Para chegar a dois dígitos

O São Paulo (1º, 47) pode hoje, se vencer o modesto, porém tinhoso Paraná (13º, 28), abrir uma impensável distância de 11 pontos para o vice-líder do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro: seriam 50 pontos a 39. Claro, o time mineiro tem dois jogos a menos, mas seria a maior diferença parcial da história dos pontos-corridos, desde os 13 pontos abertos pelo próprio Cruzeiro diante do Santos, na última rodada de 2003.

Antes do campeonato iniciar, apontamos diversos times como candidatos à Libertadores, e só o São Paulo como candidato ao título. A razão foi simples: o futebol brasileiro tem vários bons times e bons elencos, mas o São Paulo destoa dos outros em quantidade de jogadores qualificados. Mesmo que na época estivesse em crise (havia perdido do Grêmio na Libertadores), tinha capacidade suficiente para superar esta corrida de longa distância que é o Brasileirão.

Mas basta um tropeço que a emoção volta. Não deverá ser hoje, porém.

América-RN (20º, 10) x Juventude (18º, 20): nove derrotas seguidas, 18 em 22 jogos do Brasileiro, só 3 vitórias, só 10 pontos, só 15% de aproveitamento. Os números do América (que deverá bater o recorde de derrotas do Grêmio de 2004 e do Paysandu de 2005, 25 cada) obrigam uma vitória do time caxiense, que dispõe de alguns bons jogadores, apesar da inhaca. Pode ser o começo das recuperação juventudista, de fato. Aliás, tem de ser o começo, a continuidade do bom momento iniciado quarta, apesar de eu achar que é a melhora do moribundo logo antes da morte.

Flamengo (16º, 25) x Sport (9º, 31): mais um jogo para o Flamengo seguir se recuperando. É melhor que o Sport, que não é ruim. Mas Maracanã lotado e a richa eterna pelo erro estratégico de 1987 (tsc, tsc) devem inflamar os ânimos.

América do Sul
Na Argentina, o líder Independiente (1º, 12) vai a La Plata pegar o Gimnasia local (17º, 4). Destaque para amanhã, clássico entre Racing (13º, 6) x River Plate (16º, 5), além de um belo jogo entre Vélez Sarsfield (3º, 9) x San Lorenzo (8º, 8).

No Uruguai, destaque para Defensor (9º, 3) x Nacional (4º, 4). Na Colômbia, para o clássico de Cali, entre América (7º, 10) x Deportivo (12º, 6).


Europa

Os bons jogos serão amanhã de manhã. Ontem, Milan 3 x Sevilla 1, com o time italiano sagrando-se campeão da Supercopa da UEFA, a Recopa (aquela de Internacional x Pachuca) deles. Nas camisas dos jogadores, a homenagem ao zagueiro Puerta, morto esta semana devido a um mal-súbito em campo, que era jogador do time espanhol.
Palpitações:
São Paulo 3 x Paraná 1
América-RN 0 x Juventude 1
Flamengo 2 x Sport 1
Foto: AP

Comentários

Anônimo disse…
Fonseca em momento "eu disse, eu bem que avisei".