Decisão para o Brasil

Muitos dizem não se importar muito com o Ranking da FIFA. Mas ver a seleção brasileira na 14ª colocação, atrás de países como Colômbia e Grécia, sendo a quarta força atual do futebol sul-americano, é grave. É vergonhoso. E, pior ainda, um sinal de que as coisas não andam nada bem.

Muita coisa pesa nesta conta. A não participação nas Eliminatórias é uma delas. Não estou entre os que acham que o Brasil estaria correndo risco de ficar fora da Copa de 2014 se tivesse que disputar a classificação para o torneio. Tudo seria muito diferente. Mano Menezes seria obrigado, na marra, a formar uma equipe que pensasse de forma mais competitiva, como teve de fazer Dunga, entre 2007 e 2009. Por mais que a base esteja sendo mantida nestes últimos dois anos, que vários jogadores convocados sejam os mesmos para que a equipe forme corpe e ganhe em entrosamento, não é a mesma coisa. Disputar um amistoso com a China em Recife é muito diferente de ter que buscar um ponto no Defensores del Chaco contra o Paraguai.

A Copa Roca, ou Superclássico das Américas, qualquer que seja sua denominação, é importantíssima. Não apenas por ser contra a Argentina, mas por ser uma disputa competitiva no deserto de competições que vive o Brasil. A seleção pode encarar como jogo oficial qualquer amistoso, mas seus adversários dificilmente encaram assim estas partidas. Pegar o Brasil é sempre um bom teste para o que realmente importa para as demais seleções - as Eliminatórias para 2014.

Assim, fica fácil concluir que o jogo de hoje vale mais para brasileiros que para argentinos. Os hermanos têm preocupações maiores, como as Eliminatórias. A maioria de seus craques joga no exterior, e este clássico só permite atletas que joguem em clubes de ambos os países. O Brasil não: só se prepara para a Copa das Confederações e para 2014, a maioria de seus titulares joga no Brasil. É um teste competitivo para uma seleção que precisa de testes competitivos. E de vitórias, fundamentalmente.

O jogo de hoje à noite é ótimo para testar o caráter da equipe de Mano Menezes. Enfrentar um caldeirão acanhado, no interior do país vizinho, com uma vantagem pequena obtida no jogo de ida. Não sei se Mano resiste a uma derrota, dependendo de como ela vier. Contestado por quase a totalidade da imprensa e torcedores desde a Copa América de 2011, realizou uma convocação muito criticada na semana passada, que para muitos foi a gota d'água de que seu trabalho na CBF está esgotado. Não está. Mas pode se esgotar hoje à noite.

Já disse aqui, e repito: Mano não vem bem realmente, mas a geração atual não é tão brilhante como outras anteriores e foi jogada aos leões. Não houve nenhum jogador experiente que fizesse a transição do time de 2010 para o que pensa para 2014. Muito porque nomes como Kaká, Robinho e Adriano se tornaram decadentes cedo demais, mas também porque surgiu a estapafúrdia e precipitada ideia de que tudo o que Dunga fez foi ruim. Criou-se um consenso absurdo de que a equipe que jogou o Mundial da África do Sul precisava ser deletada para sempre, em nome do pensamento mágico de que Ganso e Neymar resolveriam tudo sozinhos.

Quem tem pagado esta conta é Mano Menezes, o próprio Neymar e companhia limitada. Por isso o jogo de hoje é tão decisivo para eles.

Comentários

Lourenço disse…
Minha seleção atual, pensando em 20 segundos: Victor, Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo (Pico); Sandro, Hernanes, Ramires e Kaká; Neymar e Robinho.
Lourenço disse…
Em tempo, todos são bons jogadores, alguns craques, mas prova como o Brasil não tem atualmente os melhores jogadores do mundo. Só que, justamente por isso, vale a pena escolher alguns e ir seguindo sempre, para virar um time, como Dunga fez.
Vicente Fonseca disse…
e Marcelo (Pico);

GÊNIO.

(tu, não o Pico)
Vicente Fonseca disse…
Concordo! Tem que repetir time. Mano até tem feito isso, mas os resultados não tem sido bons até agora.
Lourenço disse…
Fora de brincadeira, um jogador que eu não entendo como está fora dos planos é o Hernanes. É, talvez, um dos 3 melhores jogadores do Brasil no exterior atualmente. Tem uma cabeça boa e é um cara sério. Para mim, é total perfil de selecionável.
Vicente Fonseca disse…
Sem dúvida. Eu também acho e não entendo porque ele foi preterido. O Fred dizem que é porque não se dá com o Mano.
felipesfranke disse…
Concordo 100% com a importância de jogar as eliminatórias. E se não se classificasse, bom, aí é porque não merecia mesmo. Melhor que jogar e cair na fase de grupos (coisa que vejo como plenamente possível).
Diogo Terra disse…
Comédia mesmo não foi nem o apagão, foi o ex-presidente do Corinthians dizer que "isso que dá politicagem".

Seria como se o Osama dissesse: "terrorismo é coisa de meia dúzia de fanáticos pra matar inocentes".
Vicente Fonseca disse…
Perfeito, Diogo!

Franke, duvido muito que o Brasil caia na primeira fase da Copa do Mundo. Só a África do Sul, em todas as 19 Copas anteriores, não conseguiu. Mesmo com time rendendo bem menos do que o costume, acho que a seleção chega no mínimo às semifinais em 2014.