Cinco Botafogo x Palmeiras para espantar a tristeza

Botafogo e Palmeiras são dois grandes clubes com uma dor em comum: foram rebaixados juntos em 2002, uma marca negativa no coração de seus torcedores que nem mesmo o retorno juntos em 2003 apagou por completo. Para piorar a situação, ambos lutam atualmente contra o rebaixamento. Podem, uma vez mais, caírem juntos para a segunda divisão.

O jogo de hoje no Maracanã, portanto, é decisivo e repleto de significado. O momento é tenso: o Palmeiras recém voltou da Série B de novo, vem fazendo uma péssima campanha e flerta com a queda desde o início do campeonato; o Botafogo passa por uma crise financeira gravíssima, é o pior time do returno, está em penúltimo na classificação e recentemente dispensou vários jogadores.

Com tantos motivos para chorar ou roer unhas de tanto nervosismo, tentamos dar uma distensionada ambiente lembrando quatro confrontos marcantes, de alto nível, entre os dois clubes. Porque é preciso espantar o baixo astral e porque recordar é viver e, apesar do momento terrível, sempre vale à pena lembrar que Botafogo e Palmeiras são duas das camisas mais tradicionais do futebol brasileiro, por pior que estejam dentro de campo e por pior que sejam administrados.

PALMEIRAS 0 x 1 BOTAFOGO, CAMPEONATO BRASILEIRO 1971

A segunda fase do Brasileirão de 1971 teve três quadrangulares, os quais apontariam seus campeões para a fase decisiva. Botafogo e Palmeiras entraram como favoritos na chave que ainda tinha Grêmio e Coritiba, e seus confrontos diretos eram quase que a decisão da vaga para a etapa final. Depois de um emocionante 3 a 3 no Rio de Janeiro, o Fogão levou a melhor no Morumbi, ganhando por 1 a 0 no dia 2 de dezembro de 1971, gol de Jairzinho. De fato, o gol foi decisivo: o Botafogo chegou às finais, mas acabou perdendo o título para o Atlético Mineiro.

PALMEIRAS 0 x 0 BOTAFOGO, CAMPEONATO BRASILEIRO 1972

Palmeiras e Botafogo voltaram a repetir o bom desempenho do ano anterior e chegaram à decisão. Na primeira fase, ambos fizeram um jogo emocionante no Pacaembu, que acabou empatado em 2 a 2. Três meses depois, no dia 23 de dezembro, decidiram o certame. A partida era única, com vantagem do empate para o Verdão, que havia feito campanha bem superior à do rival ao longo da competição. Um empate em 0 a 0 deu o merecido título ao Palmeiras no Morumbi. Vale lembrar que três anos antes, em 1969, o Palmeiras também havia conquistado um título nacional (o Robertão) diante do Botafogo - no caso, uma vitória por 3 a 1.

BOTAFOGO 2 x 1 PALMEIRAS, TAÇA LIBERTADORES 1973

A vingança botafoguense não tardaria a chegar. Os dois gigantes se encontraram na fase de grupos da Libertadores, como era hábito pelo regulamento, que vigoraria até 1999. Cada um ganhou um jogo: o Palmeiras fez 3 a 2 no Palestra Itália, o Botafogo fez 2 a 0 no Maracanã. Assim, ambos terminaram o grupo empatados, com 9 pontos, contra apenas 4 do Nacional e 2 do Peñarol, os temíveis timaços uruguaios. Um jogo extra foi realizado no Maracanã para definir o classificado (o Botafogo ganhou este direito por terminar a fase com saldo superior). E deu Fogão: 2 a 1, rumo à fase semifinal da Libertadores.

BOTAFOGO 1 x 1 PALMEIRAS, COPA DO BRASIL 1999

Depois de eliminar o Botafogo nas oitavas de final de 1998, o Palmeiras sentiu o gosto amargo de cair fora nas semifinais da Copa do Brasil do ano seguinte. Favorito, o time de Luiz Felipe, que se tornaria campeão da Libertadores cinco dias depois do jogo recordado neste vídeo, não saiu de um empate em 1 a 1, em casa, no jogo de ida. Na volta, dia 11 de junho, Reidner e Paulo Nunes marcaram, repetiram o placar e a decisão foi para os pênaltis. Sandro Barbosa bateu um tiro de meta na primeira cobrança, dando a impressão de que os paulistas levariam a melhor, mas Arce errou, Wagner pegou a cobrança de Rogério, Sérgio Manoel definiu e levou o Fogão à final.

BÔNUS:
PALMEIRAS 6 x 0 BOTAFOGO, CAMPEONATO BRASILEIRO 1999

Esta vai para aquele palmeirense que pensou em reclamar do fato de termos selecionado três confrontos com vitória do Botafogo e apenas um com triunfo do Palmeiras. Trata-se da maior goleada nos duelos entre os dois clubes. Foi no mesmo 1999 em que o Fogão eliminou os paulistas da Copa do Brasil, mais precisamente no dia 6 de novembro. Pelo Brasileirão, o time de Felipão sapecou inesquecíveis 6 a 0, numa tarde inspirada do colombiano Faustino Asprilla. Uma tarde triste para o alvinegro que, naquele ano, ao menos conseguiu evitar o rebaixamento. Como tanto quer seu torcedor agora, em 2014.

Comentários