meia; se Fernandão é meia ou atacante; ou quem serão os atacantes deste time.


São problemas de nomes, tão-somente. Jogando no 3-5-2, o Inter não precisaria contratar titulares, ao contrário do que se jogasse num 4-4-2, onde dois laterais de ofício seriam necessários. Peças para reposição qualificada seriam importantes, isso sim. É por aí, e por Renan no golo, que começará o ano na Padre Cacique. E assim se formam os bons times, começando por uma defesa organizada e sólida.

Comentários

Felipe disse…
Acho que o time de 2008 deve ser: Renan, Indio, Sorondo e Marcão; Granja, Magrão, Edinho e Guiñazu; Fernandão, Iarlei e Nilmar. Um 3-5-2 quando o time se defende, um 3-4-3 quando o time ataca. É possível até jogar no 4-4-2 sem trocar nenhum jogador. Clemer, Sidnei, Monteiro e Alex seriam reservas de luxo, entrando no time sem necessidade de mexer no esquema e sem perda de qualidade. Ótimas perspectivas para o ano que vêm.
Anônimo disse…
Acho o Fernandão sempre mais perigoso perto do golo, por isso entendo que ele deva ser atacante. Talvez um meia precise ser contratado, ou um ala esquerdo, que passe Alex para a meia. Mas são detalhes. Se o Inter não repetir os erros de 2007, fará um belo 2008.