Paraguai domina a Celeste

Numa partida em que teve sempre o controle das ações, o Paraguai aproveitou o mando de campo e venceu o Uruguai por 1 a 0. A vitória ganha relevância ainda maior por serem os celestes potenciais adversários dos guaranis por uma das quatro vagas à África do Sul, que é logo ali.

O primeiro tempo foi de aguerrimento mútuo. O equilíbrio existia até os 10 minutos, quando o Paraguai passou a mandar no jogo. Vera ganhava todas no meio, Cabañas era extremamente perigoso. Foi justamente numa joagada rápida do artilheiro da Libertadores que Valdez entrou livre e fez o único tento da noite.

Dali em diante, só deu Paraguai. Não foi pressão, mas um controle do jogo absoluto. O Uruguai sentiu bastante o golo e errava tudo, sem conseguir chegar com perigo quase nunca. Se Forlán era nulo na frente, Lugano perdia o seu duelo particular com Cabañas. O time celeste deu uma melhoradinha no final do primeiro tempo, quando Cristian Rodriguez chutou forte, mas Villar salvou.

O ritmo caiu bastante a partir dos 15 do segundo tempo. Os times se arrastavam: o Uruguai era, como bem definiu o comentarista Lédio Carmona, patético; o Paraguai tratou de administrar a vantagem, o que não foi difícil. Ao final, vitória merecida dos albirojos, que vão a 4 pontos.

O Paraguai deve se classificar para a Copa. É um time bastante sólido, com alguns bons valores. Anos atrás, a defesa era o ponto forte, mas agora o time é mais equilibrado, sem uma zaga tão boa quanto antes, mas com atacantes bem mais perigosos. O Uruguai é sempre uma incógnita. Tem bons valores, mas não consegue engrenar como time. Hoje o 3-5-2, além de não funcionar em termos ofensivos, falhou lá atrás também. Cabañas e Valdez circulavam livremente por entre a trinca de retaguarda oriental. Teoricamente, o Uruguai é o maior candidato ao lado do Paraguai, mas vá saber.

Isso tudo considerando, claro, Brasil e Argentina como probabilíssimos classificados.

Eliminatórias da Copa do Mundo 2010 - América do Sul - 2ª rodada
17/outubro/2007
PARAGUAI 1 x URUGUAI 0
Local: Defensores del Chaco, Assunção (PAR)
Árbitro: Hector Baldassi (ARG)
Golo: Valdez 14 do 1º
Cartão amarelo: Riveros, Valdez, Cardozo, García e Pérez
PARAGUAI: Villar (6), Caniza (5), Caceres (5,5), Da Silva (6) e Morel Rodríguez (5,5); Vera (6,5), Barreto (5,5) (Santana, 42 do 2º - sem nota), Vitor Caceres (5,5) e Riveros (5,5); Cabañas (7) (Achucarro, 33 do 2º - 5) e Valdez (6) (Cardozo, 18 do 2º - 4). Treinador: Gerardo Martino (6)
URUGUAI: Carini (6), Lugano (5), Scotti (5,5) e Godín (5); Pereira (5), García (4,5), Pérez (4,5) (González, 19 do 2º - 5), Cristian Rodriguez (5,5) (Bueno, 32 do 2º - 5) e Fucile (5); Suarez (4,5) (Sanchez, 13 do 2º - 4,5) e Forlán (4). Treinador: Oscar Tabarez (4,5)

Foto: EFE

Comentários

Anônimo disse…
Os Guaranis venceram os Charrúas. Que lástima.