Pontuar fora é preciso

O Grêmio forte, aguerrido e bravo que silenciava estádios lotados e erguia taças na casa dos outros não apareceu em 2007. Depois de um péssimo desempenho como visitante na campanha da Libertadores, o time de Mano Menezes repete a trajetória ruim longe do Olímpico no Brasileiro.


O treinador gremista tem um pouco de razão ao afirmar que a campanha gremista fora não é abaixo da média das outras equipes, com exceção do São Paulo. O problema todo é que, dentre os disputantes à Libertadores (Cruzeiro, Santos e Palmeiras), o tricolor é, de longe, o que tem pior índice fora de seus domínios. Vejam a tabela abaixo:


Clube/Aproveitamento fora
1- São Paulo 67%
2- Cruzeiro 56%
3- Palmeiras 50%
5- Santos 42%
11- Grêmio 33%


Em casa, o tricolor tira a diferença, sendo o campeão dos mandantes. Receita que fez sucesso também na Libertadores.


Clube/Aproveitamento em casa
1- Grêmio 75%
3- São Paulo 71%
4- Santos 69%
10- Palmeiras 60%
11- Cruzeiro 58%


Como vai realizar quatro jogos fora e três em casa, é bom tratar de melhorar. Alterar a postura como visitante, encarando o Flamengo de igual para igual, sem se fechar em demasia e marcando no campo de ataque é o primeiro passo. Como em 2006, quando o tricolor fez um dos melhores aproveitamentos fora da Azenha.


Valdo
Justa homenagem do tricolor a um de seus ídolos dos anos 80.


A piada de Alex
A intentona de Alex em jogar fora de sua posição para tentar chegar à seleção já beira o ridículo. Quando sugerido que Abel Braga utilizará Marcão na lateral e colocaria Alex no meio-campo, o meia afirmou "que faria um sacrifício". Nestes 3 anos, nos quais jogou a maior parte na meia-cancha do Inter, foi um profissional infeliz, pelo jeito.


Budum
Somália não muda. Em recuperação de cirurgia, fez festa com a seleção ao invés de ficar de repouso. Portaluppi, apesar da moral-de-cuecas, tem razão em ficar indignado.

Comentários