Enfim, um favorito

A diferença existente entre Botafogo e São Paulo ficou bem clara hoje no Maracanã. Enquanto o time carioca chegava ao ataque cheio de firulas e trejeitos, os paulistas ficavam resguardados, esperando o bote. Na hora do "vamo vê", a eficiência e a tranqüilidade do tricolor falaram mais alto.

No primeiro tempo já era nítido um descontrole emocional no time botafoguense. À medida em que o tempo passava e o golo não saía, o time de Cuca foi perdendo a cabeça. Túlio, capitão alvinegro, era o mais descontrolado, apesar da experiência. Parecia uma granada pronta para explodir a qualquer momento. Luciano Almeida, 32 anos, também. Quebrou a tíbia de Reasco numa falta cometida.

Muito embora eu discorde da utilização do 3-5-2 do jeito que Muricy usa (sem averigüar se seus jogadores têm características para executar este peculiar esquema), hoje deu muito certo. Porque Alex Silva, Miranda e Breno são 3 zagueiros seguros, que reúnem qualidade e uma dose de espanadas na medida certa. André Lima e Dodô pouco jogaram, também em virtude da ausência de Zé Roberto e de uma atuação apagada de Lúcio Flávio.

Na segunda etapa, o tricolor passou a testar o descontrole botafoguense às últimas conseqüências, marcando o time carioca em seu campo de defesa. A entrada de Júnior como meia, alternando de posição com Jorge Wagner desnorteou o time de Cuca. O 1 a 0 veio em bola parada, e a partir dele o Botafogo se perdeu completamente. Poucos minutos depois da expulsão infantil de Túlio, Leandro fez 2 a 0 num lance de clara desatenção da dispersa defesa alvinegra.

E assim o tricolor paulista vence seu concorrente mais próximo no momento pela liderança. Já abre 5 pontos, mesmo que com 1 jogo a mais. Insisto: depois de deixar o São Paulo tomar a ponta, é difícil desempacar esta mula. Nos últimos 18 pontos disputados, 18 conquistados. É cedo, muito água vai rolar, mas começa a surgir, finalmente, um real favorito ao título brasileiro. Quem apostou no coelho da estrela solitária perdeu alguns dobrões.

Campeonato Brasileiro 2007 - 18ª rodada
8/agosto/2007
BOTAFOGO 0 x SÃO PAULO 2
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (RS)
Público: 47.925
Golos: Alex Silva 18 e Leandro 28 do 2º
Cartão amarelo: Juninho, Luciano Almeida, Leandro Guerreiro, Lúcio Flávio e Jorge Wagner
Expulsão: Túlio 24 do 2º
BOTAFOGO: Marcos Leandro (5), Joílson (5,5), Renato Silva (5), Juninho (4,5) e Luciano Almeida (4) (Adriano Felício, 21 do 2º - 5); Túlio (4), Leandro Guerreiro (5), Lúcio Flávio (4,5) (Ricardinho, 32 do 2º - 5) e Jorge Henrique (5) (Alessandro, 37 do 2º - sem nota); Dodô (4,5) e André Lima (4). Treinador: Cuca (5)
SÃO PAULO: Rogério Ceni (5,5), Alex Silva (7), Miranda (6,5) e Breno (6); Reasco (5,5) (Hernandes, 31 do 1º - 5,5), Josué (6), Richarlyson (6,5), Leandro (6,5) (Diego Tardelli, 37 do 2º - sem nota)e Jorge Wagner (6); Dagoberto (5) (Júnior, 12 do 2º - 6,5) e Borges (5,5). Treinador: Muricy Ramalho (7,5)


Foto: Maurício Val/VIPCOMM/Divulgação

Comentários

Anônimo disse…
Agora ficou foda.
Anônimo disse…
Lembrando que a diferença do São Paulo para o Grêmio já é de 12 pontos. Para o Inter, de 14 pontos. Há um jogo a mais nisso, mas mesmo assim começam a ficar deveras minguadas as chances de título. Para o Juventude, a título de PIADA, já é de 22 pontos (mas tem dois jogos a mais!) fhjkdshf