O começo de 2013

Já saiu a tabela do Campeonato Gaúcho de 2013. Por mais que seja uma competição deficitária e pouco atraente (ao menos do modo como é disputada) para as torcidas dos grandes da capital, é sempre um torneio de início aguardado, por ser o primeiro a ser disputado em cada temporada.

Mais uma vez, repete-se a fórmula de dois turnos. São 16 equipes, e inacreditáveis 23 datas. Quatro meses de duração. Um exagero completo, uma burrice. O Campeonato Mineiro tem 15 datas, quase dez a menos. Isso (e outros motivos) ajuda a entender porque o Atlético-MG só jogou 52 vezes em 2012, contra 68 do Grêmio, um concorrente direto no Brasileirão. Estadual longo prejudica todo mundo. Os times do interior, com a atual fórmula, iludem-se ao achar que ela é boa. A regionalização, que defendo desde que sou pré-adolescente, seria muito mais atrativa e inteligente.

O Inter é o favorito ao título. Tudo porque o Grêmio, com razão, vai priorizar a Libertadores. A chance maior é que o Tricolor jogue a fase preliminar, o que apertará demais seu calendário em janeiro e fevereiro, um absurdo, claro. O primeiro jogo do estadual será dia 19/01. O Tricolor deve jogar no dia 20 (como é no interior, deve ser o jogo da TV para a capital, no domingo), contra o Esportivo. Dia 23, teria confronto com o Canoas, mas a primeira data da pré-Libertadores cai justamente neste dia. É possível que este confronto com a equipe canoense seja antecipado, como foi Novo Hamburgo x Inter em 2012. Poderá ser este o primeiro jogo oficial da Arena: Grêmio x Canoas, dia 16/01/2013. Ou um jogo da pré-Libertadores, no dia 23/01/2013.

Outro erro crasso que se repete é o Gre-Nal ainda no primeiro turno. Fazer um clássico no dia 3 de fevereiro, com meia dúzia de jogos oficiais disputados e times ainda aquecendo turbinas, é sempre um crime. É ruim para a Dupla. Que, finalmente, parece começar a se mobilizar para diminuir o Gauchão para 12 clubes em breve. Seria mais saudável mesmo.

O Gauchão 2013, como sempre, já começa como um estorvo na vida dos dois gigantes da capital. Mal planejado, com datas atropelando competições maiores, uma fórmula de disputa errada e jogos demais. O problema não é o estadual em si, mas a forma como ele é pensado. Menor, mais enxuto, com uma fórmula de disputa mais inteligente, poderia ser bem mais disputado, interessante e, melhor ainda, com os times do interior recebendo Grêmio e Inter em seus estádios, e não apenas um deles. Não é tão difícil. Basta pensar um pouco melhor.

Taça Piratini - 1ª rodada
Internacional x Passo Fundo
Esportivo x Grêmio
São José x Pelotas
São Luiz x Cruzeiro
Juventude x Lajeadense
Canoas x Caxias
Santa Cruz x Cerâmica
Veranópolis x Novo Hamburgo

Comentários

Vine disse…
Parabéns ao Noveletto e sua "corja" de presidentes de clubes. Representando o bairrismo na mais pura concepção...